Nem o PSD e CDS juntos batem o PS. Maioria acredita que Costa vai ser primeiro ministro

Manuel Araújo / Lusa

Sem maioria absoluta, o Partido Socialista liderado por António Costa surge como o partido que recolhe mais intenções de voto (37,2%) contra os 25,6% obtidos pelo PSD de Rui Rio.

De acordo com a sondagem feita para a TSF, mesmo juntando as intenções de voto no CDS, 6,5%, o resultado dos dois partidos fica abaixo do que é registado pelos socialistas.

Nesta sondagem, o Bloco de Esquerda surge em terceiro lugar nas intenções de voto com 8,3%. CDS e CDU surgem empatados nos 6,5%. O PAN, atualmente com um deputado, duplica a intenção de voto (2,8%) quando comparada com o resultado de 2015 (1,3%). A Aliança, protagonizada por Pedro Santana Lopes, regista 1,8% o que, a confirmar-se, lhe abria a porta da Assembleia da República.

Mas esta sondagem mostra também que um quarto dos inquiridos ainda estão indecisos sobre o sentido de voto nas eleições legislativas.

Questionados sobre “Que candidato ganharia as Legislativas”, a maioria dos inquiridos, de todos os partidos, cita António Costa como o mais provável vencedor, caso estas se realizassem brevemente. É uma convicção partilhada até pelos 63% de inquiridos que dizem votar no PSD e no CDS.

António Costa é, entre os potenciais candidatos avaliados, aquele que regista maior firmeza de voto: 22% respondem que “votaria nele de certeza para Primeiro-Ministro”. Já Rui Rio regista 13% nesta questão.

Costa é o potencial candidato menos referido como “jamais votaria nele para Primeiro-Ministro”, Tem 41%, o mesmo valor que recolhe Carlos Guimarães da Iniciativa Liberal, contra os 45% que recolhe Rui Rio. Aliás o líder do PSD apresenta 22% de rejeição entre aqueles que dizem votar no PSD, enquanto António Costa apenas regista 9% de rejeição junto dos eleitores do PS.

No topo, com mais de 60% de rejeição, estão Tino de Rans (76%) e Santana Lopes (68%).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se este ou a conjugação da esquerda voltar a estar no poder, não me revejo neste povo. Deixarei de votar, deixarei esta fila pro abismo deste povo bem ensinado… Triste povo, triste País. O Benfica vai ser campeão…..

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …