PS avança com pedido de auditoria ao Novo Banco. Pode demorar mais de um ano

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, intervém durante a sua audição na comissão de Orçamento e Finanças.

O PS vai avançar com um pedido suplementar de auditoria ao Novo Banco, de forma a validar a uma eventual nova injeção no banco. Contudo, a auditoria pode demorar mais de um ano a chegar.

O grupo parlamentar socialista vai avançar com um pedido de auditoria ao Novo Banco por parte do Tribunal de Contas. O pedido será feito esta sexta-feira e o PS espera que o Parlamento o aprove na comissão de Orçamento e Finanças, escreve o Observador.

Apesar do pedido célere dos socialistas, a história recente mostra que os juízes podem demorar mais de um ano a entregar o relatório. A auditoria tinha como objetivo validar um novo pedido de injeção de capital no Novo Banco, que normalmente acontece em maio. Contudo, o documento poderá não chegar a tempo.

“Percebemos e compreendemos que há um conjunto de partidos que põe reservas em relação àquela auditoria em concreto [a da Delloite]. Portanto, não há razão nenhuma para esperar pelo próximo ano”, disse o deputado socialista Fernando Anastácio ao Observador.

Anastácio realça que o Parlamento não tem instrumentos para impor um prazo ao Tribunal de Contas para apresentar os resultados da auditoria. Assim, é impossível saber se esta chegará a tempo antes e uma nova injeção de capital.

O tempo da auditoria depende muito da complexidade dos temas. Neste caso, o Tribunal de Contas terá de escrutinar fundamentalmente o acordo com a Lone Star que assegurou uma almofada de capital de até 3,89 mil milhões de euros. Além disso, será necessário auditar a gestão e venda de ativos que provocaram grandes perdas à instituição bancária.

A auditoria à privatização da TAP é exemplo do tempo que este tipo de processo pode demorar. O pedido de auditoria foi feito em 2016, mas o resultado foi apenas divulgado em julho de 2018. O mesmo aconteceu com a auditoria de acompanhamento do modelo de financiamento da ADSE, pedida em janeiro de 2018 e divulgada em outubro de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A roubar os contribuintes para dar ao Novo Banco é rapidíssimo, para ver as falcatruas é a passo de lesma. muito conveniente.

  2. Pois claro…continuem assim, se calhar era melhor adiar para daqui a 10 ou 20 ou 30 anos, as gerações futuras coitados …Deus tenha misericórdia…

  3. A velha técnica, “en quanto o pau vai e vem, folga o corpo”, mais uma auditoria, mais uns “cacaus” gastos a custa do contribuinte a somar a enorme vigarice.

  4. ISTO É VERGONHOSO: gasta-se não só com as escandalosas “injeções” de capital, como com as auditorias, como com os “prémios” milionários aos administradores pelo seu (DES)empenho… É FARTAR, VILANAGEM!

  5. O que as autoridades, enquanto representantes do povo, deviam fazer na minha modesta opinião, era indagar sobre quem conduziu o país á falência e á miséria em que estamos e leva-los á justiça. Há dinheiro para todos os erros cometidos, corrupção incluida, mas não há para a simples sobrevivência do cidadão, mais de dois milhões a viver da caridade e da sopa dos pobres. Quem fez as coisas, quem autorizou os empréstimos, a saídas de verbas indevidas e mal aplicadas, da banca ou do Estado? . É inegavel que todas as operações financeiras que deram lugar ás chamadas “imparidades” estão em documentos assinados por quem tinha poder para o fazer. Não é dificil apurar quem o fez, pelo contrário é bem simples. Só que a politica , que trabalha em rede, não pretende levantar lebres onde pode estar metida até ao pescoço. Enquanto este país for isto, onde o segredo e a falta de transparência da coisa publica e não só, são o dia a dia, não se vai a nenhum lado. A necessidade e a miséria, hão-de levar um dia a novas ditaduras.

  6. Outra auditoria? Para quê? Está msi que visto que não vale a pena, é só para os MAUS “gestores” poderem ganhar os seus prémios de maus gestores, e o Governo voltar a deitar o nosso dinheiro no saco azul. Eles mesmo com prejuízo dão prémios!!!è gozar com quem trabalha. Era deitar “uma bomba” no Novo Banco a ver se esta novela acaba de uma vez por todas, ou demitir esses fulanos e colocar lá alguém COMPETENTE.

RESPONDER

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …