M.E.: Prova de acesso à carreira visa melhoria do ensino

Walter Branco / portugal.gov.pt

Ministro da Educação, Nuno Crato (Foto: Walter Branco / portugal.gov.pt)

Ministro da Educação, Nuno Crato (Foto: Walter Branco / portugal.gov.pt)

O Ministério da Educação afirmou este sábado que a prova de acesso à carreira docente “é uma componente importante no processo de melhoria do ensino, em especial da escola pública, com alcance de longo prazo”.

Numa comunicação escrita à agência Lusa, na sequência dos protestos promovidos no sábado por professores, o ministério sublinha que “o governo tem a obrigação de promover a melhoria das condições de ensino”.

A prova “dignifica a escola pública e a função docente, e integra-se num conjunto de medidas que têm como objetivo a qualidade da docência: primeiro, condições mais rigorosas para o acesso aos cursos de formação de docentes, nomeadamente com exigência de exames de ingresso nas escolas de formação de docentes a Português e Matemática, do 12.º ano, e com a melhoria da formação docente inicial nas escolas de formação de docentes, reforçando as componentes científicas dos cursos, isto é, reforçando o conhecimento das matérias que os futuros docentes irão lecionar”, refere o Ministério da Educação.

Nos protestos de sábado, vários professores concentrados junto da Assembleia da República afirmaram que a prova de acesso à carreira docente proposta pelo Ministério da Educação não é “digna” e tem como objetivo “abater os professores contratados” do sistema de ensino.

No mesmo dia, a Federação Nacional de Educação (FNE) decidiu realizar uma greve a 18 de dezembro, dia da realização da prova de avaliação de conhecimentos e competências dos docentes.

Em reação, o ministério afirma que “a greve é um direito garantido na Constituição”.

Durante o protesto em Lisboa, vários professores usaram da palavra e falaram das respetivas situações profissionais. Perto do final da concentração, os docentes fizeram uma fogueira com cópias dos respetivos certificados de habilitações.

A concentração em Lisboa inseriu-se numa jornada nacional que incluiu ações de protesto em Braga, Coimbra, Santarém e Évora.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …