PS Braga ataca o PS nacional em moção secreta

Mário Cruz / Lusa

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

António Costa, Ana Catarina Veiga Mendes, Manuel Pizarro (C), Fernando Medina (D), Eduardo Cabrita (E), durante a Convenção Autárquica Nacional do PS.

Está o caldo entornado entre o PS Braga e a estrutura nacional do partido. Tudo por causa da escolha dos candidatos do distrito para as próximas eleições autárquicas. A Federação socialista bracarense acusa o PS nacional de agir ao estilo “posso e mando”.

O desagrado do PS Braga prende-se com a escolha dos candidatos autárquicos do partido para vários concelhos do distrito, nomeadamente Fafe, Barcelos e Vizela.

A guerra interna levou o PS nacional a impor as suas escolhas, conforme avança o Expresso, o que leva o presidente da Federação bracarense, Joaquim Barreto, a sentir-se “desrespeitado e deconsiderado”, conforme cita o semanário.

Perante isto, o PS Braga aprovou uma moção de censura que visa directamente a secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes, uma vez que ela terá rejeitado várias das opções apresentadas pela distrital para as autárquicas.

O Expresso nota que o PS Braga acusa o PS nacional de agir ao estilo do “quero, posso e mando”. O semanário acrescenta que o documento já foi entregue a António Costa com a nota de que o primeiro-ministro “cala e consente” esta “ingerência abusiva” no âmbito do poder local.

O teor da moção de censura não foi contudo, oficialmente revelado pelo PS Braga que decidiu, em reunião na segunda-feira à tarde, não divulgar o documento, conforme aponta o Jornal de Notícias citando Joaquim Barreto.

Um dos principais pontos de polémica entre a Federação e o PS nacional foi o jantar de 25 de Abril, organizado pela Câmara de Fafe, que é liderada por Raul Cunha, um independente que tem o apoio da estrutura do partido em Lisboa. Mas a concelhia e a distrital preferiam apoiar Antero Barbosa, militante socialista que concorre também como independente.

Ora, o PS nacional enviou Manuel Pizarro, o candidato do partido no Porto, marcar presença no apoio a Raul Cunha. Nesse mesmo dia, Antero Barbosa também organizou um jantar sem que ninguém do PS nacional lá tenha estado.

A grande preocupação do PS nacional é que o partido venha a perder a sua influência num distrito que tem sido considerado um bastião socialista.

Antes destes novos dados, Ana Catarina Mendes já tinha sido confrontada com as desavenças com o PS Braga e tinha desvalorizado a polémica, em entrevista ao Observador, embora assumindo a turbulência interna.

“O PS felizmente é um partido plural e abrangente. Isso permite que no Congresso Nacional tenhamos definido como critério recandidatar todos os presidentes de câmara eleitos. Não há democracia sem procedimentos, não há democracia sem regras”, disse a secretária-geral do PS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …