Sobretaxa desce para 1% para um milhão de famílias – mas não há almoços grátis

Jorge Ferreira / PS

Catarina Martins (BE) e António Costa (PS) assinam “acordo à esquerda”

PS, PCP e Bloco de Esquerda já alcançaram um entendimento quanto à descida progressiva da sobretaxa de IRS. As divergências foram sanadas no meio termo com o fim da taxa para os mais pobres e a manutenção de valores para os mais ricos.

Conforme se esperava, PCP e Bloco de Esquerda, que queriam acabar com a sobretaxa totalmente já em 2016, tiveram que ceder e assim, só os rendimentos mais baixos, até sete mil euros por ano, deixam de pagar o imposto.

A nova tabela da sobretaxa acertada pela Esquerda ainda vai a votação nesta terça-feira, e pode sofrer algumas alterações, mas não deve fugir muito dos valores já anunciados pelo Jornal de Negócios.

Deste modo, a maioria dos contribuintes que paga sobretaxa, com rendimentos colectáveis entre os sete mil e os 20 mil euros, fica beneficiada, passando a pagar apenas 1% em vez dos actuais 3,5%.

Os mais ricos, com rendimentos acima dos 80 mil euros, vão continuar a pagar os mesmos 3,5% e os contribuintes situados entre 40 mil e 80 mil euros ficam-se por taxas entre os 1,75% e os 3%.

Eis a lista completa com os novos valores da sobretaxa para 2016 conforme o acordo alcançado por PS, PCP e Bloco de Esquerda:

  • Rendimentos anuais até 7.000 euros0%
  • Rendimentos anuais entre 7.000 e 20.000 euros1%
  • Rendimentos anuais entre 20.000 e 40.000 euros1,75%
  • Rendimentos anuais entre 40.000 e 80.000 euros entre 1,75% e 3%
  • Rendimentos anuais acima de 80.000 euros3,5%

“Não há almoços grátis”

Na apresentação das novas regras da sobretaxa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, assumiu que “a redistribuição nunca é um almoço grátis”.

Fernando Rocha Andrade ainda confirmou que esta nova proposta terá mais custos do que se esperava para o Orçamento de Estado, motivando uma redução nas receitas da ordem dos 431 milhões de euros, isto é, “cerca de 50 milhões de euros a mais do que o inicialmente previsto”, nota o Jornal de Negócios.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O farsolas do Costa anda a enganar o pagode…Afinal era para acabar a sobretaxa e agora já não é…Uma tristeza e um vendido ao BE e ao PCP….

    Pois é, muito prega frei Tomás…Um flop este número de circo dos esquerdelhos…

    • Farsolas é você, não pode ver os outros fazerem bem só porque não são a sua cor…
      Deve andar habituado ás mentiras da direita.
      Siga o conselho do outro, emigre!!

  2. Mas se o salário minimo, 505€, multiplicado pelos 14 “meses” obrigatórios vai dar 7070€, só ficam de fora os rendimentos de quem trabalhou menos do que 1 ano!!!
    É a isto que se chama politica???

  3. Mais uma boa medida que favorece as familias mais carenciadas e de mais baixos rendimentos.
    Trabalhada em conjunto pela esquerda, que afinal sabe negociar entre si e construir pontes de entendimento.

  4. Só tenho pena é do jardim gonçalves do ricardo salgado e outros que tais que continuam a pagar os 3.5%.
    Haviam era de subir essa sobretaxa aos rendimentos escandalosos que existem no país.

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …