Italianos querem prender pais que imponham dieta vegan aos filhos

Um projeto de lei, em discussão no Parlamento italiano, defende condenar à prisão pais que imponham uma dieta vegan aos filhos.

A proposta retrata que a dieta vegan “é desprovida de elementos essenciais para a saúde e para o crescimento equilibrado das crianças”, de acordo com a BBC.

Segundo o projeto de lei, os pais que não cumpram as regras definidas devem ser condenados a 12 meses de prisão, que podem chegar a quatro anos caso a criança sofra de doença ou lesão permanente e a seis anos em caso de morte.

A medida foi apresentada pelo partido de centro direita Forza Italia, depois de, no mês passado, a polícia italiana ter retirado um bebé de 14 meses aos pais, que eram vegans, o que causou uma elevada desnutrição à criança e um nível de cálcio muito baixo.

Na alimentação vegan, o objetivo é não consumir produtos de origem animal.

Na introdução do projeto de lei, a deputada Elvira Savino critica a propagação da ideia de que as dietas vegan e vegetarianas trazem “benefícios significativos à saúde”.

“Não há objeção se a pessoa que faz essa escolha é um adulto informado. O problema surge quando há crianças envolvidas. A dieta vegan é, de fato, deficiente em zinco, ferro, vitamina D, vitamina B12 e ómega 3”, afirma.

A Sociedade Vegetariana Brasileira argumenta que “quando a dieta é seguida no longo prazo, reduzimos as taxas de mortalidade de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade, fatores que colocam a qualidade e expectativa de vida em risco”.

Enquanto o projeto de lei não é votado em Plenário, algo que deverá acontecer este ano, estão também em discussão três projetos rivais que propõem tornar as opções vegans e vegetarianas mais comuns nas cantinas italianas.

BZR, ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que coisa mais imbecil, mais sem nexo… As pessoas que criticam a dieta vegana só o fazem porque não se conseguem livrar do sentimento de culpa de torturarem e matarem animais para satisfazer a gula pessoal, e agarram-se a todos os pretextos/desculpas possíveis e imaginários para continuarem a consumir animais mortos e ao mesmo tempo dormirem de noite. O que dizer da negligencia de um pai de uma criança obesa? O que dizer de um pai que permite uma criança consumir quantidades de proteína animal muito acima do recomendável e dessa forma contribuir para o seu sub-desenvolvimento por défice de vitaminas exclusivas das verduras, frutas e cereais? O que está em causa aqui não é a dieta Vegana, é a irresponsabilidade dos pais, a dieta vegana está cientificamente comprovada que não apresenta riscos para a saúde (antes pelo contrário) nem para o desenvolvimento natural das crianças desde que devidamente equilibrada e acompanhada, e agora eu pergunto e a TODAS as outras dietas não se aplica o mesmo? Uma dieta a base de proteína animal não deve ser bem acompanha e equilibrada com outros vegetais e cereais?

  2. Fico estupefacto com a ignorância destes políticos querendo impôr a sua ignorância à população. Um exemplo de irresponsabilidade por parte de uma familia não torna a dieta perigosa. O meu filho é vegetariano de nascença e é mais forte e maior do que outros que se alimentam com as dietas tradicionais. É mais saudável e menos suscetível de contrair doenças. Qualquer dieta requer responsabilidade, sendo que o senso comum parece o mais certo mas não é.

  3. Eu cá durmo perfeitamente depois de comer um belo de um cabrito assado no forno! Cambada de gente louca varrida estes vegans ou lá o q é essa merdice.

  4. A carne é libidinosa, proibida pela igreja desde a idade média. Agora, os Adventistas (que não querem a masturbação) fizeram uma releitura, puxando para saúde do Planeta.

RESPONDER

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …

Do confinamento alargado aos limites nos despedimentos. O que pode mudar com o "novo" estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Chefe do principal hospital russo responsável por tratar Covid-19 infetado depois de apertar mão a Putin

O chefe do principal hospital de tratamento ao coronavírus de Moscovo, que se reuniu com o Presidente Vladimir Putin há uma semana, divulgou na terça-feira que testou positivo à doença, depois de o Kremlin anunciar …

Contribuintes devem estar “tranquilos” sobre reembolso do IRS

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse que até meio da manhã já foram entregues mais de 270 mil declarações de IRS e afirmou que os portugueses podem “estar tranquilos” relativamente ao reembolso. “Estamos em …

Torneiro de Wimbledon cancelado. É a primeira vez desde a II Guerra Mundial

O torneio de ténis de Wimbledon, o mais antigo ‘Grand Slam' do mundo, foi cancelado pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, devido à pandemia de covid-19, anunciou o All England Club, entidade organizadora …