Psicólogas descobriram porque fechamos os olhos quando beijamos

michaeljzealot / Flickr

Um estudo sobre as sensações da visão e do tacto permitiu a duas investigadoras britânicas apurar porque é que as pessoas fecham os olhos quando se beijam, ou quando fazem sexo: para não distrair o cérebro.

A pesquisa feita pelas psicólogas cognitivas Polly Dalton e Sandra Murphy, da Universidade de Londres, concluiu que é difícil para o cérebro processar outro sentido enquanto se concentra também nos estímulos visuais.

Assim, as pessoas fecham os olhos durante o beijo, ou durante o sexo, para poderem concentrar-se melhor no toque, para que o cérebro não se distraia com outras sensações.

“A consciência táctil depende do nível da carga de percepção numa tarefa visual concorrente”, notam as investigadoras no estudo publicado no Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance.

As duas psicólogas chegaram a estas conclusões sem estudar casais aos beijos, colocando antes, os participantes a desempenharem tarefas visuais, como a procura de letras, enquanto lhes mediam as sensibilidades táctil e visual.

Os resultados revelaram que as pessoas responderam menos a sensações tácteis quando os seus olhos estavam mais ocupados com as tarefas.

“Fechar o estímulo visual abre mais recursos mentais para nos focarmos nos outros aspectos das nossas experiências”, explica Polly Dalton em declarações ao jornal inglês The Independent.

“Já se sabia que aumentar as exigências de uma tarefa visual pode reduzir a percepção de estímulos visuais e auditivos. A nossa pesquisa estende essa descoberta ao sentido do tacto”, diz ainda Sandra Murphy ao diário.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Epá sim senhor! Não sei o que seria de nós pobres leigos sem estes eruditos!..

    Até aí qualquer mulher-a-dias chega, não são precisas psicólogas de universidade nenhuma.

  2. Não concordo, de todo! Durante as relações sexuais estão com os olhos fechados? Nem sempre. Por vezes o casal está a ter relações sexuais e olhando um para o outro nesses momentos.

    • Então das duas uma, ou os que participaram no estudo estavam a pensar “no(a) outro(a)” ou então só usaram casais trambolhos, que nenhum queria ver o que tinha à frente.

RESPONDER

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …