Psiquiatras norte-americanos preocupados com instabilidade mental de Trump

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

Uma carta assinada por um grupo de profissionais de saúde mental, publicada esta terça-feira no “The New York Times”, alerta sobre uma preocupação com o comportamento exibido pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo o texto, “a grave instabilidade emocional indicada pelo discurso e pelas ações do senhor Trump tornam-no incapaz de servir de forma segura como presidente”.

Enviada ao The New York Times por Lance Dodes, ex-professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Harvard, e por Joseph Schachter, ex-presidente do Comité de Propostas de Pesquisa da Associação Psicanalítica Internacional, a carta é subscrita por outros 33 psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.

Segundo os autores da carta, a preocupação dos profissionais de saúde mental foi despoletada após a publicação de um artigo de Charles M. Blow, cronista do NYT, publicado pelo jornal no dia 9 de fevereiro.

“Charles M. Blow descreve a constante necessidade de Donald Trump “moer a oposição sob os seus pés”. Como profissionais de saúde mental, compartilhamos a sua preocupação.

O silêncio das organizações de saúde mental do país deve-se a uma resolução auto-imposta sobre avaliar figuras públicas (a Regra Goldwater da Associação Americana de Psiquiatria, de 1973).

Mas esse silêncio resultou numa falha em ceder nossa experiência a preocupados jornalistas e membros do Congresso neste momento crítico. Tememos que exista demasiado em risco para continuarmos em silêncio.

O discurso e as ações de Trump demonstram uma inabilidade de tolerar visões diferentes das suas, levando a reações de raiva. As suas palavras e comportamento sugerem uma profunda inabilidade em desenvolver empatia.

Indivíduos com esses traços distorcem a realidade para atender ao seu estado psicológico, atacando factos e aqueles que os transmitem (jornalistas, cientistas).

Num líder poderoso, esses ataques estão sujeitos a aumentar, à medida que o seu mito pessoal de grandeza parece ser confirmado. Acreditamos que a grave instabilidade emocional indicada pelo discurso e pelas ações de Trump tornam-no incapaz de desempenhar o cargo de presidente de forma segura.

Lance Dodes, Joseph Schachter
Beverly Hills, Calif.”.

Donald Trump tomou posse como 45º presidente dos Estados Unidos da América a 20 de janeiro de 2017, há exactamente 25 dias.

ZAP // Rede GNI

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

    • Foi cópia de um artigo Brasileiro, com certeza. Lá eles não têm a peça de roupa “fato”, mas sim o “terno”, e o “facto” deles é “fato”.

  1. Para os liberais neo fascistas, tudo vale para destituir o Presidente Trump. Eles estão preocupados em perder negócios chorudos da administração Obama e Clinton. Desde armas etc. Este ZAP Noticias não tera nada mais para desinformar, mas informar, ou so faze jornalismo barato e neoliberal?

    • Negocios???? Armas???? Deve estar a confundir com o Trump, que não incluiu na lista de proibiçao de entrada de emigrantes, os países onde tem negocios, caso da Arabia Saudita e egipto.
      Quem é a favor de nao proibir armas para civis, cedendo aos lobbies da industria do armamento, grande negocio nos EUA? Trump, claro.
      Quem mistura os negocios com a politica? (Veja o caso da filha e dos fins de semana na Florida, metendo convidados, seguranças e administrativos no resort, gerando mais dinheiro para ele e filhos? Eticamente é condenavel , anti constituicinal.
      Nunca houve um presi dente nos EUA tao ignorante, instavel, egocentrico como este . E PERIGOSO

    • Nem mais… isto é completamente ridículo!

      Todos pensam saber o que foi administração Bush, Clinton e Obama.. mas na realidade nem imaginam! Não se faz uma pequena ideia!! Algumas coisas sabemos.. e por aí imagina-se o resto!

      Todos criticam o fechar de fronteiras.. eisshh… o Bush, Clinton e Obama fizeram o mesmo (em exactamente os mesmos países) pelo menos 40 vezes durante os seus mandatos! O tribunal de 9 circulo que anulou a ordem executiva… tem 85% de casos perdidos (leia-se.. ordens dadas como anuladas) quando em recurso para o tribunal superior de justiça (um recurso demora tempo.. por isso mais vale criar outra ordem executiva).

      Aii.. e aquela fundação Clinton.. a receber milhões da Arábia Saudita (procure-se os documentos oficiais e iram ver)… e os casos de “favores/chantagem” de senadores americanos (que misteriosamente, apesar de publicadas na Noruega.. as noticias acabaram por desaparecer do The New York Times, Washington Post, ABC News e do The Guardian (UK) quando o rasto começou a chegar à fundação clinton)… ahh.. o caso Podesta… eiittt… os emails em servidores “propositadamente” não seguros… ninguém imagina o podre que é o tecido político Americano.. e… nem eu!

      Isto é o exemplo claro.. de que.. alguns nasceram para serem ovelhas.. e.. outros.. lobos!

  2. Tantos meses de campanha eleitoral e ninguém se preocupou, mas agora que ganhou licitamente as eleições todos os oponentes se servem de tudo para ver se o derrubam… cheira muito mal tudo isto! Se os americanos não o queriam que o não tivessem eleito. Quanto aos da Europa preocupem-se com os problemas que cá temos e deixem o homem em paz. Muito mais grave que Trump nos EUA, é o que pode acontecer à Europa por exemplo com as eleições em França… e com o que se passa na Grécia, e com Putin no poder, e com o presidente da Turquia, e com os problemas dos refugiados, e com a invasão escondida dos Islamitas radicais por toda a Europa… querem mais? Deixem o Trump em paz!

  3. É muito triste o nível dos comentários que aqui são debitados. Acho que estão ao nível do género de pessoas que por estes dias populam a casa branca. Tempos difíceis se avizinham.

  4. Joseph Schachter, da tribo do Sr. Drahi, do no do SAPO.
    New York Times, cujo Editor, James Bennet, também a ela pertence.
    Quanto a Blow, “Blow came out publicly as bissexual”.

    Atenção: Trump não é flor que se cheire, nem é o D. Sebastião que se pensa que é. Trump está a revelar-se como elemento de uma de duas facções pro-judaicas:
    – Uma é globalista: CFR, Maçonaria, Marxista, etc;
    – Outra é o do Grande Israel, dominadora de todas as nações. Trump faz parte desta última.

    A propaganda anti-trump representa a facção globalista.

  5. Isto é tudo lindo mas todos os democratas (e não me refiro ao partido) parecem ter um problema com a democracia quando… perdem.
    Não simpatizo com o Trump mas o homem foi eleito, ou não?

  6. Bem-vindos ao mundo onde as pragas psicossociais do politicamente correto e o multiculturalismo estão sendo não só ignoradas como combatidas. E mais, enquanto a esquerda persiste chorando e esperneando, tentando encontrar justificativas para sua fragorosa derrota e criando o máximo possível de barreiras que de alguma forma possa prejudicar a imagem e a administração de Donald J. Trump, o apoio popular do Presidente cresceu de 52,03% para 57,28% e as primeiras iniciativas de voluntários para trabalharem sua reeleição já iniciaram.

  7. E lamentavel o poder da inveja,e da fofoca de baixímo nível rastero,todos os que estão falando ou pensando em psiquiatrismo,bem que queriam estar no lugar do presidente,ele e muito bem sucedido,empresario,que nem quis o salario da presidencia por ser patriota,e tem mais seus “concorrentes”invejosos,do Presidente DONALD TRUMP,voçês sabiam que uma das melhores equipes de inteligencia de administração governamental estão com ele,vamos comezar pela mozzad,está muito bem assessorado e protegido,tomem muito cuidado com as cabezas e o sistema da inveja,eh?,isto e fraqueza de caráter e de incapacidade generalizada…

  8. SE OS PSIQUIATRAS RESOLVEM E OPINAN SEMPRE DA SAUDE MENTAL DA SOCIEDADE,OU DOS SEUS LÍDERES,E PORQUE ESTE OPINANTES CIENTISTAS DA MENTE NÃO RESOLVERAM NO PASADO EQUILIBRAR A ADMINISTRAÇÃO MENTAL PARA ESTAR UMA SOCIEDADE MAS SANA? EU TENHO ALGUNS CONHECIDOS MÉDICOS PSIQUIATRAS,E PORQUE TANTA A INVEJA ENCIMA DO PRESIDENTE,PORQUE ELE E AUTOSUFICIENTE? EM TUDO?!!!! ELE NEM QUER RECEBER O SALARIO DE PRESIDENTE,PARA VOÇÊS VEREM,A EVIDENCIA DE UM PATRIOTISMO INIGUALAVEL!!!

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …