Projetos de centenas de milhões de euros para centrais solares em Portugal em risco

Pixabay

Há uns meses, a energia solar era uma das mais promissoras, mas tudo mudou com a chegada da pandemia de Covid-19. De norte a sul do país, projetos de centenas de milhões de euros para grandes centrais fotovoltaicas estão agora ameaçados.

Pedro Amaral Jorge, presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren) adiantou ao semanário Expresso que, para projetos já licenciados, “poderá haver adiamento por rotura das cadeias de fornecimento de equipamentos e construção de centrais solares”. Miguel Barreto, fundador da Gesto Energia e promotor de projetos fotovoltaicos, também admite que “possa haver constrangimentos”, ainda que não tenha tido conhecimento de casos concretos.

Um outro gestor do setor, ouvido pelo matutino, foi ainda mais longe, garantindo que “a crise económica vai impactar muitíssimo os projetos das empresas menos sólidas e menos bem preparadas”.

“Acredito que muitos players adiem os projetos. Se antes da Covid-19 havia dificuldade em arrancar com alguns projetos (especialmente do leilão solar de julho de 2019), agora a situação será ainda mais difícil”, disse, adiantando que “há três grandes players do setor que já não pagam os salários na Europa por causa da crise da Covid-19”.

A verdade é que a pandemia de Covid-19 está a provocar quedas bolsistas históricas e  é possível que muitos investimentos fiquem em suspenso, nomeadamente neste setor.

Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, disse ao Expresso que, neste momento, “não se sabe se há painéis (solares), quando e a que preço“. “Os bancos e seguradoras estão no casulo, os fundos preocupados e os agentes económicos em baixo.”

Já Pedro Norton, presidente executivo da Finerge, mantém o seu interesse no próximo leilão: “Pelo nosso lado mantemos para já a intenção de participar. Admito que existam players a repensar, mas não tenho conhecimento direto disso.”

De acordo com o semanário, os próximos meses ajudarão a perceber de forma mais concreta como a crise provocada pela pandemia de Covid-19 irá afetar aquele que é um dos eixos centrais da política de descarbonização em curso em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem, menos umas quantas ppp a sugar recursos. Isto era boa altura para em estado de emergencia acabar com essa merda de contratos ppp todos. Usar esse dinherio diretamente para equipar o sns.

  2. Os chinocas são aos biliões e fabricam tudo depressa e barato! Com a globalização a Europa passou para segundo plano!.

  3. Setores importantes serão impactados por essa crise. Não se sabe quando as empresas vão recuperar sua produção e a queda temporária de produção vai reduzir o consumo de energia.
    Investimentos que levam mais tempo para gerar receita têm sua taxa de ROI prejudicada e podem ficar inviáveis. Vamos observar o futuro.

RESPONDER

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …