Mulher sofreu colapso num pulmão após tratamento de acupunctura

Uma mulher de 79 anos sofreu um colapso no pulmão depois de ter feito um tratamento de acupunctura. O caso verificou-se no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e terá sido originado pelas agulhas usadas.

Médicos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central relatam na plataforma científica internacional BMJ Case Reports, o caso clínico de uma mulher de 79 anos que deu entrada naquela unidade com um colapso de um pulmão que terá sido originado por um tratamento de acupunctura.

A paciente decidiu recorrer à terapia chinesa devido às constantes dores de costas de que padecia.

Aquando do tratamento, durante a inserção de uma agulha na zona entre as omoplatas, a mulher sentiu uma dor aguda nessa zona. Ao cabo de dois dias, como as dores continuavam e como sentia também falta de ar, a mulher foi a um médico que, através de uma radiografia ao tórax, detectou um pneumotórax, ou seja, a presença de ar na cavidade entre o pulmão e a parede do tórax.

Foi então reencaminhada para o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, onde os médicos verificaram que parte do pulmão direito tinha entrado em colapso.

A mulher recebeu oxigénio por via do nariz e foi-lhe inserido um tubo torácico para remover o excesso de ar e promover a expansão pulmonar.

No dia seguinte, o tubo foi retirado e a paciente teve alta após três dias de internamento, com os pulmões plenamente funcionais.

Os médicos que assistiram a paciente atribuem o colapso no pulmão às agulhas utilizadas, considerando que “apesar de raro, o pneumotórax é a complicação grave mais comum descrita na acupunctura”.

“Tanto acupuncturistas como médicos precisam de estar cientes da possibilidade de eventos adversos na sequência de acupunctura”, evidenciam no artigo científico.

“A profundidade, direcção e ângulo da inserção da agulha, especialmente na região do peito, é crucial”, constatam ainda, lembrando que “a superfície do pulmão tem cerca de 10-20 mm por debaixo da pele”.

Fica, assim, o alerta para os riscos de procedimentos incorrectos no uso da acupunctura.

A acupunctura não é recomendada para pessoas que sofrem de alergia ao metal ou que tenham alguma infecção na zona onde as agulhas são inseridas, e há médicos que indicam que se devem evitar agulhas na zona do peito.

As grávidas, os hemofílicos e quem toma anti-coagulantes devem falar com o médico antes de se sujeitarem ao procedimento.

É também vital recorrer a profissionais devidamente credenciados.

Em Portugal, a certificação para a prática da acupunctura requer a frequência, “com aproveitamento”, de “um Curso de Pós-Graduação em Acupunctura, que deverá obedecer ao conteúdo programático definido pelo Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos”, segundo esclarece a Sociedade Portuguesa Médica de Acupunctura.

Após o curso, os profissionais têm que passar por “um período de prática tutelada de 12 meses”, podendo então “submeter o pedido de reconhecimento da Competência em Acupunctura Médica”, acrescenta a entidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …