Italianos querem prender pais que imponham dieta vegan aos filhos

Um projeto de lei, em discussão no Parlamento italiano, defende condenar à prisão pais que imponham uma dieta vegan aos filhos.

A proposta retrata que a dieta vegan “é desprovida de elementos essenciais para a saúde e para o crescimento equilibrado das crianças”, de acordo com a BBC.

Segundo o projeto de lei, os pais que não cumpram as regras definidas devem ser condenados a 12 meses de prisão, que podem chegar a quatro anos caso a criança sofra de doença ou lesão permanente e a seis anos em caso de morte.

A medida foi apresentada pelo partido de centro direita Forza Italia, depois de, no mês passado, a polícia italiana ter retirado um bebé de 14 meses aos pais, que eram vegans, o que causou uma elevada desnutrição à criança e um nível de cálcio muito baixo.

Na alimentação vegan, o objetivo é não consumir produtos de origem animal.

Na introdução do projeto de lei, a deputada Elvira Savino critica a propagação da ideia de que as dietas vegan e vegetarianas trazem “benefícios significativos à saúde”.

“Não há objeção se a pessoa que faz essa escolha é um adulto informado. O problema surge quando há crianças envolvidas. A dieta vegan é, de fato, deficiente em zinco, ferro, vitamina D, vitamina B12 e ómega 3”, afirma.

A Sociedade Vegetariana Brasileira argumenta que “quando a dieta é seguida no longo prazo, reduzimos as taxas de mortalidade de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade, fatores que colocam a qualidade e expectativa de vida em risco”.

Enquanto o projeto de lei não é votado em Plenário, algo que deverá acontecer este ano, estão também em discussão três projetos rivais que propõem tornar as opções vegans e vegetarianas mais comuns nas cantinas italianas.

BZR, ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que coisa mais imbecil, mais sem nexo… As pessoas que criticam a dieta vegana só o fazem porque não se conseguem livrar do sentimento de culpa de torturarem e matarem animais para satisfazer a gula pessoal, e agarram-se a todos os pretextos/desculpas possíveis e imaginários para continuarem a consumir animais mortos e ao mesmo tempo dormirem de noite. O que dizer da negligencia de um pai de uma criança obesa? O que dizer de um pai que permite uma criança consumir quantidades de proteína animal muito acima do recomendável e dessa forma contribuir para o seu sub-desenvolvimento por défice de vitaminas exclusivas das verduras, frutas e cereais? O que está em causa aqui não é a dieta Vegana, é a irresponsabilidade dos pais, a dieta vegana está cientificamente comprovada que não apresenta riscos para a saúde (antes pelo contrário) nem para o desenvolvimento natural das crianças desde que devidamente equilibrada e acompanhada, e agora eu pergunto e a TODAS as outras dietas não se aplica o mesmo? Uma dieta a base de proteína animal não deve ser bem acompanha e equilibrada com outros vegetais e cereais?

  2. Fico estupefacto com a ignorância destes políticos querendo impôr a sua ignorância à população. Um exemplo de irresponsabilidade por parte de uma familia não torna a dieta perigosa. O meu filho é vegetariano de nascença e é mais forte e maior do que outros que se alimentam com as dietas tradicionais. É mais saudável e menos suscetível de contrair doenças. Qualquer dieta requer responsabilidade, sendo que o senso comum parece o mais certo mas não é.

  3. Eu cá durmo perfeitamente depois de comer um belo de um cabrito assado no forno! Cambada de gente louca varrida estes vegans ou lá o q é essa merdice.

  4. A carne é libidinosa, proibida pela igreja desde a idade média. Agora, os Adventistas (que não querem a masturbação) fizeram uma releitura, puxando para saúde do Planeta.

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …