PS rejeita críticas de Rio e defende-se com estímulo à produção

(dr) PSocialista / Flickr

José Luis Carneiro

José Luís Carneiro inaugurou, em Bragança, iniciativa do PS “Diálogos olhos nos olhos” e, em reação às declarações de Rui Rio, destacou o estímulo à produção.

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, rejeitou esta segunda-feira as críticas do presidente do PSD, Rui Rio, ao modelo económico seguido pelo Governo, destacando a política de recuperação de rendimentos e o estímulo à produção.

“Contrariamente ao que ainda ontem foi afirmado pelo líder do principal partido da oposição, o crescimento económico do país não se faz apenas pelo estímulo ao consumo, que tem vindo a crescer em resultado da política de rendimentos que tem melhorado as condições de vida e o poder de compra dos portugueses, estimulando, também por essa via, a produção interna”, defendeu.

José Luís Carneiro respondia às críticas ao Governo feitas pelo presidente do PSD no encerramento do 38.º Congresso social-democrata. Rio considerou que, “sem alterar o modelo económico” assente no crescimento do consumo privado, “o país não terá condições de pagar melhores salários e conseguir que a economia possa criar melhores empregos”.

Na abertura da iniciativa do PS “Diálogos olhos nos olhos”, que começou esta segunda-feira em Bragança, o secretário-geral adjunto do PS salientou as contas públicas e o saldo positivo previsto pela primeira vez, assim como a redução da dívida pública com uma economia de “dois mil milhões de euros em juros” e que permite “um investimento público de cinco mil de euros em setores relevantes” em 2020.

A primeira sessão da iniciativa promovida pelo PS decorreu na Escola Secundária Emídio Garcia de Bragança, mas apenas a parte dos discursos iniciais esteve aberta à Comunicação Social.

De acordo com José Luís Carneiro, o PS quer criar “uma cultura de responsividade” para que os cidadãos possam “conhecer mais detalhadamente as razões das decisões políticas” e poderem fazer “críticas, correções, dar sugestões”.

A iniciativa que vai passar por todas as regiões do país visa “prestar contas” por parte do partido da governação e simultaneamente ouvir as forças vivas locais, chamando assim à participação pública, como explicou José Luís Carneiro, na sessão de abertura.

“Trata-se de uma prática e prestação de contas, mas também de validação regular das opções de política, mobilizando os cidadãos para a responsabilidade coletiva na administração dos bens públicos e com todos construirmos um país melhor”, sustentou. O PS espera que “possa inspirar outros partidos a fazerem iniciativas equivalentes”.

Acompanhado pelo presidente da federação socialista de Bragança, Jorge Gomes, o secretário-geral adjunto lembrou também as medidas do Governo de descentralização para o poder local e da eleição das comunidades de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), com a escolha do presidente pelos autarcas que deverá avançar “no primeiro semestre” deste ano.

O dirigente socialista falou ainda das políticas de coesão como as medidas para empresas e para trabalhas no interior, recentemente anunciadas pelo primeiro-ministro, em Bragança, e que voltarão a estar em destaque no primeiro Conselho de Ministros descentralizado da legislatura, marcada para 27 de fevereiro nesta cidade transmontana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …