Protestos norte-americanos contra uso de máscara impulsionam manifestações na Europa

Yauhen Yerchak / EPA

Novos picos de infeção por coronavírus têm sido registados nas últimas semanas, o que não tem impedido o aumento de manifestantes na Europa, com a população a sair às ruas em defesa de teorias de conspiração sobre a pandemia, protestando contra o uso de máscaras e contra outras medidas de proteção à saúde.

“Não usarei máscara, não serei testado, rastreado ou envenenado”, lia-se numa manifestação em Londres, na Inglaterra, em julho. A 01 de agosto, 20 mil pessoas participaram de um protesto anti-máscara em Berlim, na Alemanha, exigindo “liberdade” e “resistência” e classificando a pandemia como uma farsa, noticiou o Huffpost.

No domingo, centenas de manifestantes se reuniram em Madrid para protestar contra o uso obrigatório de máscaras nos espaços públicos, uma medida imposta pelo Governo na sexta-feira. Além disso, as autoridades proibiram que os cidadãos fumem em áreas externas quando não é possível manter uma distância segura.

Os manifestantes apelaram à “liberdade” – exigindo que o uso de máscaras seja voluntário – e ao direito de escolher se desejam tomar uma vacina contra a covid-19. Muitos negaram a existência do coronavírus.

A Espanha registou quase três mil novos casos na sexta-feira, cerca do dobro da média dos primeiros 12 dias de agosto, elevando o total de infetados para 342.813. Na terça-feira, o presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia, Marcos López Hoyos, alertou que a situação no país pode piorar “a qualquer momento”.

Nos últimos meses, protestos semelhantes ocorreram também em Madrid. O último foi promovido nas redes sociais pelo cantor espanhol Miguel Bosé, um dos principais defensores das teorias da conspiração sobre o coronavírus, que classificou a pandemia como “uma grande mentira”, lançando uma campanha contra uma eventual vacina.

Tatyana Zenkovich / EPA

Segundo o músico, a vacina é uma desculpa para os governos internacionais implantarem microchips na população e controlá-la através de equipamentos com acesso à rede 5G. “Assim que ativarem a rede 5G (fundamental na estratégia de dominação global), seremos ovelhas à sua mercê”, escreveu Bosé nas redes sociais, em junho.

Muitos dos manifestantes que compareceram ao protesto de domingo em Madrid souberam do evento através das redes sociais e de plataformas de mensagens como o Telegram, que permite aos utilizadores criar grupos com milhares de participantes.

O HuffPost Espanha obteve acesso a um desses grupos, com mais de 50 mil membros, no qual foram partilhadas teorias da conspiração sobre o coronavírus, organizados protestos e sugeridos ‘slogans’ para as próximas manifestações. Algumas mensagens sugeriam que a pandemia é uma conspiração contra Donald Trump.

“A pandemia acabou. Não há e nunca houve vírus, as pessoas ficaram doentes com a vacina contra a gripe que continha um agente tóxico de coagulação do sangue”, lia-se numa mensagem. “Quarentenas, máscaras, luvas e toalhitas com álcool são ilegais. É tudo um plano de Bill Gates, dos banqueiros, dos laboratórios e dos políticos para a redução da população mundial. A máscara é desnecessária e vai contra os direitos humanos”.

Muitas das notícias compartilhadas através do grupo do Telegram provêm do Breitbart News, uma plataforma conservadora de ideologia de extrema-direita. As ações do grupo se inspiram em protestos norte-americanos de extrema-direita, com imagens dessas manifestações a serem compartilhadas com frequência.

“Esses movimentos são baseados na negação. Por outras palavras, se algo nos magoa ou assusta, o mais fácil é negar”, disse ao HuffPost Espanha Guillermo Fouce, professor de psicologia social. “Já que a ciência não consegue dar todas as respostas, há quem se aproveite dessa falta de informação oferecendo soluções fáceis”, reforçou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “…Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana.
    Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.”
    Penso eu e pensa um tal de Albert Einstein.

RESPONDER

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …