Proposta finlandesa. Costa pede “grande frente nacional” contra corte nos fundos europeus

António Costa apelou a uma “grande frente nacional” contra a proposta finlandesa de orçamento europeu que corta mais fundos comunitários para Portugal.

No debate quinzenal na Assembleia da República, António Costa pediu unanimidade parlamentar em relação a esta questão. O primeiro-ministro defende que a política de coesão transcende a questão do dinheiro e é essencial para a construção do espírito europeu, considerando exemplar a posição do Parlamento Europeu contra cortes no orçamento comunitário.

“É muito importante que, tal como está a acontecer no Parlamento Europeu, seja possível construir uma grande frente nacional sobre esta matéria. No Parlamento Europeu, fiquei muito ciente da convergência de pontos de vista entre todos e da posição clara da instituição de não aceitar a proposta finlandesa“, afirmou o primeiro-ministro em resposta ao “número dois” da direção dos socialistas.

António Costa reiterou mesmo o seu apelo no sentido de que haja amplo consenso político nacional nesta fase de negociações do orçamento europeu até 2027.

“É muito importante que, quando reunirmos em Conselho, na próxima quinta-feira, ninguém tenha dúvidas de qual é a posição do parlamento português. E quando o Governo português diz não à proposta finlandesa, está a dizer não com o apoio claro e inequívoco desta Assembleia da República. Temos de manter uma posição firme e construtiva: Firme rejeitando tudo o que contrarie o interesse nacional e construtiva para procurar aproximar parceiros e instituições”, declarou.

Antes, o líder do executivo tinha defendido que a questão das políticas de coesão transcende a sua componente monetária, sendo mesmo “essencial para o fortalecimento do espírito europeu”.

A política de coesão, referiu António Costa, foi a contrapartida encontrada para o desenvolvimento do mercado único e constituiu a marca da União Europeia junto das vilas, cidades ou aldeias do país.

Na sua intervenção, o secretário-geral adjunto do PS sustentou que “propor e defender em Bruxelas que a dimensão do Quadro Financeiro Plurianual, para 2021-2027, não pode ser inferior ao valor do atual quadro comunitário (2014-2020) em execução, é uma atitude que honra a história da política regional e da política de coesão europeias”.

O líder do PSD, Rui Rio, respondeu afirmativamente ao repto do primeiro-ministro: “estamos de acordo na rejeição da proposta finlandesa, como é evidente”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …