PS teve o melhor resultado de sempre de um partido em eleições locais

Tiago Petinga / Lusa

A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes

A secretária-geral adjunta do PS afirmou, esta segunda-feira, que os socialistas alcançaram no domingo o maior resultado de sempre de um partido em eleições autárquicas, conquistando 159 presidências de câmaras e participando em 165 listas vencedoras.

Ana Catarina Mendes, “número dois” da direção socialista, apresentou estes dados numa conferência de imprensa em Lisboa em que salientou que o PS atingiu “todos os seus objetivos” nas eleições autárquicas.

A secretária-geral adjunta do PS disse que os socialistas conquistaram 159 presidências das 308 câmaras em disputa e mais duas em coligações (Funchal e Felgueiras). Apoiaram ainda quatro listas independentes (Anadia, Aguiar da Beira, São João da Pesqueira e Calheta), o que significa que os socialistas estiveram envolvidos em 165 listas vencedoras.

“O PS teve mais votos, mais câmaras, mais freguesias, ganhou as lideranças das associações nacionais dos Municípios Portugueses (ANMP) e de Freguesias (Anafre), foi o mais votado em 16 dos 18 distritos do continente e na Região Autónoma dos Açores. O PS foi ainda o mais votado nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”, especificou.

Neste contexto, Ana Catarina Mendes concluiu que o Partido Socialista registou no domingo “uma vitória histórica que ninguém pode contestar”.

“É o melhor resultado de sempre do PS em eleições autárquicas, mas, saliente-se, é também o melhor resultado de sempre na história do Poder Local democrático de qualquer partido”, disse.

Perante os jornalistas, a “número dois” da direção do PS referiu que os socialistas venceram em vários municípios que, até agora, “não tinham mudado de cor de partidária” e congratulou-se com a ligeira redução da abstenção verificada nas eleições de domingo.

Tal como tinha feito o secretário-geral do PS na véspera, também Ana Catarina Mendes identificou o PSD como o partido que sofreu “uma derrota estrondosa”.

“Estrondosa porque a receita da direita voltou a ser derrotada”, afirmou.

A seguir, no entanto, Ana Catarina Mendes deixou uma advertência: “Importa não confundir vitórias locais, que são mérito dos nossos candidatos e desgaste da gestão local, com as análises nacionais, por muito tentadoras que estas sejam”, referiu.

Em termos de ilações nacionais, a secretária-geral adjunta do PS advogou que “só há uma leitura: A vitória do PS dá força à mudança que iniciámos há dois anos no quadro parlamentar” com o BE, PCP e “Os Verdes”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …