PS quer parar já “má-educação” e desacatos no Parlamento. Só um partido está contra

6

Tiago Petinga / LUSA

Protesto do Chega no Parlamento durante discurso de Lula da Silva

O líder da bancada do PS considerou esta quarta-feira essencial que “a má educação” e desacatos provocados pela extrema-direita parlamentar, tanto em plenário, como em sede de comissão, sejam parados já para não degradarem a imagem do parlamento.

Esta posição foi transmitida por Eurico Brilhante Dias após a conferência da líderes ter decidido que não são necessárias mais regras ou um quadro sancionatório diferente do atual para garantir o regular funcionamento dos trabalhos parlamentares.

Segundo o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a conferência de líderes acompanhou a sua posição de que “não são precisas mais regras, não é preciso um quadro sancionatório diferente”, acrescentando que esta decisão foi apoiada por todos os grupos parlamentares “menos um”, o Chega.

Na Conferência de Líderes, Santos Silva estava munido de um estudo comparado sobre o funcionamento, nesta matéria, de 11 parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu, diz o JN.

O presidente da Assembleia da República quer impor punições aos deputados que desrespeitem as regras, que podem ir de uma simples advertência à suspensão até três meses de mandato sem salário.

Aos jornalistas, Brilhante Dias observou que só o Chega se manifestou contra “um escrutínio mais efetivo do cumprimento do Regimento da Assembleia da República e das normas mínimas da urbanidade nesta casa”.

“A Assembleia da República tem vivido momentos a que não estava habituada: a vice-presidente do parlamento Edite Estrela foi insultada várias vezes; tivemos uma sessão com o Presidente do Brasil, Lula da Silva, em que o nosso convidado foi brindado com um comportamento antidemocrático e muito mal educado“, acusou.

Segundo o líder da bancada socialista, registam-se também “comportamento de `bullying´ sobre os deputados únicos do Livre e do PAN; há no edifício papéis com caras do presidente da Assembleia da República com uma cruz em cima, e tem-se assistido em reuniões de comissão a comportamentos que não permitem o adequado funcionamento do trabalho parlamentar”.

“Este comportamento sistemático da extrema-direita parlamentar tem de ser parado para não haver degradação das instituições”, frisou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Eurico Brilhantes Dias fez ainda questão de assinalar que o PS, na conferência de líderes desta quarta-feira, não apenas concordou com a posição do presidente da Assembleia da República, como advertiu que “não permitirá que se contribua para a degradação da instituição parlamentar“.

“Foi com gosto que vi que o grupo parlamentar da extrema-direita ficou isolado” na conferência de líderes, disse.

Em relação ao “Youtuber” que visitou o parlamento recentemente a convite da Iniciativa Liberal, tendo depois insultado o primeiro-ministro, António Costa, após ter subido à tribuna de oradores, Eurico Brilhante Dias referiu que a bancada liberal “pediu desculpa” por esse incidente.

“Mas o que aconteceu foi particularmente grave“, salientou.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Santos Silva é um individuo que até mete medo com aquele semblante de presidiário e orelhas tipo abanos laterais. E depois o seu estilo de extremo autoritarismo, E depois o sei socratismo renegado mas sempre presente.

  2. O PS simboliza a corrupção e o crime. Não tem autoridade absolutamente nenhuma.
    Já vai aliás sendo tempo de se fazer justiça popular e tratar da saúde de alguns ilustres da praça pública,
    Acordem portugueses!

  3. Santos Silva é um zero à esquerda, tem a mania que é alguém importante mas não entende que ninguém quer saber dele para nada. Oxalá se candidate a presidente da república para perceber na votação que ninguém lhe dá crédito. Se não sabe ser imparcial como presidente da assembleia da república por ser um extremista de esquerda, então que saia do cargo pela porta do fundo.

  4. Chega de PS corruptos e ditadores! Viva a liberdade de expressão!
    Vivemos o inverno da ditadura de esquerda.

  5. A qualidade de un Eleito Parlamentar, define-se por a sua capacidade e competência , de se exprimir e expor as suas opiniões , com brio e respeito por todos os outros . A liberdade de expressão na A.R en particular , é sagrada na Constituição ; já o insulto , falta de Educação , provocações dignas de puros arruaceiros , não enaltecem os quadrantes Políticos que representam nem os seus Eleitores ! ……….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.