//

PSD apresenta queixa contra PS por “pressão inaceitável” sobre Rodrigues dos Santos

15

(dr) Inês Henriques / Cultur'Art Mag

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

As críticas duras feitas por deputados do PS ao jornalista José Rodrigues dos Santos levaram o PSD a avançar com uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, acusando os socialistas de pressões sobre a RTP.

Em causa está uma apresentação feita por Rodrigues dos Santos sobre a evolução da dívida pública, onde o jornalista notou que o governo “escondeu” parte dos respectivos valores durante o Executivo de José Sócrates.

Alguns deputados socialistas ficaram indignados com a peça, manifestando a sua revolta através das redes sociais, como foi o caso de João Galamba e José Magalhães.

Agora, deputados da Juventude Social-Democrata submeteram à ERC e ao Governo “perguntas sobre as pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos”.

Os deputados da JSD consideram que o comportamento de personalidades ligadas ao Partido Socialista é “uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP“, e solicitam à ERC que se pronuncie sobre o assunto, nomeadamente indicando se “a peça extravasou a função informativa e se o jornalista ultrapassou os limites de ‘expressão e criação’, inscritos na Lei de Imprensa”.

Num comunicado divulgado no site da JSD, o deputado Simão Ribeiro, presidente da organização, constata que o PS pretendeu “descompor o jornalista e pressionar o canal”, usando um “tom” e “expressões” que diz serem “inaceitáveis para com a comunicação social”.

Não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social”, considera ainda a JSD.

A juventude social-democrata questionou ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP, sobre “que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa”.

ZAP

15 Comments

    • Subscrevo. Ainda não consegui perceber se o PSD é um partido da comédia ou partido do Alzheimer, nos últimos tempos. Porque da oposição, nem ver.

  1. Que necessidade tem o PSD de proteger o José Rodrigues dos Santos? Tudo que vem desta maioria de esquerda, serve para o PSD,tentar ganhar protagonismo?? Com o presidente que tem, só se for….

  2. Isto realmente não cabe na cabeça de um tinhoso, só pode caber na cabeça dessa Juv do psd e do seu instrutor. Esta a atingir malhas da vergonha.Nunca um partido, e principalmente o PSD, passou por tal falta de nível. Os velhos e grandes figuras, devem estar envergonhados.

  3. Este PSD é uma comédia pegada!
    Não têm mais nada que fazer então pegam por coisas ridículas!
    Senhores, façam o vosso trabalho de oposição, apresentem ideias e melhorias para o país, contribuam com a pluralidade de ideias que é tão necessária no parlamento e deixem-se dessas pegas mesquinhas e sem nexo!
    Ai cambada cambada…

  4. “Não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social”, considera ainda a JSD.” – Sim… Porque só o PSD pode fazê-lo. Esquerda não pode, mas direita, já pode.
    Nota: Tive de mudar o meu “nome” uma vez que me estavam a censurar os comentários (a Zap, claro!).

  5. Percebi logo que o PS tinha exagerado nos comentários e desconfiei que o PSD iria usar isso para a “palhaçada”!!
    Aqui está!…
    O PSD deve estar muito preocupado com essa nulidade como jornalista (e como escritor)…
    Enfim…

  6. A esquerda (seja lá o que isso for) parece que se convenceu que é dona dos bons costumes e dos valores, todas as suas críticas são acertadas e nunca erra. Pois bem, e como é óbvio, nada é mais errado… Veja-se a atitude face ao imposto dos combustíveis, que não sendo progressivo ataca muito mais quem menos tem. O silêncio da esquerda foi esclarecedor…
    Há uns tempos a esquerda também criticou duramente uma peça do JRS acerca da corrupção na Grécia (como se ela não existisse e não se pudesse falar dela), mas esta semana o mesmíssimo tema foi apontado pelo lírico primeiro ministro grego como um dos maiores cancros da nação. O silêncio da esquerda foi esclarecedor e de alguma forma surpreendente face aos berros esganiçados anteriores…

  7. Não queiram calar os jornalistas, muito menos quando eles dizem a verdade. Já o João Soares tinha tentado, sem sucesso, manipular a Cultura e a Imprensa. Agora verificam-se novos ataques. Deviam era ter vergonha de estarem ligados a alguém tão corrupto e desgovernado como o José Sócrates, que quando iniciou funções como primeiro ministro tinha a dívida do país abaixo de 60% do PIB. Isso é um facto indesmentível. Com PPP’s, megalomanias e obras que o país não necessitava, endividou o país para os próximos 50 anos para encher os bolsos dos amigos e os seus. É o perfeito exemplo de um político corrupto e incompetente.

  8. Tanta indignação contra a JSD e tão pouca contra os socialistas que parecem querer impor uma ditadura na imprensa e que tão ávidos eram na oposição a pegar em qualquer coisinha por mais mesquinha que fosse, os tempos da censura penso que já lá vão.

  9. Não sou partidário e, ao televisionar a notícia do Sr. Jornalista José Eduardo dos Santos verifiquei que ele relatou a verdade e sem emitir qualquer parecer pessoal, ou seja, comportou-se como um jornalista se deve comportar.
    Pelas razões atrás referidas, estranho as opiniões proferidas em todos os comentários redigidos sobre esta notícia. Os portugueses têm direito à informação!

  10. De qq forma a comunicação social está sempre enviesada… que o diga este ZAP que qdo foi da eleição do PR me boicotou n vezes!…

  11. Sempre achei que não era por acaso que este Jornalista se tornou um móvel da RTP, acho que o Único em todas as Televisões que nem cai nem abana, pensei sempre que seria uma Cunha forte dentro da RTP nunca me passou pela cabeça que estivesse Seguro por a Política, nunca imaginei que era o PSD o seu suporte dentro da RTP.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.