PS está de olho na nova igualdade parental espanhola (e quer o mesmo em Portugal)

Lies Thru a Lens / Flickr

A deputada do PS Carla Tavares, que intervém nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em Bruxelas, vai propor que os 28 sigam o exemplo da Espanha, que acaba de ampliar a licença de parentalidade para 16 semanas – tanto para homens, como para mulheres.

O Governo de Pedro Sánchez aprovou, na passada sexta-feira, a equiparação das licenças de paternidade e maternidade, colocando assim o nosso país vizinho na liderança da Europa. A medida será implementada gradualmente em Espanha para que, a partir de 2021, ambos os pais de recém-nascidos disponham de 16 semanas pagas integralmente.

A deputada socialista Carla Tavares elogia a medida espanhola e adianta que o PS trabalhará para que a mesma seja também aplicada em Portugal.

“No futuro, esse é o nosso objetivo. Vou estar nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em Bruxelas, numa sessão interparlamentar, e conto fazer esse desafio aos Estados membros”, disse Carla Tavares ao Diário de Notícias. As comemorações decorrem esta quinta-feira, em Bruxelas.

“Estamos a falar de uma Europa onde a maior parte dos Estados membros nem sequer tem a partilha da licença parental, como acontece em Portugal. É importante que a licença parental seja paritária, o que não tem que ver apenas com os direitos das mulheres, mas também com os direitos dos pais. Cada vez mais, os homens querem ficar com os seus filhos e têm esse direito”, acrescentou ainda a deputada.

Apesar de não ser ainda nesta legislatura, Carla Tavares promete que os socialistas de tudo farão para que aconteça o mais rapidamente possível.

Ainda assim, a deputada reconhece que têm sido dados passos importantes, como um conjunto de propostas, que serão votadas na próxima semana na especialidade. Votar-se-á, entre outras medidas, o alargamento de 15 para 20 dias da licença obrigatória do pai.

No caso dos prematuros, será acrescido à licença o tempo em que o bebé esteve internado mais um mês, período de tempo dado “para corrigir a idade”. Nos outros casos, será sempre integrada à licença o tempo de internamento, adianta o DN.

A licença parental em Portugal é de 120 dias, pagos a 100%, ou 150, pagos a 80%. Os primeiros 42 dias de licença após o nascimento do bebé têm de ser obrigatoriamente gozados pela mãe. O pai é obrigado a gozar 15 dias úteis, tendo cinco de ser gozados logo a seguir ao nascimento e os restantes no primeiro mês.

O Governo espanhol justificou o alargamento da licença parental – tanto para homens como para mulheres – como mais um passo para a igualdade de género, tornando-se o país com o período de licença para homens mais alargado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Qualquer coisa envolve custos..Esses custos são repassados para os produtos ou serviços,prejudicando investimentos..Ou seja,qualquer benefício social já nasce com data de validade…

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …