/

Versão do Governo não bate certo: PRR acabou e metade das candidaturas não tem dinheiro

3

RickMorais / Wikimedia

Financiamento para casas: se 26 mil custaram quase 3 mil milhões, como é que outras 27 mil custam só “algumas centenas de milhões”?

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, neste caso destinado à habitação, não vai dar para todos.

Não há dinheiro: o financiamento para as candidaturas das Câmaras Municipais ainda não aprovadas já acabou em Janeiro, avança o Diário de Notícias.

O Governo anterior terá dito às autarquias para se candidatarem ao IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana sem se preocuparem com o momento em que o dinheiro acabaria; se fosse preciso, o Orçamento de Estado iria pagar o resto.

Mas o Governo mudou e nesta altura não há uma alternativa à vista, segundo o que foi dito numa reunião entre IHRU e Área Metropolitana de Lisboa.

Foram 26 mil casas, ou reabilitadas, ou construídas de raiz, que custaram quase 3 mil milhões de euros (e só uma parte das candidaturas é que esgotou esse dinheiro).

Ainda faltam construir ou recuperar 27 mil casas, em zonas onde há muitos portugueses a precisar de um lar.

Essas candidaturas apresentadas entretanto, até ao dia 31 de Março (fim do prazo de apresentação de propostas), e correspondente às 27 mil casas, não têm financiamento assegurado.

O ministro-adjunto e da Coesão, Manuel Castro Almeida, disse na semana passada ao jornal Expresso que faltam “algumas centenas de milhões de euros” para completar o orçamento total para os imóveis que faltam. E confirmou que ao todo são 53 mil casas.

Mas o Diário de Notícias questiona: se 26 mil casas custaram quase 3 mil milhões, como é que outras 27 mil vão custar só “algumas centenas de milhões”?

ZAP //

3 Comments

  1. por estes numeros então cada casa custou 115000 euros. ficou muito economico este negocio! estou a ser ironico! Gostaria de saber é quem vai gerir e aplicar as rendas e interpor processos em caso de não pagamento das mesmas! habitação social não é oferta de uma casa mas sim cobrar um valor de renda pela mesma! Se for dar por dar ninguem vai estimar e quem as terá de recuperar mais tarde serão de novo os contribuintes.

    4
    1
  2. Mais um plano deste governo falhado! Isto revela a incompetência e falta de preparação de todo este elenco governativo, mas enfim é o que temos. A solução que irão encontrar será a de voltar a aumentar os impostos e uma vez mais serão sempre os mesmos a pagar…….

    1
    7
  3. Olá, o problema é do governo anterior e que passou para este “O Governo anterior terá dito às autarquias para se candidatarem ao IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana sem se preocuparem com o momento em que o dinheiro acabaria; se fosse preciso, o Orçamento de Estado iria pagar o resto.”. A culpa deste é que não fez as contas antes de falar, mas isto é normal, pois os portugueses não têm jeito para a matemática. Se fizessem as contas, viam que não há dinheiro! Conclusão: Paga Portuga.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.