PS Braga ataca o PS nacional em moção secreta

Mário Cruz / Lusa

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

Está o caldo entornado entre o PS Braga e a estrutura nacional do partido. Tudo por causa da escolha dos candidatos do distrito para as próximas eleições autárquicas. A Federação socialista bracarense acusa o PS nacional de agir ao estilo “posso e mando”.

O desagrado do PS Braga prende-se com a escolha dos candidatos autárquicos do partido para vários concelhos do distrito, nomeadamente Fafe, Barcelos e Vizela.

A guerra interna levou o PS nacional a impor as suas escolhas, conforme avança o Expresso, o que leva o presidente da Federação bracarense, Joaquim Barreto, a sentir-se “desrespeitado e deconsiderado”, conforme cita o semanário.

Perante isto, o PS Braga aprovou uma moção de censura que visa directamente a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, uma vez que ela terá rejeitado várias das opções apresentadas pela distrital para as autárquicas.

O Expresso nota que o PS Braga acusa o PS nacional de agir ao estilo do “quero, posso e mando”. O semanário acrescenta que o documento já foi entregue a António Costa com a nota de que o primeiro-ministro “cala e consente” esta “ingerência abusiva” no âmbito do poder local.

O teor da moção de censura não foi contudo, oficialmente revelado pelo PS Braga que decidiu, em reunião na segunda-feira à tarde, não divulgar o documento, conforme aponta o Jornal de Notícias citando Joaquim Barreto.

Um dos principais pontos de polémica entre a Federação e o PS nacional foi o jantar de 25 de Abril, organizado pela Câmara de Fafe, que é liderada por Raul Cunha, um independente que tem o apoio da estrutura do partido em Lisboa. Mas a concelhia e a distrital preferiam apoiar Antero Barbosa, militante socialista que concorre também como independente.

Ora, o PS nacional enviou Manuel Pizarro, o candidato do partido no Porto, marcar presença no apoio a Raul Cunha. Nesse mesmo dia, Antero Barbosa também organizou um jantar sem que ninguém do PS nacional lá tenha estado.

A grande preocupação do PS nacional é que o partido venha a perder a sua influência num distrito que tem sido considerado um bastião socialista.

Antes destes novos dados, Ana Catarina Mendes já tinha sido confrontada com as desavenças com o PS Braga e tinha desvalorizado a polémica, em entrevista ao Observador, embora assumindo a turbulência interna.

“O PS felizmente é um partido plural e abrangente. Isso permite que no Congresso Nacional tenhamos definido como critério recandidatar todos os presidentes de câmara eleitos. Não há democracia sem procedimentos, não há democracia sem regras”, disse a secretária-geral do PS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …