Publicação do manuscrito original mostra que Peter Pan tinha um “lado negro”

Conhecemos o Peter Pan como o rapaz que nunca cresceu e que convenceu várias gerações de crianças que “os sonhos realizam-se, se os desejarmos o suficiente”. Mas agora o seu lado negro foi revelado.

Na semana passada, o manuscrito original de James Mathew Barrie foi publicado. E, de acordo com o jornal britânico The Guardian, a versão inédita da história – com a própria letra de Barrie – mostra as modificações que o escritor fez no seu manuscrito enquanto escrevia um texto em que o romancista “não tinha medo de ir a lugares escuros”. Também tentou mostrar que as crianças podem ser ferozes ”, contou a editora, Jessica Nelson.

A nova edição, segundo o The Guardian, demonstra que Barrie atenua o personagem de Peter Pan para se adequar ao público em 1911. Assim, podemos observar como o escritor suaviza o personagem de Peter Pan, por exemplo, quando elimina a parte em que fala “desafiador” com Wendy e tenta ser “mais desdenhoso do que nunca”, um “menino elfo” que também foi eliminado pelo romancista.

A editora disse ao jornal que a versão desta edição do personagem tinha uma personalidade diferente da figura mais heróica e familiar do Peter Pan que conhecemos.

SP Books

Para Jessica Nelson, esta versão lembra o Frankenstein, de Mary Shelley: “A criatura no manuscrito era mais escura, com menos qualidades humanas”. Também o pequeno Peter é mais “egoísta” em comparação com a versão final publicada. A editora “diria que é mau”.

A versão original do manuscrito original de Barrie está guardada na coleção da Biblioteca Pública de Nova Iorque. A nova edição do trabalho de Barrie oferece um vislumbre do seu processo criativo e oferece aos interessados a forma como as histórias evoluem ao longo do tempo.

A SP Books imprimiu apenas mil cópias numeradas à mão do manuscrito de 282 páginas. Cada um custa quase 170 euros. Parte dos lucros das vendas irá para o Hospital Great Ormond Street, que ainda detém os direitos autorais que Barrie lhe concedeu antes de morrer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …