Sondagem: PS diz adeus à maioria absoluta e Marcelo perde fôlego

5

Tiago Petinga / Lusa

A mais recente sondagem mostra que o PS perdeu a maioria absoluta conquistada nas últimas eleições. Marcelo Rebelo de Sousa mantém um elevado nível de popularidade, mas perde fôlego.

Quase seis meses depois das últimas eleições legislativas, de 30 de janeiro, a mais recente sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público, mostra que o Partido Socialista (PS) perdeu a maioria absoluta conquistada.

Os socialistas garantem 38% das intenções, abaixo dos 41,37% que garantiram a maioria absoluta a António Costa. O PSD é o partido que mais ganhou aos olhos dos eleitores. O partido agora liderado por Luís Montenegro é a força política que mais sobe: mais de 2 pontos percentauis.

Somando os votos obtidos pelas coligações na Madeira e nos Açores, os sociais-democratas chegam aos 29,09%.

Em sentido contrário, PAN e CDS são os outros partidos além do PS que também ficam abaixo dos resultados de 30 de janeiro.

Atrás de PS e PSD surge o Chega, que cresceu para os 9%. O partido de André Ventura garante um fosso de três pontos percentuais para o quarto posto, ocupado pela Iniciativa Liberal. Os liberais também subiram, pouco mais de um ponto percentual, para os 6%.

Bloco de Esquerda e CDU surgem a seguir. A sondagem mostra que os dois partidos subiram mais de meio ponto percentual, digladiando-se pelo quarto lugar com 5%.

Os resultados da sondagem ilustram ainda uma perda de popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. A sua presidência “mantém elevados índices de popularidade, mas sem o unanimismo do passado mais recente”, escreve Amílcar Correia num editorial do Público.

Numa escala de zero a 20, Marcelo recebeu 12,9: uma avaliação média mais baixa do que a conseguida em maio de 2021, quando conseguiu 15,7.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.