Italianos querem prender pais que imponham dieta vegan aos filhos

Um projeto de lei, em discussão no Parlamento italiano, defende condenar à prisão pais que imponham uma dieta vegan aos filhos.

A proposta retrata que a dieta vegan “é desprovida de elementos essenciais para a saúde e para o crescimento equilibrado das crianças”, de acordo com a BBC.

Segundo o projeto de lei, os pais que não cumpram as regras definidas devem ser condenados a 12 meses de prisão, que podem chegar a quatro anos caso a criança sofra de doença ou lesão permanente e a seis anos em caso de morte.

A medida foi apresentada pelo partido de centro direita Forza Italia, depois de, no mês passado, a polícia italiana ter retirado um bebé de 14 meses aos pais, que eram vegans, o que causou uma elevada desnutrição à criança e um nível de cálcio muito baixo.

Na alimentação vegan, o objetivo é não consumir produtos de origem animal.

Na introdução do projeto de lei, a deputada Elvira Savino critica a propagação da ideia de que as dietas vegan e vegetarianas trazem “benefícios significativos à saúde”.

“Não há objeção se a pessoa que faz essa escolha é um adulto informado. O problema surge quando há crianças envolvidas. A dieta vegan é, de fato, deficiente em zinco, ferro, vitamina D, vitamina B12 e ómega 3”, afirma.

A Sociedade Vegetariana Brasileira argumenta que “quando a dieta é seguida no longo prazo, reduzimos as taxas de mortalidade de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade, fatores que colocam a qualidade e expectativa de vida em risco”.

Enquanto o projeto de lei não é votado em Plenário, algo que deverá acontecer este ano, estão também em discussão três projetos rivais que propõem tornar as opções vegans e vegetarianas mais comuns nas cantinas italianas.

BZR, ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que coisa mais imbecil, mais sem nexo… As pessoas que criticam a dieta vegana só o fazem porque não se conseguem livrar do sentimento de culpa de torturarem e matarem animais para satisfazer a gula pessoal, e agarram-se a todos os pretextos/desculpas possíveis e imaginários para continuarem a consumir animais mortos e ao mesmo tempo dormirem de noite. O que dizer da negligencia de um pai de uma criança obesa? O que dizer de um pai que permite uma criança consumir quantidades de proteína animal muito acima do recomendável e dessa forma contribuir para o seu sub-desenvolvimento por défice de vitaminas exclusivas das verduras, frutas e cereais? O que está em causa aqui não é a dieta Vegana, é a irresponsabilidade dos pais, a dieta vegana está cientificamente comprovada que não apresenta riscos para a saúde (antes pelo contrário) nem para o desenvolvimento natural das crianças desde que devidamente equilibrada e acompanhada, e agora eu pergunto e a TODAS as outras dietas não se aplica o mesmo? Uma dieta a base de proteína animal não deve ser bem acompanha e equilibrada com outros vegetais e cereais?

  2. Fico estupefacto com a ignorância destes políticos querendo impôr a sua ignorância à população. Um exemplo de irresponsabilidade por parte de uma familia não torna a dieta perigosa. O meu filho é vegetariano de nascença e é mais forte e maior do que outros que se alimentam com as dietas tradicionais. É mais saudável e menos suscetível de contrair doenças. Qualquer dieta requer responsabilidade, sendo que o senso comum parece o mais certo mas não é.

  3. Eu cá durmo perfeitamente depois de comer um belo de um cabrito assado no forno! Cambada de gente louca varrida estes vegans ou lá o q é essa merdice.

  4. A carne é libidinosa, proibida pela igreja desde a idade média. Agora, os Adventistas (que não querem a masturbação) fizeram uma releitura, puxando para saúde do Planeta.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …