//

Um “protetor solar” para estradas pode ajudar a manter as cidades frescas

Uma empresa norte-americana criou um “protetor solar” para estradas que ajuda a absorver e dispersar a luz e o calor. Este produto pode manter as cidades mais frescas e reduzir a poluição.

O Canadá e os Estados Unidos estão a sentir “as mais altas temperaturas da histórica cúpula de calor” que assola a região ocidental dos dois países, alertou na semana passada o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) norte-americano.

Os recordes “históricos” de temperatura registados, esta segunda-feira, no ocidente do Canadá e dos Estados Unidos são provocados por uma onda de calor de intensidade extremamente rara, que já causou o encerramento de escolas, de centros de vacinação contra a covid-19 e motivou a criação de centros de arrefecimento.

Plantar mais árvores é uma solução para manter as cidades mais frescas, mas agora pode haver uma nova alternativa. A empresa Pavement Technology Inc. criou um spray para pavimentos, chamado A.R.A.-1 Ti, que garante reduzir a temperatura das estradas.

Embora a fórmula seja mantida em segredo, sabe-se que o spray é feito à base de dióxido de titânio, um composto usado em muitos protetores solares, tintas brancas e produtos farmacêuticos, escreve o Gizmodo.

O dióxido de titânio é um fotocatalisador, o que significa que absorve e dispersa a luz e o calor, podendo até “revitalizar asfalto envelhecido”, tornando-o mais forte. Além disso, o spray destina-se a dissolver a poluição dos escapes do carro.

Num vídeo promocional, a empresa alega que 1,6 quilómetros de estrada pulverizada pode ter os mesmos benefícios de qualidade do ar que plantar cerca de 9 hectares de árvores.

No ano passado, o Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida, usou o tratamento, e os investigadores descobriram que cortou em metade a poluição por dióxido de azoto.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.