PS atinge o pior resultado das sondagens (e o PSD está cada vez mais perto)

Mário Cruz / Lusa

A nova sondagem da Pitagórica mostra que o PSD continua a subir nas intenções de voto, estando agora a 6,4 pontos percentuais do PS, com 28,9%. Por outro lado, os socialistas atingiram o valor mais baixo de intenções de voto desde o início destas sondagens, a 21 de setembro, com 35,3%.

A 21 de setembro, na primeira sondagem de uma série diária da Pitagórica, para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, o partido de António Costa surgia com 40,6% e com uma distância de 14 pontos percentuais para o PSD. Em agosto, chegou a ter cerca de 43%.

Na sondagem desta segunda-feira, o partido liderado por Rui Rio conseguiu subir 2,4 pontos percentuais em relação aos resultados deste domingo. Os resultados dos sociais-democratas têm crescido, uma vez que há nove dias o PSD tinha uma intenção de voto de 26,6% e hoje tem mais 2,3 pontos percentuais.

Como terceira maior força política continua o Bloco de Esquerda, de Catarina Martins, com 9,1% das intenções de voto esta segunda-feira. É o segundo dia consecutivo de descidas, sendo que os bloquistas desceram nove décimas. Ainda assim, mantêm um resultado superior em relação ao início das sondagens, onde tiveram 8,8%.

De seguida, e com uma subida ainda significativa, está a CDU — coligação do PCP com o Partido Ecologista Os Verdes —, que alcançou os 7,8% das intenções de voto (mais 1,5 pontos percentuais), o seu melhor resultado até agora nesta sondagem.

Já o CDS subiu uma décima nas intenções de voto, estando agora com 4,5%, uma subida ainda longe da que foi registada de sábado para domingo, onde o partido liderado por Assunção Cristas viu os números subirem de 3,6% para 4,4%.

O PAN, de André Silva, subiu também uma décima, passando para 3,2% das intenções de voto.

Nos pequenos partidos sem representação eleitoral, que esta segunda-feira estiveram em debate televisivo, as sondagens da Pitagórica indicam que o Iniciativa Liberal (IL), que tem vindo a registar algumas quedas nos últimos dias, recuperou duas décimas, para 1,3%, mas não o suficiente para não ser ultrapassado pelo partido Livre, que registou 1,5%. Já o Chega, de André Ventura, manteve os 1,1% das intenções de voto. Por fim, e com o seu pior resultado nas sondagens, está o Aliança. O partido de Pedro Santana Lopes ficou-se pelos 0,6% esta segunda-feira.

ZAP //

 

PARTILHAR

54 COMENTÁRIOS

  1. As sondagens são como os célebres paladares uns rebuçados que eram vendidos nos cacilheiros era cada cor tinha um paladar, assim são as sondagens, são feitas consoante o gosto de cada um ou a cor política, por mim já decidi vou votar no Tiririca.

  2. Parece-me que o Zaap tem censura, os meus comentários não estão a ser publicados, será que tenho de comentar ao agrado do ZaaP?

  3. Uma legislatura de reversões a pensar em eleições… Sem estratégia nem horizonte. A única estratégia foi repor clientelas, satisfazer eleitorados, aumentar o peso do Estado, aumentar os impostos de forma incrível para alimentar tudo e explorar quem cria emprego e riqueza. Lamentável. Talvez o caso de Tancos esteja a ajudar a abrir alguns olhos sobre o caráter de boa parte deste (des)Governo do PS.

  4. No primeiro mandato foi gastar as centenas de milhões injectados na banca por Mário Draghi, os quais artificialmente fizeram a economia arrancar. Se for para o 2°mandato o país vai à banca rota novamente. Não se criou riqueza suficiente e agora é preciso pagar.Países socialistas não conseguem atrair grandes investimentos.Solução?!Votar na direita.

  5. Só os doidos ou mal intencionados podem quere um regresso ao tempo da miséria imposta pelo anterior governo. PSD/CDS: O povo português é sábio e não se deixará influenciar pela mentira.

    • Espere até a bola de neve se formar! Acha que Portugal ficou rico num estalar de dedos?! O dinheiro que circula é todo da banca, acha que o país criou riqueza.Que investimentos houve desde então, dignos de registo quase nenhuns! Empresários não investem em países socialistas, muito menos apoiados por partidos de esquerda, o dinheiro dos outros esta-se a acabar..!!

      • O dinheiro que circula não é “todo” da banca, nem Portugal ficou rico com um estalar de dedos. O dinheiro que circula provem da economia.
        A sua “condenação ” de países socialistas, entre os quais Portugal, é mesmo própria de um ignorante ou mal intencionado.
        Se você não sabe ,ou porque é inculto ou porque não quer ler, ninguém tem culpa ,a não ser você. O IDE, embora que em valores ainda não elevados, é consistente. Isto vem tudo nas informações do INE.
        Não misture iliteracia com bronquice partidária.

        • o que é que os socialistas fizeram como governo? eu vou lembrar-lhe.primeiro gastou o tesouro que existia.depois criou a primeira divida externa e depois foi sempre a aumentá-la.será que ser caloteiro é ser competente e sério?aprenda a estar na vida

          • Senhor padrinho quim. Deve estar a delirar, que tesouro? o da miséria? O que é que você faz na vida? O melhor é descansar de tanto desconhecimento. Acabou a conversa.

            • A cegueira política à esquerda tem duas razões – querer “comer” sem trabalhar ou falta de senso.

          • Um tesouro?!
            Onde/quando?
            Hahahaaaaaa!…
            É o que dá misturar realidade (e a história) com a ficção dos Piratas das Caraíbas!…

        • O PS transportou sempre o ADN da miséria: 3 bancarrotas e um pântano e um primeiro ministro que, no exercício das funções, sacou milhões e milhões. Fosca-se, não posso ver esta tralha bancarroteira, como o atual governo do indiano que vem na mesma linha: Tudo em família e negociatas inter-familiares, à fartazana. Esta quadrilha socialista, vai-nos desgraçar outra vez.

      • Como?
        O dinheiro é todo da banca?!
        Qual banca; aquela que deve milhões a Portugal/aos portugueses (e por todo o mundo)?!
        Hahahaaaa!……
        Tu vives numa realidade paralela, só pode…
        Olha quem são eles:
        “Sete bancos tiveram de se socorrer do Estado português por causa da crise financeira. Saíram dos cofres públicos quase 24 mil milhões de euros nos últimos 12 anos.”
        eco.sapo.pt/2019/05/28/banco-a-banco-como-o-estado-injetou-24-mil-milhoes-no-sistema-financeiro/
        .
        Estás tão bom como esta:
        youtube.com/watch?v=RqZhU_esbUc

        • Meu caro, antes de mais não o conheço de parte nenhuma para você me tratar por tu. É uma questão de educação
          Em segundo lugar você deve estar a responder a outra pessoa. O que eu digo é que o dinheiro não é todo da Banca, em resposta a um tal Val, que como você não tem a coragem de se identificar.

          UMA OBSERVAÇÃO para o ZAP . SÓ deviam ser aceites os comentários de pessoas identificadas,

          • Peço desculpa mas a minha resposta era mesmo para o tal Val!!
            .
            Não acho que tratar alguém por tu seja falta de educação, principalmente num espaço de comentários na Internet. Pessoalmente acho que todos se deviam tratar por tu, afinal são todos anónimos ao mesmo nível e acho que assim é mais fácil comunicar!…
            Todas as pessoas que comentam estão identificadas por um nome e um email. Esse nome e email podem ser verdadeiros ou não; ninguém sabe se os nomes são reais e isso também não é importante – o que interessa é a mensagem.

            • A única coisa que tenho a dizer-lhe é que o mal é as pessoas serem anónimas. Cada indivíduo deveria identificar-se pelo seu próprio nome.
              Aliás já deixei essa sugestão ao próprio ZAP, como pode verificar.

    • Peço desculpa… CORRIJO, por ser fatual; miséria imposta pela política irresponsável (e corrupta, alegadamente…) do eng. Sócrates, cujo ministro da Justiça era o atual “iluminado” António Costa.
      A verdade acima de tudo! [O responsável é quem “partiu tudo” ou quem “colou os cacos”?]
      Francamente… achei que este tema já não tinha discussão!

    • Tem toda a razão. O governo do sócrates, pinho, costa, secretários de sstado acusados de peculato, três arguidos no caso das viagens da Galp, dois ministros suspeitos nas PPP e do amigo vara é que foi bom. Muito bom mesmo. Pena foi termos andado os 10 anos seguintes a pagar os estragos que deixaram ao país.
      Olha… faz um favor a ti próprio e ao país e amordaça-te e proíbe-te de te aproximares de um teclado.

      • A única resposta que lhe dou é que dê corda aos bitorinos e bá de froskes.
        Para energúmenos é mais que o suficiente.

        • Este Barreira, escroque e lambe-botas xuxa, ainda vai comer do veneno do indiano. Já não falta muito, infelizmente, para que este “retângulo” esteja novamente na fossa. Que degredo ! É o eterno ADN da miserável xuxalhada.

    • A miséria não foi imposta pelo PSD/CDS. Foi imposta pela troika chamada pelos “socialistas”. Que estiveram treze anos no poder. Em 2002 já o país estava no pântano depois de 7 anos de guterrismo. Este desgoverno só tem desgovernado com a austeridade do anterior e com uma carga de impostos nunca vista. Eu recebo o mesmo que recebia em 2011. Alguns rebuçados que tem dado foram comprados com o aumento de impostos, especialmente os indiretos.

    • Uma legislatura de reversões, a dar uns rebuçados, a pensar em eleições… Sem estratégia nem horizonte. A única estratégia foi repor clientelas, satisfazer eleitorados, aumentar o peso do Estado, aumentar os impostos de forma incrível para alimentar tudo e explorar quem cria emprego e riqueza. Lamentável. Talvez o caso de Tancos esteja a ajudar a abrir alguns olhos sobre o caráter de boa parte deste (des)Governo do PS.
      O primeiro mandato de Costa, foi gastar às centenas de milhões, injetados na banca por Mário Draghi, os quais artificialmente fizeram a economia arrancar. Se for para o 2°mandato, o país vai à bancarrota novamente. Não se criou riqueza suficiente e agora é preciso pagar. Países socialistas não conseguem atrair grandes investimentos, porque o empresariado não tem confiança neles.

    • Só os doidos ou mal intencionados podem querer um regresso ao tempo da miséria imposta pelo governo socialista do saca-milhões Sócrates. Estoirou o país e depois pediu socorro à Troika para nos emprestar 90.000.000.000 de euros, que havemos todos de pagar numas dezenas de anos. Fomos todos fodricados com este desastre socialista. Calhou-nos a fava a todos nós e ao governo que então teve que ficar sob o domínio da Troika durante 3 anos. Parece que há pessoas, como este Rocha Barreira, que gostou da enorme pancada que o PS nos deu. É com infelizes e ignorantes destes que não saímos da cepa torta.

  6. Falta de autoridade das forças policiais, falta de justiça, entrada indiscriminada de imigrantes, serviços públicos que não funcionam,investimentos várias vezes anunciados, mas que nunca saem do papél. É HORA DE Votar Na DIREITA.!Países socialistas não progridem, os empresários não investem…

    • Exacto… nada disso acontecia com o Passos e o seu governo ultra-liberal que vendeu o país ao desbarato a troco de quase nada!…
      Na verdade, entre o PSD e o PS a diferença é muita pouca – como se tem visto com o actual governo, que podia perfeitamente ser do PSD!..
      .
      É… coitados dos países socialistas do norte da Europa (Noruega, Suécia, Dinamarca, etc); realmente não tem progredido muito, não… estão “apenas” no topo do índice de qualidade de vida há muitos anos!…

      • Ai que risota, este EU ! O socialista Sócrates fodricou o país e pediu milhões e milhões de empréstimo e este artolas diz que o Passos Coelho é que vendeu o país ao desbarato ! Então mas ainda há desta escória por aí ?

  7. Por isso é que as sondagens de há 4 anos também davam a vitória ao indiano e ele acabou por ser derrotado.

  8. Uma coisa já é mais que certa. Os familiares do PS não vão mamar sozinhos. Isso é garantido. O regabofe não vai ser tão grande como chegaram a imaginar. Muitos que eu conheço já esfregavam as mãos a dizer que agora sem a esquerdalha é que ia ser encher. Felizmente não vão encher. E isso é bom. Enchem menos. E tendo em conta que vem aí uma conjuntura económica internacional adversa, muito provavelmente nem terminarão o mandato.

  9. Isto na política é uma vergonha, vale tudo para baralhar o povo. As pessoas que vejam se estão melhor agora ou quando era a direita a governar. Há que lembrar: quem descongelou as carreiras, quem aumentou (embora só um pouquinho) as reformas, quem se lembra dos pobres, não é a direita de certeza, muito menos o CDS que está preocupada com a classe média / alta. Esses se estiverem mal, esquecidos, que desçam para pobres.

  10. Com aa calças do meu Pai sou em Grande Homem!
    Isto foi o q o Sôr Costa fez nos últimos 4 anos!
    Deem lhes mais 4 anos e teremos resgate outra vez… É q as calças ja estão a ficar curtas…

  11. Estes portugueses com memória curta, já esqueceram as promessas de Passos Coelho antes das eleições, já esqueceram os cortes: – nos salários e reformas, dos feriados, dos subsídios de férias e Natal, dos manuais escolares, das 40 horas de trabalho, etc, vão atrás das promessas e do fanatismo e sejam felizes com o regresso desse passado, depois não se queixem.

    • E a Carlinha já percebeu que os cortes foram feitos porque os seus amigos deixaram o país totalmente na bancarrota?!
      E que esse plano de cortes foi assinado pelo seu partido? Sim, o PS assinou o acordo com a Troika. Até porque não tinha qualquer outra hipótese. O país não tinha dinheiro.

      Olhe, procure tomar banho ou pelo menos lavar a cara antes de vir aqui comentar. Experimente também tomar café de vez em quando para ver se acorda.

    • Sim, o Costa diminuiu as horas de trabalho de 40 para 35 horas. Mas a quem? – Aos funcionários públicos. Descongelou carreiras a quem? – Aos funcionários públicos. Aumentou o salário mínimo a quem? – Aos funcionários públicos. E os do privado?? São cidadãos de 2ª??!! Um salário mínimo para a função pública e outro para o privado??!! Não há registo de tamanha aberração! Um país cada vez mais segmentado…!
      E quem fechou escolas, hospitais, centros de saúde, tribunais… num massivo ataque às populações do interior do país? Não foi o Sócrates??!! Arre ministro derrotado que se pavoneia como se tivesse sido o vencedor legítimo!!!

      • O PS é o símbolo da desgraça. Como é que ainda há gente que consegue gostar e aplaudir essa seita larápia socialista ? A mim roubaram-me muito, como a tantos milhares de portugueses, mas quem me roubou foi o PS de Sócrates, não foi mais ninguém.

    • O bandido Sócrates deu cabo do país e esta sujeita fala de Passos. Diz ela: sejam felizes com o regresso desse passado! Ela está a falar do passado que foi a bancarrota do saca-milhões do partido socialista, que hipotecou o país à Troika e que nos fodricou a todos. Esta sujeita Carla só pode estar doente da tola.

  12. Infelizmente não há problema para o AGORA pai dos pobres chamado PS. O super trepador para 1º. Ministro, o Costinha, já está no furacão dos Açores para comover o Povo que, bondosamente, o fará chegar à maioria absoluta ou coisa semelhante. Não acham que é a maior golpada do menino, se exceptuarmos a da chegada a 1º. ministro sem ter sido eleito para tal ???!!!! Boa………, vamos lá, dá o peito ao vento e salva todos os Votos nas Ilhas e no Continente, rapaz!!!

  13. ISTO É UMA BOMBA, SOBRE A CABEÇA DE COSTA !

    O primeiro ministro Costa, declarou aos jornalistas, em 26 de outubro de 2018, que não teve conhecimento do memorando, ou documento apócrifo, sobre a recuperação do material militar roubado.
    Numa audição na comissão de inquérito, Francisco André, chefe de gabinete de António Costa, revelou que entregou o documento ao primeiro ministro, na manhã do dia 12 de outubro, antes de uma “reunião de trabalho” que o chefe do governo iria ter com Azeredo Lopes. Isto é uma bomba sobre a cabeça de Costa !

  14. Para os tempos que correm o CDS é o partido que está mais preparado … não votem nos partidos … votem nas pessoas… Cristas é. uma mulher com capacidade de liderança…

RESPONDER

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …