PS/Madeira diz que PSD se prepara para “trair” o CDS e juntar-se ao Chega

PS Madeira / Flickr

Paulo Cafôfo

O presidente do PS/Madeira acusou o PSD, esta quarta-feira, de se estar a preparar para “trair” o CDS, parceiro na coligação governamental, para “se juntar” ao Chega nas próximas eleições legislativas regionais.

“A verdade é que o PSD está a ver que, com o CDS, não chega lá e está a preparar-se para trair o CDS e fazer um acordo com o Chega“, disse Paulo Cafôfo.

O socialista falava no plenário do Parlamento madeirense e referia-se ao encontro que houve na Quinta Vigia, sede da presidência do Governo Regional, entre o presidente do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, e o presidente do Chega, André Ventura.

Ao falar na Assembleia Legislativa, o deputado do PS alertou, no entanto, que, em política, “não pode valer tudo”.

“Temos de saber o lado em que estamos, se estamos do lado da democracia e do desenvolvimento ou se estamos do lado daqueles que querem voltar à velha senhora [regresso ao Estado Novo/fascismo], a uma sociedade que não tem em conta os valores humanistas e democráticos que o PSD devia defender e não defende. Está a trair o CDS, mas também a trair os seus princípios”, declarou ainda.

No final de fevereiro, numa visita à Madeira, Ventura reuniu-se com Albuquerque e, depois desse encontro, afirmou aos jornalistas que poderá haver um “entendimento” com o PSD/Madeira semelhante ao estabelecido nos Açores.

O líder do Chega realçou ainda que o presidente do Governo Regional da Madeira é o dirigente do PSD com funções executivas que “melhor relação” tem com o seu partido, vincando que isto estabelece uma “boa previsão para a cooperação política”.

O líder do PS na Madeira abordou ainda o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), defendendo que deve ser aplicado para “defender a economia, assegurar empregos e proteger os mais socialmente expostos” e não centrar os investimentos na Administração Pública.

Na sua intervenção, Cafôfo defendeu ainda a transparência no desempenho governativo, referindo logo de seguida o concurso para extração de inertes da costa da Madeira concebido, segundo frisou, para beneficiar uma empresa de construção civil e a adjudicação direta da Zona Fanca à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira.

O deputado enumerou ainda aquilo que classificou de “sorvedouro” de dinheiros públicos, designadamente as Sociedades de Desenvolvimento que, adiantou, “nos últimos quatro anos custaram 150 milhões de euros” ao Orçamento Regional e a asfaltagem da estrada das Ginjas, que atravessa a floresta Laurissilva classificada de Património Natural Mundial pela UNESCO e alvo de oposição das organizações ambientalistas.

Para essa asfaltagem está previsto um investimento de 12 milhões de euros, verba que Cafôfo considerou que poderia ser investida para a dinamização da economia local da costa do norte da região.

A Assembleia Legislativa debateu ainda votos de congratulação pelo Dia Mundial da Rádio (CDS), ao cardeal D. Tolentino de Mendonça pelo Prémio da Universidade de Coimbra (JPP) e de saudação pelo Dia Internacional da Mulher (PS, CDS e PSD).

Foram também debatidos o projeto de decreto legislativo do PS que “estabelece medidas de apoio extraordinário às vítimas e às autarquias no âmbito da recuperação de danos provocados por intempéries na Região Autónoma da Madeira” e de resolução do PCP, que recomenda ao Governo Regional um estudo técnico-científico independente para “identificar os fatores de agravamento e nexos causais que ampliaram situações de risco” na tempestade de 24 e 25 de dezembro na costa norte da Madeira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …