PS admite “forte possibilidade” de confinamento durar até final de março

José Sena Goulão / Lusa

À saída da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, PS admite confinamento geral até final de março, PCP diz que estado de emergência não é solução e BE pede mais apoios para as famílias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira mais uma ronda de audiências com os partidos políticos, antes de enviar ao parlamento o projeto de decreto que renova o estado de emergência até 1 de março.

Depois de ter ouvido na terça-feira, por videoconferência, a Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN e CDS-PP, o chefe de Estado termina a ronda de audiências à distância com o PCP, BE, PSD e PS, a partir do Palácio de Belém.

Em declarações ao programa “Casa Comum” da Rádio Renascença, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, admitiu que há uma “forte possibilidade” de o confinamento geral se manter até ao final de março.

“O mais provável é o confinamento manter-se. Ainda hoje [quarta-feira] temos a audiência com o sr. Presidente da República, não quero antecipar-me a esse diálogo, mas tudo leva a crer que o confinamento se manterá, pelo menos, até meados de março e com forte possibilidade de até ao fim de março”, disse José Luís Carneiro.

No entanto, o socialista alertou para o impacto do confinamento na saúde mental das pessoas e no aumento dos casos de violência doméstica.

“Há sempre que, mesmo mantendo nesta fase o confinamento, ter a noção clara de que o excessivo confinamento tem efeitos dramáticos do ponto de vista social e não menos dramáticos do ponto de vista económico”, salientou.

PCP: Estado de emergência “não é solução”

Por sua vez, Jerónimo de Sousa confirmou que o PCP vai votar contra a renovação do estado de emergência.

“Este estado de emergência, com os objetivos e conteúdos que comporta, já ninguém acredita que será a solução para o problema dramático que estamos a viver”, disse o secretário-geral do PCP à saída da audiência com o Presidente da República.

Dando como exemplo a questão das repercussões na saúde mental, Jerónimo argumenta que o confinamento dá pouca atenção à dimensão económica e social da crise pandémica, sendo muito centrado nas medidas restritivas.

“Alertámos o sr. Presidente porque pode ser tarde demais para milhares de empresários que não sabem o que fazer da sua vida e simultaneamente para a necessidade da reabertura logo que possível das escolas, mas também das atividades culturais e desportivas”, acrescentou.

BE pede mais apoios sociais

Já Catarina Martins, à saída da reunião, apelou para que haja um reforço nos apoios às famílias, temendo os efeitos de um confinamento prolongado.

“Parece-nos inaceitável que o Governo esteja a poupar à conta das vítimas da crise, prejudicando mesmo o combate à pandemia”, disse a coordenadora do BE, citada pelo jornal Expresso.

Catarina Martins entende que as questões dos apoios sociais e do investimento nos serviços públicos na linha da frente da pandemia são mais urgentes que nunca. A bloquista diz que os atuais apoios deixam muitos portugueses de fora e criam “dificuldades burocráticas”.

“Muitas pessoas que perderam rendimento não têm acesso a apoio social ou não têm acesso a um apoio com um mínimo de dignidade”, atirou, lembrando que na próxima semana serão votadas propostas do partido no Parlamento, nomeadamente a prorrogação do subsídio social de desemprego e salário a 100% para pais quando têm que ficar em casa com os filhos.

PSD: “Continuar com o estado de emergência é indiscutível”

O presidente do PSD defendeu que o confinamento se deverá manter até se atingir o número de infetados e risco de transmissão definidos por técnicos, e reiterou o voto a favor do estado de emergência.

“Continuar com o estado de emergência é indiscutível, definir os números em que se desconfina – número de infetados e valor do R [indicador que mede o nível de transmissão] – e preparar desde já a testagem em massa, diria eu, preferencialmente através da saliva, se tecnicamente for viável”, defendeu Rui Rio, em declarações aos jornalistas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, no final da reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que decorreu por videoconferência.

Questionado se o país poderá ter de confinar durante mais dois meses, como admitiu o Governo, o líder do PSD reiterou que o importante será definir previamente os critérios com base nos quais o país poderá desconfinar, escusando-se a avançar ele próprio com números – “não sou técnico” – e apontando a intervenção do epidemiologista Manuel Carmo Gomes na terça-feira, na reunião do Infarmed, como um exemplo.

Acompanhado pelo vice-presidente do PSD André Coelho Lima, Rio afirmou que “naturalmente” o partido votará na quinta-feira a favor da renovação do estado de emergência, como sempre fez.

“Votámos sempre a favor, conscientes da gravidade da situação em Portugal, não tinha qualquer lógica não o fazer agora”, salientou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E depois não se esqueçam de abrir fornteiras ao turismo e deixar entrar todo o cão e todo o gato para nos trazer o virus.
    Na Páscoa os espanhóis gostam muito de vir por cá. Não se esqueçam de os deixar entrar.

RESPONDER

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …

Antes de se lesionar, Vertonghen foi ignorado

Defesa do Benfica não cumpriu os 90 minutos da estreia vitoriosa da Bélgica no Europeu 2020. E também ficou esquecido pela realização televisiva. A Bélgica começou muito bem o Europeu 2020, confirmando no campo o que …