M.E.: Prova de acesso à carreira visa melhoria do ensino

Walter Branco / portugal.gov.pt

Ministro da Educação, Nuno Crato (Foto: Walter Branco / portugal.gov.pt)

Ministro da Educação, Nuno Crato (Foto: Walter Branco / portugal.gov.pt)

O Ministério da Educação afirmou este sábado que a prova de acesso à carreira docente “é uma componente importante no processo de melhoria do ensino, em especial da escola pública, com alcance de longo prazo”.

Numa comunicação escrita à agência Lusa, na sequência dos protestos promovidos no sábado por professores, o ministério sublinha que “o governo tem a obrigação de promover a melhoria das condições de ensino”.

A prova “dignifica a escola pública e a função docente, e integra-se num conjunto de medidas que têm como objetivo a qualidade da docência: primeiro, condições mais rigorosas para o acesso aos cursos de formação de docentes, nomeadamente com exigência de exames de ingresso nas escolas de formação de docentes a Português e Matemática, do 12.º ano, e com a melhoria da formação docente inicial nas escolas de formação de docentes, reforçando as componentes científicas dos cursos, isto é, reforçando o conhecimento das matérias que os futuros docentes irão lecionar”, refere o Ministério da Educação.

Nos protestos de sábado, vários professores concentrados junto da Assembleia da República afirmaram que a prova de acesso à carreira docente proposta pelo Ministério da Educação não é “digna” e tem como objetivo “abater os professores contratados” do sistema de ensino.

No mesmo dia, a Federação Nacional de Educação (FNE) decidiu realizar uma greve a 18 de dezembro, dia da realização da prova de avaliação de conhecimentos e competências dos docentes.

Em reação, o ministério afirma que “a greve é um direito garantido na Constituição”.

Durante o protesto em Lisboa, vários professores usaram da palavra e falaram das respetivas situações profissionais. Perto do final da concentração, os docentes fizeram uma fogueira com cópias dos respetivos certificados de habilitações.

A concentração em Lisboa inseriu-se numa jornada nacional que incluiu ações de protesto em Braga, Coimbra, Santarém e Évora.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …