PS Braga ataca o PS nacional em moção secreta

Mário Cruz / Lusa

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

Está o caldo entornado entre o PS Braga e a estrutura nacional do partido. Tudo por causa da escolha dos candidatos do distrito para as próximas eleições autárquicas. A Federação socialista bracarense acusa o PS nacional de agir ao estilo “posso e mando”.

O desagrado do PS Braga prende-se com a escolha dos candidatos autárquicos do partido para vários concelhos do distrito, nomeadamente Fafe, Barcelos e Vizela.

A guerra interna levou o PS nacional a impor as suas escolhas, conforme avança o Expresso, o que leva o presidente da Federação bracarense, Joaquim Barreto, a sentir-se “desrespeitado e deconsiderado”, conforme cita o semanário.

Perante isto, o PS Braga aprovou uma moção de censura que visa directamente a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, uma vez que ela terá rejeitado várias das opções apresentadas pela distrital para as autárquicas.

O Expresso nota que o PS Braga acusa o PS nacional de agir ao estilo do “quero, posso e mando”. O semanário acrescenta que o documento já foi entregue a António Costa com a nota de que o primeiro-ministro “cala e consente” esta “ingerência abusiva” no âmbito do poder local.

O teor da moção de censura não foi contudo, oficialmente revelado pelo PS Braga que decidiu, em reunião na segunda-feira à tarde, não divulgar o documento, conforme aponta o Jornal de Notícias citando Joaquim Barreto.

Um dos principais pontos de polémica entre a Federação e o PS nacional foi o jantar de 25 de Abril, organizado pela Câmara de Fafe, que é liderada por Raul Cunha, um independente que tem o apoio da estrutura do partido em Lisboa. Mas a concelhia e a distrital preferiam apoiar Antero Barbosa, militante socialista que concorre também como independente.

Ora, o PS nacional enviou Manuel Pizarro, o candidato do partido no Porto, marcar presença no apoio a Raul Cunha. Nesse mesmo dia, Antero Barbosa também organizou um jantar sem que ninguém do PS nacional lá tenha estado.

A grande preocupação do PS nacional é que o partido venha a perder a sua influência num distrito que tem sido considerado um bastião socialista.

Antes destes novos dados, Ana Catarina Mendes já tinha sido confrontada com as desavenças com o PS Braga e tinha desvalorizado a polémica, em entrevista ao Observador, embora assumindo a turbulência interna.

“O PS felizmente é um partido plural e abrangente. Isso permite que no Congresso Nacional tenhamos definido como critério recandidatar todos os presidentes de câmara eleitos. Não há democracia sem procedimentos, não há democracia sem regras”, disse a secretária-geral do PS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …