PS quer dar subsídio de desemprego em cessação por mútuo acordo

Miguel A. Lopes / Lusa

O programa eleitoral do PS prevê que o novo regime de cessação do contrato de trabalho por via conciliatória seja equiparado a “despedimento involuntário”, com acesso a subsídio de desemprego, sendo apenas aplicado a novos contratos.

Ainda no domínio laboral, no programa eleitoral dos socialistas continua a colocar-se o objetivo de limitar a celebração de contratos a prazo, mas a regulação dessa medida (tal como outras neste capítulo) fica com abertura para negociação em sede de concertação social.

Estas são duas mudanças da parte laboral que resultaram da discussão pública e que constam na versão final do programa eleitoral do PS – documento que foi publicamente divulgado na noite de quarta-feira, tal como se encontra previsto nos estatutos da Convenção Nacional deste partido, que se realiza no sábado, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Na versão final do programa eleitoral do PS, é também condicionada a projetada descida da taxa social única (TSU) das empresas, em quatro pontos percentuais, à avaliação anual das novas fontes de contribuição para o sistema da Segurança Social.

A questão da cessação dos contratos de trabalho por via conciliatória foi uma das mais polémicas, quer no meio sindical, quer no debate travado nos órgãos nacionais do PS.

Na versão final do programa, refere-se que a cessação do contrato de trabalho por via conciliatória é um dos mecanismos de combate à precariedade e que a intenção última é a regulação desta figura jurídica, tendo em vista uma relação de maior transparência entre empregador e trabalhador.

“Quando se utilize este processo conciliatório, as indemnizações por despedimento serão mais elevadas do que as atuais: Pelo menos 18 dias por cada ano de antiguidade nos primeiros três anos e 15 dias por cada ano adicional, com mínimo de 30 dias e um máximo de 15 meses, no respeito pelos instrumentos de negociação coletiva. Estas indemnizações estarão isentas de impostos”, lê-se no programa.

Ainda segundo o mesmo documento, “quando o processo conciliatório termine com a concordância do trabalhador, aplica-se o regime da cessação do contrato de trabalho de forma involuntária para o trabalhador, para o efeito de determinação de prestações sociais aplicáveis, como a de desemprego”.

Nesta matéria, o PS salienta que esta via conciliatória apenas se aplicará a novos contratos e, em caso de acordo, prevê-se que a indemnização do trabalhador seja mais elevada e que o processo seja equiparado a um “despedimento involuntário”, o que permite o acesso ao subsídio de desemprego.

Em caso de ausência de acordo entre trabalhador e empregador, os socialistas frisam que se mantêm “intocáveis as garantias” inerentes a um processo em tribunal.

Já em relação aos contratos a prazo, no cenário macroeconómico socialista introduzia-se uma limitação à sua celebração em função da substituição temporária de um trabalhador.

No documento final programático dos socialistas conserva-se a intenção de limitar a celebração de contratos a prazo, mas deixa-se a regulação dessa limitação para negociações em sede de concertação social.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aí está uma medida que vai ajudar muito a quem não quer fazer nenhum!…
    – Já houve quem tivesse como sistema, aguentar-se uns meses no trabalho para depois terem direito a subsídio de desemprego….
    -Já houve quem tivesse como sistema trabalhar um ano e deixar o trabalho para receber um 15º mês e ir trabalhar para outro lado…
    Enfim, também há muita gente que quer trabalhar e não tem como…
    Mas medidas destas a serem implementadas, ajudam a quem não quer fazer nenhum!…

  2. E não criam um subsidio de desemprego para ex secretários gerais dos partidos ?
    Que pena. Senão ficávamos já com um candidato.

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …