O antigo líder catalão Carles Puigdemont denunciou a empresa de produtos andaluzes “Pig Demont” por considerar um ataque à sua imagem.
Carles Puigdemont apresentou uma queixa contra a empresa de produtos andaluzes “Pig Demont”, por entender que a empresa ataca a sua imagem.
Segundo o jornal espanhol ABC, o político catalão apresentou queixa perante a entidade de registo de patentes e marcas. O nome combina o inglês e o francês, podendo traduzir-se para “Porco do Monte”.
Por outro lado, a empresa – que vende produtos típicos da região como vinhos e queijos – garante esta é apenas a caricatura de um suíno. O proprietário, porém, admite a existência da parecença entre o político e o logótipo, mas afirma, em declarações ao COPE, que nem o nome nem a imagem foram criados para provocar Carles Puigdemont.
A empresa “nasce do sentimento de orgulho em ser andaluzes e espanhóis, Pig Demont, pretende dar a conhecer aos consumidores as verdadeiras joias da nossa gastronomia”, lê-se no site da empresa.
Agora, “devido à pressão, falta de liberdade de expressão, falta de humor e covardia política não serão aceites mais pedidos”, consta no site.
Segundo a TSF, a denúncia está a ser examinada pelo organismo espanhol responsável pelos direitos de propriedade intelectual, que terá de decidir se a empresa pode ser registada com aquele nome.
No requerimento, Puigdemont diz que se trata de uma cópia do seu nome e imagem e exige ao Gabinete de Patentes e Marcas espanhol que o elimine.