Sobretaxa desce para 1% para um milhão de famílias – mas não há almoços grátis

Jorge Ferreira / PS

Catarina Martins (BE) e António Costa (PS) assinam “acordo à esquerda”

PS, PCP e Bloco de Esquerda já alcançaram um entendimento quanto à descida progressiva da sobretaxa de IRS. As divergências foram sanadas no meio termo com o fim da taxa para os mais pobres e a manutenção de valores para os mais ricos.

Conforme se esperava, PCP e Bloco de Esquerda, que queriam acabar com a sobretaxa totalmente já em 2016, tiveram que ceder e assim, só os rendimentos mais baixos, até sete mil euros por ano, deixam de pagar o imposto.

A nova tabela da sobretaxa acertada pela Esquerda ainda vai a votação nesta terça-feira, e pode sofrer algumas alterações, mas não deve fugir muito dos valores já anunciados pelo Jornal de Negócios.

Deste modo, a maioria dos contribuintes que paga sobretaxa, com rendimentos colectáveis entre os sete mil e os 20 mil euros, fica beneficiada, passando a pagar apenas 1% em vez dos actuais 3,5%.

Os mais ricos, com rendimentos acima dos 80 mil euros, vão continuar a pagar os mesmos 3,5% e os contribuintes situados entre 40 mil e 80 mil euros ficam-se por taxas entre os 1,75% e os 3%.

Eis a lista completa com os novos valores da sobretaxa para 2016 conforme o acordo alcançado por PS, PCP e Bloco de Esquerda:

  • Rendimentos anuais até 7.000 euros0%
  • Rendimentos anuais entre 7.000 e 20.000 euros1%
  • Rendimentos anuais entre 20.000 e 40.000 euros1,75%
  • Rendimentos anuais entre 40.000 e 80.000 euros entre 1,75% e 3%
  • Rendimentos anuais acima de 80.000 euros3,5%

“Não há almoços grátis”

Na apresentação das novas regras da sobretaxa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, assumiu que “a redistribuição nunca é um almoço grátis”.

Fernando Rocha Andrade ainda confirmou que esta nova proposta terá mais custos do que se esperava para o Orçamento de Estado, motivando uma redução nas receitas da ordem dos 431 milhões de euros, isto é, “cerca de 50 milhões de euros a mais do que o inicialmente previsto”, nota o Jornal de Negócios.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O farsolas do Costa anda a enganar o pagode…Afinal era para acabar a sobretaxa e agora já não é…Uma tristeza e um vendido ao BE e ao PCP….

    Pois é, muito prega frei Tomás…Um flop este número de circo dos esquerdelhos…

    • Farsolas é você, não pode ver os outros fazerem bem só porque não são a sua cor…
      Deve andar habituado ás mentiras da direita.
      Siga o conselho do outro, emigre!!

  2. Mas se o salário minimo, 505€, multiplicado pelos 14 “meses” obrigatórios vai dar 7070€, só ficam de fora os rendimentos de quem trabalhou menos do que 1 ano!!!
    É a isto que se chama politica???

  3. Mais uma boa medida que favorece as familias mais carenciadas e de mais baixos rendimentos.
    Trabalhada em conjunto pela esquerda, que afinal sabe negociar entre si e construir pontes de entendimento.

  4. Só tenho pena é do jardim gonçalves do ricardo salgado e outros que tais que continuam a pagar os 3.5%.
    Haviam era de subir essa sobretaxa aos rendimentos escandalosos que existem no país.

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …