PS acusa PSD e CDS de fazerem “coligações negativas” contra autarcas socialistas

(dr) PSocialista / Flickr

José Luis Carneiro

O PS acusou hoje o PSD e o CDS-PP de se prepararem para fazer “coligações negativas” contra os autarcas socialistas e adiantou que anunciará a maioria dos seus candidatos autárquicos até à primeira quinzena de abril.

Estas posições foram transmitidas pelo secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, depois de PSD e CDS-PP terem apresentado publicamente na terça-feira um acordo político para as eleições autárquicas.

José Luís Carneiro acusou as direções do PSD e do CDS-PP de não terem feito acompanhar o anúncio das suas coligações “de um contributo sobre o futuro do desenvolvimento do Poder Local democrático”.

“O anúncio desta coligação não trouxe uma única proposta, uma única ideia sobre a visão para o desenvolvimento local. Tirando o detalhe contabilístico, PSD e CDS-PP limitaram-se a dizer que estariam contra o PS e contra os autarcas socialistas. Por não estarmos perante uma ideia, uma visão e uma proposta sobre o desenvolvimento local, consideramos que esta é uma coligação negativa”, salientou o “número dois” da direção do PS.

Questionado sobre a proposta do PSD no sentido de se adiar de setembro/outubro para novembro/dezembro as eleições autárquicas, José Luís Carneiro voltou a rejeitá-la.

“Não deixa de ser curioso que quem antecipa calendários sobre autárquicas tem precisamente como proposta o adiamento das eleições autárquicas. No entender do PS, esse adiamento não serve os interesses democráticos”, disse.

Interrogado sobre os calendários já definidos pelo PS em relação às eleições autárquicas, José Luís Carneiro respondeu que, “até ao fim de março, ou primeira quinzena de abril, estará definido o essencial das candidaturas” socialistas.

“Mas, antes das candidaturas, há um trabalho programático, que tem a ver com a história do PS no Poder Local democrático e com os grandes compromissos das nossas candidaturas”, afirmou.

No mês de abril, por ocasião das comemorações da fundação do PS, segundo José Luís Carneiro, “serão divulgadas as marcas” deste partido “no Poder Local democrático desde 1976”.

“Vamos mostrar como os autarcas socialistas, por todo o país, foram capazes de trabalhar com as populações na edificação de infraestruturas de água, saneamento, de transportes rodoviários, mas também nas infraestruturas escolares, de saúde e de habitação. O PS esteve na erradicação das barracas em grandes centros urbanos e nos investimentos em qualificação e inovação económica local”, sustentou.

Por esta altura também, de acordo com o secretário-geral adjunto dos socialistas, “serão apresentadas as linhas programáticas fundamentais do partido para as eleições autárquicas”.

“Depois da visão programática apresentada, aparecerão então as protagonistas e os protagonistas para entregarem as suas vidas ao desenvolvimento das comunidades locais”, acrescentou.

  // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …