Protectores de berço são os culpados pelo aumento das mortes de bebés

O número de mortes de crianças associadas aos protectores de berço aumentou significativamente nos últimos anos. A conclusão é de um novo estudo que defende a proibição da venda destes resguardos acolchoados.

Os protectores de berço são uma espécie de mantas acolchoadas que se colocam dentro do berço para impedir que os membros dos bebés fiquem presos entre as grades e são amplamente usados, em todo o mundo, por mães de todos os estratos sociais.

Vistos como um objecto quase essencial para proteger os bebés, eles podem, afinal, revelar-se fatais e contribuem para muitas mortes prematuras.

É o que conclui um novo estudo conduzido pelo especialista em pediatria Bradley T. Thach, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, e cujas conclusões foram publicadas no The Journal of Pediatrics.

Entre 2006 e 2012, verificaram-se 23 mortes de bebés ligadas a protectores de berço, de acordo com os dados recolhidos por esta equipa de investigação junto da Comissão norte-americana de Segurança de Produtos para os Consumidores (CPSC).

Um número que é três vezes maior do que a média verificada durante os sete anos anteriores, quando se reportaram oito mortes relacionadas com os protectores de berço, conforme adiantam os investigadores.

“Os protectores de berço estão a matar crianças”, alerta Bradley T. Thach citado pelo Live Science.

“As mortes de crianças que estudamos poderiam ter sido prevenidas se os berços estivessem livres” dos protectores, acrescenta o investigador.

Segundo os dados da CPSC recolhidos no estudo, entre 1985 e 2012, morreram 48 bebés em acidentes envolvendo protectores de berço, enquanto outros 146 estiveram envolvidos em acidentes em que quase sufocaram, se engasgaram ou quase foram estrangulados.

Destas 48 mortes analisadas, 32 foram causadas exclusivamente pelos protectores de berço e poderiam ter sido prevenidas se estes não fossem usados.

Há ainda que contabilizar dados adicionais do Centro Nacional dos EUA para a Avaliação e Prevenção das Mortes Infantis que aponta mais 32 casos de mortes relacionados com os protectores de berço ocorridas entre 2008 e 2011.

Mas “pode haver muitas mais mortes do que estamos a reportar aqui”, alerta ainda Thach, fazendo referência ao facto de, em muitos casos, as mortes prematuras de bebés nunca chegarem a ser associadas a causas concretas.

Perante estes números relevantes, os investigadores defendem a proibição de venda dos protectores de berço como a única medida que pode prevenir estas mortes.

A venda destes protectores já é proibida no Estado do Maryland desde 2013 e em Chicago desde 2011.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Apenas falta explicar concretamente porque razão esses protectores são perigosos, ficamos por uma meia explicação, ser-se especialista afirmar que uma coisa existe e desconhecer a razão pela qual existe parece ser apenas meio-especialista e desses temos agora por aqui muitos que apenas servem para gerar confusão.

  2. Uma notícia tão comprida e afinal ficamos sem saber porque razão os protetores de berço são tão perigosos!! Será que quem escreveu a notícia sabe? ou é porque sim!!!

  3. Falta também dizer quantas mortes foram evitadas pelos protetores de berço! Não há nada que não tenha um lado negativo e é sempre necessário pesar os prós e os contras antes da decisão.

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …