PS avança com pedido de auditoria ao Novo Banco. Pode demorar mais de um ano

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, intervém durante a sua audição na comissão de Orçamento e Finanças.

O PS vai avançar com um pedido suplementar de auditoria ao Novo Banco, de forma a validar a uma eventual nova injeção no banco. Contudo, a auditoria pode demorar mais de um ano a chegar.

O grupo parlamentar socialista vai avançar com um pedido de auditoria ao Novo Banco por parte do Tribunal de Contas. O pedido será feito esta sexta-feira e o PS espera que o Parlamento o aprove na comissão de Orçamento e Finanças, escreve o Observador.

Apesar do pedido célere dos socialistas, a história recente mostra que os juízes podem demorar mais de um ano a entregar o relatório. A auditoria tinha como objetivo validar um novo pedido de injeção de capital no Novo Banco, que normalmente acontece em maio. Contudo, o documento poderá não chegar a tempo.

“Percebemos e compreendemos que há um conjunto de partidos que põe reservas em relação àquela auditoria em concreto [a da Delloite]. Portanto, não há razão nenhuma para esperar pelo próximo ano”, disse o deputado socialista Fernando Anastácio ao Observador.

Anastácio realça que o Parlamento não tem instrumentos para impor um prazo ao Tribunal de Contas para apresentar os resultados da auditoria. Assim, é impossível saber se esta chegará a tempo antes e uma nova injeção de capital.

O tempo da auditoria depende muito da complexidade dos temas. Neste caso, o Tribunal de Contas terá de escrutinar fundamentalmente o acordo com a Lone Star que assegurou uma almofada de capital de até 3,89 mil milhões de euros. Além disso, será necessário auditar a gestão e venda de ativos que provocaram grandes perdas à instituição bancária.

A auditoria à privatização da TAP é exemplo do tempo que este tipo de processo pode demorar. O pedido de auditoria foi feito em 2016, mas o resultado foi apenas divulgado em julho de 2018. O mesmo aconteceu com a auditoria de acompanhamento do modelo de financiamento da ADSE, pedida em janeiro de 2018 e divulgada em outubro de 2019.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A roubar os contribuintes para dar ao Novo Banco é rapidíssimo, para ver as falcatruas é a passo de lesma. muito conveniente.

  2. Pois claro…continuem assim, se calhar era melhor adiar para daqui a 10 ou 20 ou 30 anos, as gerações futuras coitados …Deus tenha misericórdia…

  3. A velha técnica, “en quanto o pau vai e vem, folga o corpo”, mais uma auditoria, mais uns “cacaus” gastos a custa do contribuinte a somar a enorme vigarice.

  4. ISTO É VERGONHOSO: gasta-se não só com as escandalosas “injeções” de capital, como com as auditorias, como com os “prémios” milionários aos administradores pelo seu (DES)empenho… É FARTAR, VILANAGEM!

  5. O que as autoridades, enquanto representantes do povo, deviam fazer na minha modesta opinião, era indagar sobre quem conduziu o país á falência e á miséria em que estamos e leva-los á justiça. Há dinheiro para todos os erros cometidos, corrupção incluida, mas não há para a simples sobrevivência do cidadão, mais de dois milhões a viver da caridade e da sopa dos pobres. Quem fez as coisas, quem autorizou os empréstimos, a saídas de verbas indevidas e mal aplicadas, da banca ou do Estado? . É inegavel que todas as operações financeiras que deram lugar ás chamadas “imparidades” estão em documentos assinados por quem tinha poder para o fazer. Não é dificil apurar quem o fez, pelo contrário é bem simples. Só que a politica , que trabalha em rede, não pretende levantar lebres onde pode estar metida até ao pescoço. Enquanto este país for isto, onde o segredo e a falta de transparência da coisa publica e não só, são o dia a dia, não se vai a nenhum lado. A necessidade e a miséria, hão-de levar um dia a novas ditaduras.

  6. Outra auditoria? Para quê? Está msi que visto que não vale a pena, é só para os MAUS “gestores” poderem ganhar os seus prémios de maus gestores, e o Governo voltar a deitar o nosso dinheiro no saco azul. Eles mesmo com prejuízo dão prémios!!!è gozar com quem trabalha. Era deitar “uma bomba” no Novo Banco a ver se esta novela acaba de uma vez por todas, ou demitir esses fulanos e colocar lá alguém COMPETENTE.

RESPONDER

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …