PSD apresenta queixa contra PS por “pressão inaceitável” sobre Rodrigues dos Santos

(dr) Inês Henriques / Cultur'Art Mag

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

As críticas duras feitas por deputados do PS ao jornalista José Rodrigues dos Santos levaram o PSD a avançar com uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, acusando os socialistas de pressões sobre a RTP.

Em causa está uma apresentação feita por Rodrigues dos Santos sobre a evolução da dívida pública, onde o jornalista notou que o governo “escondeu” parte dos respectivos valores durante o Executivo de José Sócrates.

Alguns deputados socialistas ficaram indignados com a peça, manifestando a sua revolta através das redes sociais, como foi o caso de João Galamba e José Magalhães.

Agora, deputados da Juventude Social-Democrata submeteram à ERC e ao Governo “perguntas sobre as pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos”.

Os deputados da JSD consideram que o comportamento de personalidades ligadas ao Partido Socialista é “uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP“, e solicitam à ERC que se pronuncie sobre o assunto, nomeadamente indicando se “a peça extravasou a função informativa e se o jornalista ultrapassou os limites de ‘expressão e criação’, inscritos na Lei de Imprensa”.

Num comunicado divulgado no site da JSD, o deputado Simão Ribeiro, presidente da organização, constata que o PS pretendeu “descompor o jornalista e pressionar o canal”, usando um “tom” e “expressões” que diz serem “inaceitáveis para com a comunicação social”.

Não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social”, considera ainda a JSD.

A juventude social-democrata questionou ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP, sobre “que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa”.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • Subscrevo. Ainda não consegui perceber se o PSD é um partido da comédia ou partido do Alzheimer, nos últimos tempos. Porque da oposição, nem ver.

  1. Que necessidade tem o PSD de proteger o José Rodrigues dos Santos? Tudo que vem desta maioria de esquerda, serve para o PSD,tentar ganhar protagonismo?? Com o presidente que tem, só se for….

  2. Isto realmente não cabe na cabeça de um tinhoso, só pode caber na cabeça dessa Juv do psd e do seu instrutor. Esta a atingir malhas da vergonha.Nunca um partido, e principalmente o PSD, passou por tal falta de nível. Os velhos e grandes figuras, devem estar envergonhados.

  3. Este PSD é uma comédia pegada!
    Não têm mais nada que fazer então pegam por coisas ridículas!
    Senhores, façam o vosso trabalho de oposição, apresentem ideias e melhorias para o país, contribuam com a pluralidade de ideias que é tão necessária no parlamento e deixem-se dessas pegas mesquinhas e sem nexo!
    Ai cambada cambada…

  4. “Não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social”, considera ainda a JSD.” – Sim… Porque só o PSD pode fazê-lo. Esquerda não pode, mas direita, já pode.
    Nota: Tive de mudar o meu “nome” uma vez que me estavam a censurar os comentários (a Zap, claro!).

  5. Percebi logo que o PS tinha exagerado nos comentários e desconfiei que o PSD iria usar isso para a “palhaçada”!!
    Aqui está!…
    O PSD deve estar muito preocupado com essa nulidade como jornalista (e como escritor)…
    Enfim…

  6. A esquerda (seja lá o que isso for) parece que se convenceu que é dona dos bons costumes e dos valores, todas as suas críticas são acertadas e nunca erra. Pois bem, e como é óbvio, nada é mais errado… Veja-se a atitude face ao imposto dos combustíveis, que não sendo progressivo ataca muito mais quem menos tem. O silêncio da esquerda foi esclarecedor…
    Há uns tempos a esquerda também criticou duramente uma peça do JRS acerca da corrupção na Grécia (como se ela não existisse e não se pudesse falar dela), mas esta semana o mesmíssimo tema foi apontado pelo lírico primeiro ministro grego como um dos maiores cancros da nação. O silêncio da esquerda foi esclarecedor e de alguma forma surpreendente face aos berros esganiçados anteriores…

  7. Não queiram calar os jornalistas, muito menos quando eles dizem a verdade. Já o João Soares tinha tentado, sem sucesso, manipular a Cultura e a Imprensa. Agora verificam-se novos ataques. Deviam era ter vergonha de estarem ligados a alguém tão corrupto e desgovernado como o José Sócrates, que quando iniciou funções como primeiro ministro tinha a dívida do país abaixo de 60% do PIB. Isso é um facto indesmentível. Com PPP’s, megalomanias e obras que o país não necessitava, endividou o país para os próximos 50 anos para encher os bolsos dos amigos e os seus. É o perfeito exemplo de um político corrupto e incompetente.

  8. Tanta indignação contra a JSD e tão pouca contra os socialistas que parecem querer impor uma ditadura na imprensa e que tão ávidos eram na oposição a pegar em qualquer coisinha por mais mesquinha que fosse, os tempos da censura penso que já lá vão.

  9. Não sou partidário e, ao televisionar a notícia do Sr. Jornalista José Eduardo dos Santos verifiquei que ele relatou a verdade e sem emitir qualquer parecer pessoal, ou seja, comportou-se como um jornalista se deve comportar.
    Pelas razões atrás referidas, estranho as opiniões proferidas em todos os comentários redigidos sobre esta notícia. Os portugueses têm direito à informação!

  10. De qq forma a comunicação social está sempre enviesada… que o diga este ZAP que qdo foi da eleição do PR me boicotou n vezes!…

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …