De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado “igual, pior ou muito pouquinho melhor” nas autárquicas

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição de poder imposta pela lei de limitação de mandatos. 

Numa entrevista à Rádio Renascença, publicada ontem, Rui Rio fez depender o seu futuro como líder do PSD do resultado conquistado pelo partido no próximo domingo, 26 de setembro, nas eleições autárquicas. Segundo Rio, as ilações serão tiradas com o devido tempo e espaço para reflexão. No entanto, deixou escapar que em cima da mesa está a possibilidade de não se recandidatar caso os sociais-democratas obtenham um resulatdo “igual, pior ou muito pouquinho melhor” do que o de 2017.

Na ocasião, Rio recusou-se a quantificar o número de câmaras que se traduziriam num resultado positivo para o partido, defendendo mesmo que nem todas têm o mesmo “peso político”. Segundo o líder dos sociais-democratas, o objetivo será “encurtar a distância” para o PS, a qual se cifra atualmente nas 63 autarquias. Como tal, a aposta será na recuperação de câmaras perdidas, aumentar o número de vereadores e, desta forma, inverter a tendência de queda que tem abalado o PSD nas duas últimas eleições locais.

O jornal Público foi ouvir os críticos para tentar perceber quais os cenários mais realistas para o PSD, avançando ainda que, segundo as contas da direção do partido, um acréscimo de 10 a 15 câmaras é possível. Tal não seria sinónimo de uma “derrota estrondosa”, nem de uma “vitória extraordinária”.

Entre as câmaras que podem vir a estar na calha do PSD estão a do Funchal (Madeira), a de Coimbra, a de Barcelos (Braga), a de Águeda (Aveiro), a de Castelo de Paiva (Aveiro), a de Oliveira do Bairro (Aveiro), a de Góis (Coimbra), a de Oliveira do Hospital (Coimbra), a de Tábua (Coimbra), a de Penacova (Coimbra), a de Lamego (Viseu), a de Vila Nova de Paiva (Viseu), a de Oliveira de Frades (Viseu).

Os sociais-democratas têm ainda expectativa de um bom resultado em Marco de Canavezes (Porto), em Paços de Ferreira (Porto), na Azambuja (Lisboa), em Peniche (Leiria), em Pedrógrão Grande (Leiria), em Castanheira de Pêra (Leiria), em Tavira (Faro), em Mondim de Bastos (Vila Real) e em Ribeira de Pena (Vila Real) — apesar de muitos casos estarem repletos de pontos de interrogação e se’s.

Segundo o que o Público apurou, as contas de direção de Rio apontam, como referido anteriormente, para a conquista de 10 a 15 autarquias, números inferiores aos ideais, cerca de 40, o que que permitira ao PSD assumir o controlo da Associação Nacional de Municípios, mas também a Rui Rio acalmar a agitação interna e calar os críticos, escudando-se num ótimo resultado eleitoral.

Para além das câmaras anteriormente enumeradas, há ainda que ter em conta as percentagens obtidas por Vladimiro Feliz e Carlos Moedas, candidatos do PSD à Câmara do Porto e Lisboa, respetivamente.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já …

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …