Proposta finlandesa. Costa pede “grande frente nacional” contra corte nos fundos europeus

António Costa apelou a uma “grande frente nacional” contra a proposta finlandesa de orçamento europeu que corta mais fundos comunitários para Portugal.

No debate quinzenal na Assembleia da República, António Costa pediu unanimidade parlamentar em relação a esta questão. O primeiro-ministro defende que a política de coesão transcende a questão do dinheiro e é essencial para a construção do espírito europeu, considerando exemplar a posição do Parlamento Europeu contra cortes no orçamento comunitário.

“É muito importante que, tal como está a acontecer no Parlamento Europeu, seja possível construir uma grande frente nacional sobre esta matéria. No Parlamento Europeu, fiquei muito ciente da convergência de pontos de vista entre todos e da posição clara da instituição de não aceitar a proposta finlandesa“, afirmou o primeiro-ministro em resposta ao “número dois” da direção dos socialistas.

António Costa reiterou mesmo o seu apelo no sentido de que haja amplo consenso político nacional nesta fase de negociações do orçamento europeu até 2027.

“É muito importante que, quando reunirmos em Conselho, na próxima quinta-feira, ninguém tenha dúvidas de qual é a posição do parlamento português. E quando o Governo português diz não à proposta finlandesa, está a dizer não com o apoio claro e inequívoco desta Assembleia da República. Temos de manter uma posição firme e construtiva: Firme rejeitando tudo o que contrarie o interesse nacional e construtiva para procurar aproximar parceiros e instituições”, declarou.

Antes, o líder do executivo tinha defendido que a questão das políticas de coesão transcende a sua componente monetária, sendo mesmo “essencial para o fortalecimento do espírito europeu”.

A política de coesão, referiu António Costa, foi a contrapartida encontrada para o desenvolvimento do mercado único e constituiu a marca da União Europeia junto das vilas, cidades ou aldeias do país.

Na sua intervenção, o secretário-geral adjunto do PS sustentou que “propor e defender em Bruxelas que a dimensão do Quadro Financeiro Plurianual, para 2021-2027, não pode ser inferior ao valor do atual quadro comunitário (2014-2020) em execução, é uma atitude que honra a história da política regional e da política de coesão europeias”.

O líder do PSD, Rui Rio, respondeu afirmativamente ao repto do primeiro-ministro: “estamos de acordo na rejeição da proposta finlandesa, como é evidente”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …