Protecção Civil acciona Plano de Emergência para cheias no Tejo

Ben McLeod / Flickr

-

A Comissão Distrital de Protecção Civil de Santarém accionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à previsível subida das águas, decisão tomada após reunião de emergência.

A reunião foi convocada depois dos valores previstos atingirem o limite para activação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) disse hoje à agência Lusa que o Alerta Azul é o mais baixo de uma escala de quatro, tendo acrescentado que, para o dia de hoje, “prevê-se um ligeiro aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que potencialmente contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo”.

Neste sentido, a protecção civil aconselha a população e serviços municipais de protecção civil, bem como solicita aos órgãos de comunicação social, para que “continuem a alertar a população para as medidas de autoprotecção em caso de cheias”.

A Protecção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as acções necessárias para a sua protecção, da família e bens.

Em consequência da precipitação ocorrida durante os últimos dias, concentrada na bacia do Tejo, os caudais deste rio e dos seus afluentes têm vindo a aumentar, o mesmo acontecendo com o caudal do rio Sorraia, apesar de, neste último caso, se verificar, neste momento, uma diminuição nas barragens que o alimentam (Maranhão e Montargil).

Atendendo ainda aos avisos meteorológicos e Estado de Alerta Especial para precipitação e ventos fortes para o distrito de Santarém e para os restantes distritos do país no dia de hoje, “é expectável um agravamento dos caudais”, e com efeitos previsíveis em alguns dos municípios ribeirinhos.

Hoje, em Constância, é previsível a oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo, em Vila Nova da Barquinha é expectável a submersão do parque de estacionamento do Cais de Tancos, na Golegã a protecção civil aponta para a possível submersão durante o dia de hoje da EN365 na ponte do Alviela e a jusante do Pombalinho, com possibilidade de isolamento da povoação de Reguengo do Alviela.

Segundo a Protecção Civil, neste momento os seguintes locais/estradas estão afectados pela situação hidrológica relatada: submersão do parque de estacionamento de Constância (rio Zêzere), submersão da Estrada de Meias (Coruche), da Estrada da Amieira (EM1427) (Coruche), da Estrada do Rebolo (Municipal H) (Coruche), da Estrada Municipal 1456 – Estrada Campo (Benavente), da Estrada Municipal nº 1 – Estrada dos Lázaros – Ponte da Broa (Golegã), submersão da Estrada Municipal nº 30 – (Golegã), da Estrada Municipal Setil Vale da Pedra (Cartaxo), da Estrada de Campo – Paúl do Boquilobo (Torres Novas), e ainda a submersão da Ponte dos Alcaides – Almajões (Santarém) e da E.M. A2 – Benfica do Ribatejo (Almeirim).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …