Às 11h05, “A Terra Treme”. Proteção Civil realiza exercício de sensibilização para risco sísmico

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, convidando a população a executar às 11h05 os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar.

A ação desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h05 desta segunda-feira, de forma individual ou coletiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Segundo a Proteção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção, assim como dinamizar a realização do exercício.

Engenheiros alertam para falta de resistência sísmica

No dia em que se realiza um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica revela estar muito preocupada com a pouca resistência de grande parte dos hospitais, escolas e edifícios de habitação.

À TSF, o presidente, João Azevedo, disse que há duas principais preocupações que se arrastam há anos: “Nas construções novas basta que um técnico diga que cumpriu a legislação e ninguém vai verificar. Depois, nas reabilitações, também não há fiscalização e existe um decreto-lei que diz que é suficiente que não se piore a segurança que já existe, mesmo que essa segurança sísmica seja muito má.”

Além disso, o responsável acrescenta que, “antes ,as câmaras municipais tinham equipas para fazer esse escrutínio e hoje não têm”.

João Azevedo afirmou ainda que a lei portuguesa não é má, mas o problema reside em garantir que esta é cumprida. Além disso, há normas europeias que se ensinam na universidade há cerca de duas décadas, mas que o Estado nunca passou para a legislação em Portugal.

“Tirando as grandes obras públicas como a Ponte Vasco da Gama (que deve ser um dos sítios mais seguros do país), em tudo o resto nós não sabemos como é que o projeto foi executado”, denunciou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …