Reino Unido: “colar” as mãos em obras de arte é um protesto

Just Stop Oil (cortesia)

Activistas decidiram alterar forma de protesto, contra as políticas do governo britânico em relação ao clima.

Aviso inicial: este protesto foi contra o governo liderado por Boris Johnson, mas foi feito antes do anúncio da sua demissão. E nem era propriamente contra o primeiro-ministro do Reino Unido.

As manifestações contra as políticas climáticas repetem-se em diversos países. Mas alguns activistas encontraram uma forma diferente de se manifestarem.

No espaço de uma semana, cinco protestos foram realizados “colados” em obras de arte.

Sim, colar. Em Londres, por exemplo, os activistas colaram as suas mãos numa cópia em tamanho real de A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Colaram as mãos…na moldura, relata a Deutsche Welle.

O protesto decorreu na Academia Real de Artes da capital e, por baixo do quadro, ficou uma frase escrita com um spray: “Sem óleo novo”. Cinco pessoas foram detidas.

No dia anterior o alvo foi A Carroça de Feno, de John Constable, na Galeria Nacional de Londres. Aí a pintura original foi substituída por uma versão da obra, que traz uma visão apocalíptica do futuro. A moldura sofreu danos e o verniz da pintura teve uma certa ruptura.

Um dos focos destes activistas são as novas licenças concedidas pelo Governo em relação à utilização de petróleo e de gás.

E a campanha vai continuar até que o governo altere as suas intenções em relação a este assunto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.