Protecção Civil acciona Plano de Emergência para cheias no Tejo

Ben McLeod / Flickr

-

A Comissão Distrital de Protecção Civil de Santarém accionou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à previsível subida das águas, decisão tomada após reunião de emergência.

A reunião foi convocada depois dos valores previstos atingirem o limite para activação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) disse hoje à agência Lusa que o Alerta Azul é o mais baixo de uma escala de quatro, tendo acrescentado que, para o dia de hoje, “prevê-se um ligeiro aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que potencialmente contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo”.

Neste sentido, a protecção civil aconselha a população e serviços municipais de protecção civil, bem como solicita aos órgãos de comunicação social, para que “continuem a alertar a população para as medidas de autoprotecção em caso de cheias”.

A Protecção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as acções necessárias para a sua protecção, da família e bens.

Em consequência da precipitação ocorrida durante os últimos dias, concentrada na bacia do Tejo, os caudais deste rio e dos seus afluentes têm vindo a aumentar, o mesmo acontecendo com o caudal do rio Sorraia, apesar de, neste último caso, se verificar, neste momento, uma diminuição nas barragens que o alimentam (Maranhão e Montargil).

Atendendo ainda aos avisos meteorológicos e Estado de Alerta Especial para precipitação e ventos fortes para o distrito de Santarém e para os restantes distritos do país no dia de hoje, “é expectável um agravamento dos caudais”, e com efeitos previsíveis em alguns dos municípios ribeirinhos.

Hoje, em Constância, é previsível a oscilação dos caudais junto das zonas confinantes aos rios Zêzere e Tejo, em Vila Nova da Barquinha é expectável a submersão do parque de estacionamento do Cais de Tancos, na Golegã a protecção civil aponta para a possível submersão durante o dia de hoje da EN365 na ponte do Alviela e a jusante do Pombalinho, com possibilidade de isolamento da povoação de Reguengo do Alviela.

Segundo a Protecção Civil, neste momento os seguintes locais/estradas estão afectados pela situação hidrológica relatada: submersão do parque de estacionamento de Constância (rio Zêzere), submersão da Estrada de Meias (Coruche), da Estrada da Amieira (EM1427) (Coruche), da Estrada do Rebolo (Municipal H) (Coruche), da Estrada Municipal 1456 – Estrada Campo (Benavente), da Estrada Municipal nº 1 – Estrada dos Lázaros – Ponte da Broa (Golegã), submersão da Estrada Municipal nº 30 – (Golegã), da Estrada Municipal Setil Vale da Pedra (Cartaxo), da Estrada de Campo – Paúl do Boquilobo (Torres Novas), e ainda a submersão da Ponte dos Alcaides – Almajões (Santarém) e da E.M. A2 – Benfica do Ribatejo (Almeirim).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …