PSP vai controlar adeptos junto aos estádios

António Cotrim / Lusa

A PSP vai controlar os acessos aos estádios, centros de estágios, locais de treino e hotéis onde se encontram as equipas da I Liga para evitar ajuntamentos de adeptos.

O campeonato de futebol regressa esta quarta-feira, sob fortes restrições e sem público nos estádios, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.

Sem adeptos nos recintos, uma das preocupações da PSP passa pelo cumprimento das regras da terceira fase de desconfinamento, que permite ajuntamentos até 20 pessoas (na Área Metropolitana de Lisboa, permanece o limite de 10 pessoas, pelo menos até quinta-feira).

Em declarações à agência Lusa, o chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública da PSP, Pedro Grilo, considerou que as operações de segurança nestes jogos vão ser “muito mais do que o policiamento desportivo”.

“O objetivo do policiamento vai ser o controlo de acessos, não permitir que haja ajuntamentos no perímetro exterior do recinto e que a chegada dos jogadores ao estádio seja feita em segurança para que não haja essas concentrações, que são contrárias à legislação em vigor”, precisou o responsável, acrescentando que vão ser alargados os perímetros de segurança em torno dos recintos.

Para além dos estádios e dos percursos das equipas até aos mesmos, a PSP também vai dar particular atenção aos centros de estágios, locais de treino e hotéis. O responsável explicou ainda que a polícia vai também controlar os habituais locais de concentração dos grupos organizados, sempre após avaliação dos riscos.

Relativamente aos ajuntamentos em cafés e restaurantes, Pedro Grilo admitiu que “não será possível ter um polícia à porta de cada um“, recordando que os estabelecimentos mantêm regras de lotação e distanciamento social, independentemente da realização de jogos de futebol.

No entanto, em declarações ao site Sapo Desporto, o chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública da PSP acrescenta que “se houver um estabelecimento de restauração que esteja preparado para receber um Grupo Organizado de Adeptos (GOA) de maior dimensão e que não cumpra com as regras definidas para o seu funcionamento, naturalmente a polícia irá dirigir meios para este espaço para que tal não ocorra.”

Super Dragões vão apoiar FC Porto em Famalicão

Esta quarta-feira, o jogo de maior destaque terá início às 21h15 e coloca frente a frente o Famalicão e o FC Porto. Os Super Dragões já disseram que pretendem apoiar a equipa azul e branca, contando ter elementos à saída do hotel, no percurso até Famalicão e, depois, no exterior do estádio.

Esta segunda-feira, Fernando Madureira, líder da claque, enviou um e-mail à diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, a solicitar “apoio, conselhos e recomendações” para que a claque possa marcar presença sem quebrar qualquer regra de segurança e dando “um exemplo de cidadania”, cita o jornal O Jogo.

Ontem, a diretora-geral da Saúde apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da DGS, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais.

O vírus está a circular e não desapareceu. Se lhe dermos condições para que ele continue a passar de uma pessoa para a outra ele vai fazer o seu percurso, isso não esconde o facto se é uma pessoa urbana ou rural, se é rica ou é pobre, basta que nos juntemos, que haja grandes aglomerados de pessoas e ele encontra forma de passar por uma pessoa para a outra”, declarou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …