PSD vota ao lado do PS redução da CES para metade

Vítor Pires / portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O PSD coloca-se do lado do PS na questão da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), votando favoravelmente uma proposta socialista considerada vital pelo novo governo.

Uma fonte parlamentar do PSD confirmou o voto favorável do partido na proposta do PS, que reduz para metade a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) sobre as pensões mais elevadas, conforme declarações à Lusa divulgadas pelo Jornal de Notícias, salientando que é uma questão de “convicção”.

Os sociais-democratas tinham já defendido medidas semelhantes para a CES e por isso “não vão criar um obstáculo”, salienta a mesma fonte.

Esta ideia surge um pouco em contraponto com as declarações de Passos Coelho que assumiu que não estava disposto a facilitar em nada a vida a António Costa, chegando a dizer que, caso o novo governo precisasse de votos da direita, deveria demitir-se.

Também o CDS defende os mesmos princ‭ípios quanto à CES, votando igualmente ao lado do PS esta matéria.

Há assim, um consenso alargado no Parlamento, relativamente a esta questão, com a proposta aprovada com votos da direita e da esquerda.

Em termos concretos, a proposta socialista para a CES prevê uma redução para metade, determinando que, em 2016, as pensões com valores entre os 4611,42 euros e os 7126,74 euros paguem 7,5%, enquanto as superiores paguem 20%.

Em 2017, a CES é suspensa.

Funcionários públicos vão ganhar mais a partir de Março

A eliminação faseada dos cortes salariais na Função Pública foi também aprovada no Parlamento, nesta sexta-feira, com os votos da Esquerda. PSD e CDS votaram contra.

Havia dúvidas quanto à posição do PCP, mas os comunistas aprovaram a proposta socialista que prevê a devolução faseada dos salários da função pública, em quatro fases, ao longo de 2016.

As novas regras da sobretaxa foram também aprovadas com votos favoráveis dos partidos da Esquerda e votos contra do PSD e do CDS.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. António Costa 1ª decisão – assegurar nos seus bolsos e dos seus amigos as pensões determinadas no passado imoralmente, assabarcando as poupanças no estado , poupanças ou dinheiro obtido a partir do suor dos trabalhadores nestes 4 anos de sacrifícios. Costa deveria primeiro criar condições para fazer dinheiro e depois é que dividiria as poupanças. O ministro do trabalho lançou o rendimento minímo , mas isso são uns rebuçaditos para enganar os mais vulneráveis, convecê-los a dar o voto a Costa, mas Costa deveria era criar condições para que as pessoas tenham uma vida com dignidade. Costa está a enganar os portugueses. Costa está devagarinho devagarinho a chupar as poupanças destes 4 anos e a distribui-las por ele e seus amigos e o mais caricato é que Jerónimo e Catarina são coniventes com Costa e não se aperceberam do quanto não vão ganhar.

  2. “O primeiro – ministro Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa”. Custa a acreditar mas é verdade. Para a (o) ZAP, o EX primeiro – ministro ainda se mantém em funções e o A. Costa ainda deve ser o líder da oposição. Só falta publicar, que mesmo depois da coligação PSD / CDS ter acabado, o Portas ainda é vice primeiro – ministro…
    Se continuarem a “bater na mesma tecla” , porque já não é a primeira vez, ainda acabam por convencer alguém que é mesmo assim.

  3. Atão mas… mas… na semana passada não iam votar contra tudo o que este governo, “ilegítimo” liderado por um “chefe-do-governo-primeiro-ministro-vírgula” apelidado de vários epítetos infamantes, propusesse? Ou será que já estão a ver que, desta vez não conseguiram vigarizar o povinho com as suas balelas histéricas e malcriadas?

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …