“Ecossistemas tóxicos.” PSD e PCP estudam mais incompatibilidades para autarcas

Ricardo Castelo, Rodrigo Antunes / Lusa

Rui Rio (PSD), Jerónimo de Sousa (PCP)

O PSD está a estudar a hipótese de limitar as funções que os autarcas podem exercer em instituições que dependem direta ou indiretamente do poder local. PCP, PEV, PAN e Chega também estão disponíveis para estudar soluções que evitem a acumulação de cargos.

Em muitos casos, os autarcas locais ocupam funções em órgãos sociais que dependem dos apoios destas autarquias ou têm relações com o poder local. O caso do Lar de Reguengos de Monsaraz trouxe à tona este problema: quatro dos cinco membros do conselho de administração são ou foram autarcas do PS.

Ao Expresso, o PSD admite que este “é um tema que merece ser ponderado“. Por isso, o gabinete de Rui Rio admite estar a estudar a hipótese de limitar as funções que os autarcas podem exercer em instituições que dependem direta ou indiretamente do poder local.

Por sua vez, o PCP recorda que estas “matérias estão reguladas na lei com alguma profundidade”, mas não exclui a hipótese de a corrigir. “Sem prejuízo, pode sempre haver alguma iniciativa legislativa caso haja necessidade, não para resolver casos concretos, mas para enquadramento geral dessas matérias”, garantiu fonte oficial do partido.

Os Verdes estão alinhados: “[Estamos] disponíveis para analisar e votar toda e qualquer iniciativa que vise melhorar o funcionamento dos lares”.

Ao semanário, o PAN e o Chega asseguraram que vão avançar com iniciativas legislativas para impedir este tipo de acumulação de funções. “Não é possível ser-se parcial quando se tem interesses nos dois lados de uma atividade”, justificou André Ventura.

Mesmo denunciando a existência de uma cultura que promove “linhas de reporte pouco claras”, “nomeações por mera fidelidade” e tendência para a “desresponsabilização” permanente, a Iniciativa Liberal não se compromete com mais. O PS e o Bloco de Esquerda preferiram não fazer comentários sobre esta questão.

“Temos demasiadas relações de proximidade excessiva e promiscuidade entre as pessoas que servem nos municípios e que depois aparecem em cargos de direção nas associações de bombeiros locais, IPSS ou Santa Casa”, disse João Paulo Batalha, presidente da Associação Transparência e Integridade (TIAC).

Acabamos a viver em ecossistemas tóxicos em que tudo, de forma direta ou indiretamente, vai dar ao presidente da câmara”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Podem aproveitar e legislar para que os deputados e os autarcas não possam exercer funções quando tem interesses empresariais, nem negociar em nome de empresas em que eles próprios tem interesses.

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …