PSP vai controlar adeptos junto aos estádios

António Cotrim / Lusa

A PSP vai controlar os acessos aos estádios, centros de estágios, locais de treino e hotéis onde se encontram as equipas da I Liga para evitar ajuntamentos de adeptos.

O campeonato de futebol regressa esta quarta-feira, sob fortes restrições e sem público nos estádios, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.

Sem adeptos nos recintos, uma das preocupações da PSP passa pelo cumprimento das regras da terceira fase de desconfinamento, que permite ajuntamentos até 20 pessoas (na Área Metropolitana de Lisboa, permanece o limite de 10 pessoas, pelo menos até quinta-feira).

Em declarações à agência Lusa, o chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública da PSP, Pedro Grilo, considerou que as operações de segurança nestes jogos vão ser “muito mais do que o policiamento desportivo”.

“O objetivo do policiamento vai ser o controlo de acessos, não permitir que haja ajuntamentos no perímetro exterior do recinto e que a chegada dos jogadores ao estádio seja feita em segurança para que não haja essas concentrações, que são contrárias à legislação em vigor”, precisou o responsável, acrescentando que vão ser alargados os perímetros de segurança em torno dos recintos.

Para além dos estádios e dos percursos das equipas até aos mesmos, a PSP também vai dar particular atenção aos centros de estágios, locais de treino e hotéis. O responsável explicou ainda que a polícia vai também controlar os habituais locais de concentração dos grupos organizados, sempre após avaliação dos riscos.

Relativamente aos ajuntamentos em cafés e restaurantes, Pedro Grilo admitiu que “não será possível ter um polícia à porta de cada um“, recordando que os estabelecimentos mantêm regras de lotação e distanciamento social, independentemente da realização de jogos de futebol.

No entanto, em declarações ao site Sapo Desporto, o chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública da PSP acrescenta que “se houver um estabelecimento de restauração que esteja preparado para receber um Grupo Organizado de Adeptos (GOA) de maior dimensão e que não cumpra com as regras definidas para o seu funcionamento, naturalmente a polícia irá dirigir meios para este espaço para que tal não ocorra.”

Super Dragões vão apoiar FC Porto em Famalicão

Esta quarta-feira, o jogo de maior destaque terá início às 21h15 e coloca frente a frente o Famalicão e o FC Porto. Os Super Dragões já disseram que pretendem apoiar a equipa azul e branca, contando ter elementos à saída do hotel, no percurso até Famalicão e, depois, no exterior do estádio.

Esta segunda-feira, Fernando Madureira, líder da claque, enviou um e-mail à diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, a solicitar “apoio, conselhos e recomendações” para que a claque possa marcar presença sem quebrar qualquer regra de segurança e dando “um exemplo de cidadania”, cita o jornal O Jogo.

Ontem, a diretora-geral da Saúde apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da DGS, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais.

O vírus está a circular e não desapareceu. Se lhe dermos condições para que ele continue a passar de uma pessoa para a outra ele vai fazer o seu percurso, isso não esconde o facto se é uma pessoa urbana ou rural, se é rica ou é pobre, basta que nos juntemos, que haja grandes aglomerados de pessoas e ele encontra forma de passar por uma pessoa para a outra”, declarou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …