PS diz que eliminar sobretaxa de IRS vai gerar 15 mil empregos

Os economistas socialistas defenderam que a dinâmica económica gerada pela redução da taxa social única (TSU) para os trabalhadores vai implicar “melhores pensões” e que a eliminação da sobretaxa de IRS vai criar 15 mil empregos.

A 21 de abril, um grupo de trabalho mandatado pelo PS apresentou o relatório “Uma década para Portugal“, que inclui um cenário macroeconómico até 2019 e uma série de medidas a adotar até esse horizonte temporal.

Entre as medidas sugeridas pelo grupo de trabalho liderado por Mário Centeno estava a redução da contribuição para a Segurança Social paga pelo trabalhador de forma gradual até 2018, passando a TSU dos atuais 11% para os 7% em 2018, e a eliminação gradual da sobretaxa de IRS, conduzindo à sua extinção em 2017.

O relatório encomendado pelo PS suscitou uma série de dúvidas ao PSD que, na segunda-feira, enviou uma lista de 29 perguntas, às quais o grupo de trabalho deu hoje resposta.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Assim! Qual a execuibilidade desta habilidade? O que soa é fantástico! E as responsabilidades se não resultar assim? É por estas e por outras que a impunidade eleitoralista prevalecerá.
    Nós, uns mais, outros menos, outros ainda nada esclarecidos têm o legítimo dever de votar!

  2. A pólvora seca foi descoberta há muito! A impunidade eleitoralista dá em boa medida em contos do vigário… Custo estimada do PAC V 2,2K milhóes!

  3. Acabar com a sobretaxa, mas que disparate, eu penso que toda a gente que esta de acordo com o brutal aumento de impostos está cheia de razão, pois temos o estado tão miserável que qualquer dia nem tem dinheiro para pagar aos inquilinos de S Bento, (Alah me ouvisse) . e vemos tanta gente ainda a beber uma cervejita e a fumar uns cigarritos, e ainda conseguem por alguns euros de gasolina para dar uma volta saloia uma vez por mês, fogo nesta gente, há que aumentar mais ainda os impostos que o povo ainda aguenta mais e não tem que ser piegas.

    • AJUSTAMENTO
      Não foi só os tgves 3ª auto-estrada p’ó norte, tuneis, ene barragens, eólicas, aeroportos (Beja incluído), parque escolar, PPPês a risco zero e rendimento garantido, com o país falido, sem dinheiro para pagar encargos… Foi igualmente a colossal dívida privada (crédito mal parado), cartões de crédito a granel, indivíduos com ene empréstimos para pagar empréstimos e até o cabeleireiro… Há indícios de que a sociedade adoptou um novo comportamento de vida. Menos pequeno almoço na pastelaria, Mais refeições em casa, menos aceleras no alcatrão, mais scooters nas estradas, menos consumo interno, tal como se viéssemos de um período de guerra (salvo seja!).
      Resumindo, tesos, foi-nos imposto um programa de governo a 3 anos (vigiado), do qual estamos a recuperar lentamente, desde logo, o principal: A credibilidade que nos faz aceder autonomamente aos mercados a juros zero em certas maturidades e até antecipar a amortização muito antes do tempo previsto. De qualquer modo ninguém nos livra dos “ajustamentos” que estes ou os próximos políticos acharão necessários…
      É que foram-se os aneis e com eles muitos dos dedos! E o tratamento não são próteses. São ajustamentos.

  4. Querem ver que só este ‘ desgoverno’ do Passos é que percebe de economia? Há comentadores que deviam ler o que escrevem 10 vezes seguidas como castigo. Fala-se em mudança e lá vem ‘ o sabe tudo’ estragar a notícia! Santa Paciência!!

    • Fazer postas de pescado atirado ao ar, convenhamos que é menos do que “santa paciência” mas como cada um tem o crivo que tem, ainda ouso soprar-lhe que entre as propostas conhecidas da coligação e do grupo dos 12 economistas são em tudo convergentes – por isso o apelo do PR – divergindo apenas na ordem dos ‘ingredientes na panela’… Serão todos todos eruditos, Não? Informe-se melhor, recorra a outras fontes e não se fique pelo lhe bufam ao ouvido!

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …