Proteção Civil de Bragança quer controlo sanitário na fronteira com Espanha

Angelo Carconi / EPA

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, defendeu esta quarta-feira o controlo sanitário na fronteira com Espanha para deteção de possíveis casos de covid-19 que sejam “importados” de outros países europeus.

“Não queremos que as fronteiras sejam fechadas, mas antes que haja um controlo sanitário para quem entra e sai em Portugal, para a deteção de possíveis infeções provocadas pelo novo coronavírus. Esta, de resto é uma pretensão dos 12 concelhos do distrito de Bragança que integram a comissão”, indicou aquele responsável.

Segundo o responsável, os números apresentados pelas entidades espanholas começam a ser uma preocupação do lado português e a Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança deixou a garantia de que está atenta.

“A Espanha está com uma média de infetados muito alta, o que está a preocupar toda a nossa região e o país e poderemos sofrer com esse aumento de casos“, observou Francisco Guimarães.

Neste sentido foi deliberado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, a reativação dos centros covid-19 naqueles concelhos onde foram “encerrados”. “Esta medida serve para dar resposta a eventuais surtos que surjam e assim podermos responder às solicitações nesta matéria”, vincou o também autarca de Mogadouro, que é um concelho fronteiriço.

O responsável pela Proteção Civil no Distrito de Bragança recomendou que todos os cidadãos deste território que foram para países estrangeiros como Espanha ou França, para trabalhos sazonais como a apanha da maçã ou vindimas, ao entrarem em Portugal tenham cuidados profiláticos.

“Peçam ajuda os municípios, médicos de família e outras entidades para serem testados e não estejam em contacto com a comunidade sem primeiro perceberem se estão ou não infetados”, observou Francisco Guimarães.

O responsável mostrou-se ciente de que a Unidade de Saúde Publica (USP) do distrito de Bragança está aberta a ajudar a resolver a este tipo de situações.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (42.445 mortos, mais de 530 mil casos), seguindo-se Itália (36.030 mortos, mais de 330 mil casos), França (32.299 mortos, mais de 624 mil casos) e Espanha (32.486 mortos, mais de 825 mil casos). Portugal contabiliza 2.032 mortos em 80.312 casos de infeção.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Uma decisão de vida". Moedas apresentou candidatura à Câmara de Lisboa

O ex-comissário europeu apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Falando no átrio do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico da Universidade …

Depois de um período de turbulência, Rodrigues dos Santos já tem vice

A saída de Filipe Lobo d’Ávila da direção centrista foi colmatada esta quinta-feira. Pedro Melo, que fez parte da direção de José Ribeiro e Castro, é um dos vice-presidentes do partido. Filipe Lobo d’Ávila bateu com …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades e não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Encontrada associação entre suicídio e perceção de tempo das pessoas

Um novo estudo associou a perceção de tempo ao suicídio. Os investigadores descobriram que muitas pessoas que se tentaram suicidar tinham uma noção de tempo alterada, o que pode ter exacerbado a sua angústia. "Este projeto …

Plano para testes em massa não está pronto. Task-force responsável ainda está a ser formada

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, no início de fevereiro, que Portugal ia avançar para uma estratégia de testagem massiva à covid-19. No entanto, o plano ainda não é conhecido. De acordo com o semanário …

"Daria um excelente candidato". PCP admite repetir João Ferreira em Lisboa (e afasta aliança à esquerda)

O secretário-geral do PCP recusou esta quinta-feira um acordo à esquerda nas autárquicas para a câmara de Lisboa, em resposta à aliança de direita, e admitiu que João Ferreira repita a candidatura pela CDU. Questionado sobre …

Físicos engarrafaram o plasma mais frio do mundo

Uma equipa de físicos da Universidade Rice, nos EUA, descobriu uma forma de prender o plasma mais frio do mundo no interior de uma garrafa magnética. O objetivo da equipa da universidade norte-americana era entender como …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …