PróToiro oferece bilhetes para tourada a crianças. Associação Animal apresenta queixa

O departamento jurídico da Inspeção-geral das Atividades Culturais está a analisar uma queixa apresentada pela Associação Animal sobre o facto de a PróToiro estar a oferecer bilhetes a crianças até 12 anos para um espetáculo no final deste mês no Campo Pequeno, em Lisboa.

A Associação PróToiro está a oferecer bilhetes gratuitos a menores até aos 12 anos para um espetáculo tauromáquico no final de fevereiro no Campo Pequeno, em Lisboa, o que motivou uma queixa apresentada pela Associação Animal.

Em declarações à TSF, Rita Silva, presidente da Associação Animal, considerou que chegou a altura de fazer respeitar a lei que proíbe a entrada de menores de 12 anos em espetáculos de tauromaquia, bem como as recomendações do comité da ONU para os direitos das crianças.

A responsável da associação explicou que a oferta de bilhetes a crianças, não só é uma provocação, mas também uma reação ao Orçamento do Estado, que contempla um aumento do IVA nas touradas.

Questionado pela TSF, o Ministério da Cultura remeteu o assunto para a Inspeção-geral das Atividades Culturais que, por sua lado, adiantou que está a ser analisado pelo departamento jurídico.

Bloco de Esquerda repudia oferta de bilhetes

Esta quinta-feira, o Bloco de Esquerda repudiou a oferta de bilhetes a menores de 12 anos para um evento tauromáquico no Campo Pequeno, em Lisboa. Em comunicado, o BE refere que as touradas “são um espetáculo violento que não deve ter lugar na cidade de Lisboa”, acrescentando ser tempo de o Campo Pequeno ser “transformado num espaço público multiusos sem sofrimento animal, contribuindo para a diversidade cultural e desportiva da cidade”.

Por outro lado, à agência Lusa, Hélder Milheiro, secretário-geral da PróToiro, detentora da marca Touradas – promotora do festival do Dia da Tauromaquia – explicou que a iniciativa se encontra dentro da lei, já que os bilhetes são oferecidos aos menores de 12 anos quando acompanhados de um adulto.

“O Bloco de Esquerda quer limitar e proibir a vida cultural e o acesso das crianças”, bem como condicionar os menores e as famílias na decisão dos “espetáculos que frequentam”, disse Hélder Milheiro, acrescentando que, “por lei, um menor pode ir acompanhado”.

De acordo com Hélder Milheiro, durante o dia do espetáculo vão decorrer várias atividades que celebram a cultura tauromáquica, encerrando o evento com um festival taurino, no qual pode entrar um menor de 12 anos, quando “acompanhado por adulto ou educador responsável como acontece no cinema ou teatro”.

“Um dos espetáculo tauromáquicos, não é corrida de touros formalmente, mas é uma tourada, com bilhete pago, ao qual decidimos, como é um dia de celebração dedicado a todos os aficionados, dar acesso às crianças menores de 12 anos acompanhadas por adultos”, disse.

Em comunicado esta quinta-feira divulgado, o Bloco questiona ainda que ações serão tomadas pelo presidente da autarquia lisboeta, Fernando Medina (PS), e pela Inspeção-Geral de Atividades Culturais, responsável pela área.

O Comité dos Direitos das Crianças da ONU, autoridade em matérias relativas a menores, recomendou que a idade mínima para assistir a touradas fosse os 18 anos, tendo enviado, inclusivamente, uma recomendação ao estado português demonstrando preocupação com o bem-estar mental e emocional das crianças enquanto espetadores expostos à violência das touradas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Um bando de sádicos atrasados mentais que querem transformar os outros, desde crianças, em sádicos atrasados mentais. Só mostra que estão cada vez mais atrasados. Como atrasados mentais que são, ainda não entenderam que a tourada tem os dias contados.

    • Preferes Futebol queres ver???
      Entre um jogo de Futebol ou Corrida de toiros.
      Uma corrida de toiros é muito menos traumática para a criança.
      Na arena ouve máximo ouve uns olé´s, no estádio de futebol ouve olé’s, filho da p u t a, oh bói , óh c o r n o, havias de morrer, vai para a tua terra oh **, cabr ão, defeciente de me rda, entre tantas outras pérolas. Fora a violência muitas vezes dentro de campo de jogadores sobre colegas de equipa. Até matam pessoas em estádios com tochas/foguetes.
      Está na hora de repensar o Futebol em Portugal. Não sou protroiro ok, fica a deixa. Sou contra a violência para com as crianças. Muita coisa tem de mudar a tauromaquia é uma gota no oceano comparado com o futebol.

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …