PSD “namora” Isaltino Morais para a Câmara de Oeiras

José Sena Goulão / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais

O PSD está a avaliar a possibilidade de apoiar Isaltino Morais como candidato à Câmara de Oeiras, nas eleições autárquicas do próximo ano. O ex-autarca terá sido sondado mas, para já, não se descose quanto às suas intenções.

Neste momento, já quase ninguém tem dúvidas de que Isaltino Morais vai regressar à vida política para tentar recuperar a presidência da Câmara Municipal de Oeiras, onde esteve durante quase 30 anos.

Depois de ter interrompido o seu mandato para cumprir uma pena de prisão por crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, o ex-autarca estará a planear uma candidatura às eleições de 2017.

Um cenário que a revista Visão adiantava já em Janeiro passado e que o PSD está a avaliar, no sentido de definir a sua estratégia para Oeiras.

O Expresso noticia que o coordenador autárquico dos sociais-democratas, Carlos Carreiras, “falou” com Isaltino e que a “hipótese de apoio na assembleia municipal foi ponderada“.

O semanário nota que foi apenas, “um contacto informal” que visou “apurar as intenções do ex-autarca e medir a possibilidade de um entendimento”.

O PSD estará a avaliar se valerá a pena apoiar Paulo Vistas, o actual presidente da Câmara de Oeiras, no caso de Isaltino Morais avançar com uma candidatura.

Vistas, um ex-aliado de Isaltino, assumiu as rédeas do município no seguimento da sua prisão, em 2013, e, nesse mesmo ano, ganhou as eleições com o movimento independente Isaltino – Oeiras Mais à Frente com 33,45% dos votos.

O autarca estará a tentar obter o apoio do PSD, com vista a uma reeleição, mas todos parecem concordar que se Isaltino entrar no duelo, será muito difícil batê-lo.

Surgem também dúvidas se Passos Coelho estará disposto a apoiar Isaltino. O Expresso lembra que, em 2005, com o ex-primeiro-ministro como vice-presidente do PSD, Marques Mendes retirou o apoio ao ex-autarca no âmbito das suspeitas que pendiam sobre si.

Para já, Isaltino Morais não se descose quanto às suas intenções e, em Maio passado, quando o Sol anunciou que um movimento popular estava a pressioná-lo para avançar com uma candidatura, salientou que não estava “nessa”.

Não digo nem sim, nem não, nem ‘nim’. Neste momento estou empenhado noutros projectos. Toda a gente gosta de lançar os nomes para a arena mas neste momento não estou nessa”, relevou ao Sol.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Coitados, até criminosos condenados querem voltar a colocar nas Camaras…
    Ai PSD… se o Sá Carbeirne te visse agora!…

    • Amigo “Ele-O Verdadeiro”
      Parto do principio,, como cidadão contribuinte, que quem por nós é escolhido para nos representar, seja na AR seja a nivel autarquico, têm de ser pessoas isentas, sérias e honestas. São pagos por nós para gerir a “coisa” publica mas espera-se e exige-se que sejam competentes e integros.
      Passos Coelho, para se afirmar e manter-se como lider do PSD precisa de gente vencedora e, quer gostemos ou não, este Isaltino é um vencedor.
      Não vivo no concelho de Oeiras ( nem tão pouco me identifico ideologicamente com esta gente neoliberal, quase ultra liberal, do PSD) mas conheçomuita gente lá vive e, aquilo que me dizem é: “roubar, todos roubam, este não foi excepção mas, muitos roubam e não fazem obra, este roubou (já foi julgado e condenado) mas fez obra” sendo que Oeiras é a nível nacional o concelho com mais licenciados, mais empresas tecnologicas, menor taxa de pobreza, 100% de taxa de alfabetização, com maiores rendimentos per capita, etc.
      Conclusão, neste país todos nós estamos convencidos que 99% dos politicos se “orientam”, prestam “favores” a entidades para as quais vão trabalhar quando saem de governos, etc, (é já um fenómeno com o qual temos de conviver como sendo “normal” ) mas, a esmagadora maioria enche-se a si propria e faz algumas obras de fachada, outros, como Isaltino, enchem-se mas tem trabalho de jeito para apresentar. É por isto que ele ganha.
      Um abraço

  2. Mais um táxi a fazer concorrência ao UBER, só que desta vez já perdeu a vergonha e vai mesmo funcionar em Oeiras em vez de ser na Suiça.

  3. Será que já não se analisa a integridade dos possíveis candidatos a exercer funções públicas, onde é muito importante ter o “CV” imaculado, ou pelo menos, não ter sido condenado.

  4. Este já cumpriu a sua pena pelos erros que cometeu, outros andam por aí e nem julgamento nem pena, quanto à obra deixada no concelho de Oeiras parece fazer inveja a muita gente e atenção àqueles da extrema-esquerda sempre dispostos a falar em bons exemplos e a praticar o contrário, saques como os da reforma agrária e grandes empresas falidas estão ainda por julgar.

  5. Depois das últimas eleições legislativas, parece que uma parte dos portugueses ficou com o raciocínio completamente baralhado. Um ex-primeiro foi acusado de vários crimes de índole financeira. Até ao momento não foi julgado, judicialmente, por falta de provas, mas já o foi na “praça pública”. É um ladrão e não só da pior espécie. Se aparecerem provas dos atos de que é acusado, pois que seja julgado e, se condenado, que pague pelos seus crimes.
    Na notícia em causa, um ex-presidente de câmara, foi acusado, julgado e condenado, havia provas mais que suficientes para tal. Cumpriu a pena a que foi condenado e, pasme-ce parece que não aconteceu nada. O homem agora já é o mais sério do mundo. A azia está-se a transformar numa doença grave!

  6. É cem vezes mais competente do que o que preside actualmente. E vinte vezes menos corrupto. O que lé está protege e branqueia toda a corrupção na Câmara. Quando um cidadão denuncia uma situação de favorecimento ilicito o Presidente ignora a denuncia e faz de conta que “na passa nada”.
    Em Oeiras um cidadão comum para colocar um simple toldo precisa de autorização do condominio e de projecto, exigências da Câmara.
    Os construtores amigos podem transformar o que quiserem, construir o que quiserem, fazer tudo e mais alguma coisa naquilo que lhes pertence e naquilo que não lhes pertence que a Câmara não exige autorização do condominio, sabendo que à partida essa autorização não seria concedida pelo condominio. Por sua vez o nosso justiceiro MP reconhece a ilegalidade mas “não encontra provas de crime”. Na Câmara de Oeiras e para o seu presidente “Os almoços são gratis”. Tudo boa rapaziada e todos grandes amigos uns dos outros.

RESPONDER

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …