Sobretaxa desce para 1% para um milhão de famílias – mas não há almoços grátis

Jorge Ferreira / PS

Catarina Martins (BE) e António Costa (PS) assinam “acordo à esquerda”

PS, PCP e Bloco de Esquerda já alcançaram um entendimento quanto à descida progressiva da sobretaxa de IRS. As divergências foram sanadas no meio termo com o fim da taxa para os mais pobres e a manutenção de valores para os mais ricos.

Conforme se esperava, PCP e Bloco de Esquerda, que queriam acabar com a sobretaxa totalmente já em 2016, tiveram que ceder e assim, só os rendimentos mais baixos, até sete mil euros por ano, deixam de pagar o imposto.

A nova tabela da sobretaxa acertada pela Esquerda ainda vai a votação nesta terça-feira, e pode sofrer algumas alterações, mas não deve fugir muito dos valores já anunciados pelo Jornal de Negócios.

Deste modo, a maioria dos contribuintes que paga sobretaxa, com rendimentos colectáveis entre os sete mil e os 20 mil euros, fica beneficiada, passando a pagar apenas 1% em vez dos actuais 3,5%.

Os mais ricos, com rendimentos acima dos 80 mil euros, vão continuar a pagar os mesmos 3,5% e os contribuintes situados entre 40 mil e 80 mil euros ficam-se por taxas entre os 1,75% e os 3%.

Eis a lista completa com os novos valores da sobretaxa para 2016 conforme o acordo alcançado por PS, PCP e Bloco de Esquerda:

  • Rendimentos anuais até 7.000 euros0%
  • Rendimentos anuais entre 7.000 e 20.000 euros1%
  • Rendimentos anuais entre 20.000 e 40.000 euros1,75%
  • Rendimentos anuais entre 40.000 e 80.000 euros entre 1,75% e 3%
  • Rendimentos anuais acima de 80.000 euros3,5%

“Não há almoços grátis”

Na apresentação das novas regras da sobretaxa, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, assumiu que “a redistribuição nunca é um almoço grátis”.

Fernando Rocha Andrade ainda confirmou que esta nova proposta terá mais custos do que se esperava para o Orçamento de Estado, motivando uma redução nas receitas da ordem dos 431 milhões de euros, isto é, “cerca de 50 milhões de euros a mais do que o inicialmente previsto”, nota o Jornal de Negócios.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O farsolas do Costa anda a enganar o pagode…Afinal era para acabar a sobretaxa e agora já não é…Uma tristeza e um vendido ao BE e ao PCP….

    Pois é, muito prega frei Tomás…Um flop este número de circo dos esquerdelhos…

    • Farsolas é você, não pode ver os outros fazerem bem só porque não são a sua cor…
      Deve andar habituado ás mentiras da direita.
      Siga o conselho do outro, emigre!!

  2. Mas se o salário minimo, 505€, multiplicado pelos 14 “meses” obrigatórios vai dar 7070€, só ficam de fora os rendimentos de quem trabalhou menos do que 1 ano!!!
    É a isto que se chama politica???

  3. Mais uma boa medida que favorece as familias mais carenciadas e de mais baixos rendimentos.
    Trabalhada em conjunto pela esquerda, que afinal sabe negociar entre si e construir pontes de entendimento.

  4. Só tenho pena é do jardim gonçalves do ricardo salgado e outros que tais que continuam a pagar os 3.5%.
    Haviam era de subir essa sobretaxa aos rendimentos escandalosos que existem no país.

RESPONDER

Em seis meses, 21 mil norte-americanas pediram comprimidos online para abortar

Entre outubro de 2018 e março deste ano, 21 mil mulheres norte-americanas pediram ajuda à Aid Access, sendo que entre um terço e metade dessas mulheres receberam as pílulas abortivas no correio. Em 2004, a médica …

Época do Benfica à lupa de Lage: 120 milhões para garantir o miúdo, os cavalos de corrida e Herrera

O técnico do Benfica Bruno Laje revelou esta quinta-feira que quando soube que iria substituir Rui Vitória, colocar João Félix na equipa foi a "primeira coisa" que pensou fazer. Num Open Talk no Caixa Futebol …

Manuel Godinho julgado em novo processo de fraude fiscal

O sucateiro Manuel Godinho, principal arguido no processo Face Oculta, vai ser julgado no Tribunal de Aveiro num novo processo de fraude fiscal, que terá lesado o Estado em cerca de 330 mil euros. Além de …

Camorra, droga e a queda meteórica: Eis o novo documentário do mítico Maradona

O documentário "Diego Maradona", produzido pelo cineasta britânico Asif Kapadia, estreou-se esta semana no Festival de Cinema de Cannes, e promete trazer "imagens inéditas" sobre a vida atribulada do antigo futebolista argentino. Kapadia, que produziu já …

Mais de 90% dos portugueses reformam-se sem saber quanto vão receber

Nove em cada dez pensionistas não conhecia o valor que iria receber até seis meses antes da data da reforma. Cerca de 30% dizem que gostariam de se ter reformado mais tarde. A maioria dos portugueses …

PS quer aprovar já diploma do direito a desligar do trabalho (PSD está reticente)

O PS quer aprovar até 19 de julho uma proposta que defina quando é que os trabalhadores têm ou não direito a desligar do trabalho. PSD não revela, para já, o seu sentido de voto. Segundo …

Menino ou menina? Hong Kong é o centro do tráfico de teste proibido na China

Na China, o teste para saber o género dos bebés é proibido, lei criada para controlar o nascimento de crianças do sexo masculino. Contudo, nas redes sociais, tem aumentado o número de individuos que se …

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato coletivo de trabalho

Os estivadores do porto de Setúbal aprovaram esta quinta-feira, por unanimidade, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho negociado entre o sindicato e as entidades patronais. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores e Atividade …

Senado brasileiro aprova projeto que criminaliza a homofobia

O senado brasileiro aprovou um projeto que criminaliza a homofobia. Quem "impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público", excetuados os templos religiosos, poderá …

Magistrados europeus denunciam destruição do Estado de Direito na Turquia

Os magistrados europeus afirmam que há "sinais muito sombrios na área da justiça", dando o exemplo da Turquia onde há uma "campanha para destruir a independência do poder judicial e o Estado de Direito." A MEDEL …