Propagação de cancro da mama associada a um aminoácido comum nos espargos

O que comemos pode influenciar a disseminação do cancro. Esta é a conclusão de uma investigação conduzida em ratos que demonstrou que alguns componentes naturais dos alimentos, como a asparagina, podem influenciar o crescimento e propagação de tumores malignos.

A asparagina, um composto presente nos espargos e noutros alimentos como carnes, vegetais e produtos lácteos, pode propagar a doença e levá-la a outros órgãos do corpo humano.

Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas do Reino Unido, EUA e Canadá que está a investigar o impacto deste aminoácido na dispersão do cancro da mama.

Segundo o Observador, as pessoas que sofrem de cancro da mama poderão ser encorajadas a cortar nos espargos e em outros alimentos, de forma a reduzir a propagação da doença ou a tomar um medicamento que bloqueie o aminoácido.

De acordo com o estudo, publicado esta quarta-feira na Nature, os cientistas conseguiram descobrir como reduzir este composto na alimentação de animais com cancro da mama, tendo o número de tumores secundários reduzido dramaticamente.

É uma pista muito promissora“, diz Greg Hannon, diretor do Cancer Research UK, da Universidade de Cambridge, e principal responsável pela investigação, ao The Guardian.

Os cientistas conseguiram bloquear a asparagina com um medicamento específico, o L-asparaginase, e através de uma dieta fraca em asparagina.

Na sequência da mesma investigação, os cientistas descobriram que os tumores mamários que produziam mais asparagina tinham maior probabilidade de se espalharem. O mesmo acontece com os cancros na cabeça, pescoço e rins, segundo os autores.

No entanto, embora a redução dos níveis de asparagina reduza consequentemente a propagação do cancro da mama, não ficou provado que tal evite o aparecimento de tumores.

Greg Hannon alerta para o facto de o estudo não estar completamente concluído e, por isso, aconselha uma dieta variada e saudável, com enfoque em frutas, vegetais e legumes, em vez de colocar já os espargos na beira do prato.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …