/

“O vício do meu filho começou aos 10 anos!”: proibição total de telemóveis até aos 16?

1

Petição em Espanha quer o fim dos dispositivos na maioria dos menores. Reino Unido proíbe nas escolas, Portugal não tem medida nacional.

70% das crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, têm um telemóvel próprio em Espanha. O primeiro contacto com a internet costuma acontecer aos 7 anos.

Por isso, há uma petição com mais de 76 mil assinaturas que apela à proibição total de telemóveis para menores de 16 anos.

“Sim, isto é proibir numa democracia. Não tenho nenhuma vergonha em defender isso”, disse Ángela Sánchez-Pérez, citada no jornal El País.

Ángela é uma das professoras responsáveis pela petição, e que nesta terça-feira se reuniram com deputados de cinco partidos, para falarem sobre esta proposta.

Estas – e outras – responsáveis, entre professoras, país, educadoras, estão preocupadas com os crescentes problemas de saúde mental, de bullying entre pares e com os conteúdos impróprios para a idade; todos relacionados com o uso precoce do telemóvel.

A docente deixou um exemplo de uma das suas turmas do 6.º ano: quando um aluno lhe mostrou um vídeo que exibia a amputação de duas pernas a um cão, e que mostrava como o cão passava a andar só com as outras duas patas.

“O aluno disse-me, a sorrir, que aquilo sim, era manter o equilíbrio. Eu quase fiquei enjoada ao ver aquilo mas ele, tal como muitos outros da sua idade, já se habituou… E depois ficamos surpreendidos com agressões de filhos aos pais ou com violações em grupo“, avisou.

Marta Bentura deixou o seu testemunho: o vício do seu filho com os ecrãs começou aos 10 anos, quando lhe deram um iPad… na escola. “Foi um antes e um depois (no mau sentido”. Hoje o filho tem 13 anos e é o único da turma que não tem um telemóvel.

A petição precisava de 500 mil assinaturas para ser registada como Iniciativa Legislativa Popular. E, reforça-se, a ideia é proibir que qualquer jovem com menos de 16 anos tenha telemóvel; seja na escola, ou fora.

Reino Unido e Portugal

No Reino Unido, os telemóveis para alunos serão proibidos em todas as escolas. O anúncio foi dado nesta segunda-feira.

Cada escola terá a liberdade de escolher como implementar a medida: ou os telemóveis nunca saem de casa, ou são utilizados na escola em algumas excepções, ou podem ser “confiscados” à chegada à escola, ou guardados em armários.

O jornal Público lembra que não há uma medida nacional (nem deve haver) sobre este assunto em Portugal.

Responsáveis por escolas concordam com o estabelecimento de regras mas cada escola tem o seu contexto e deverá ser autónoma nesta matéria.

ZAP //

1 Comment

  1. Importante divulgar números sobre os casos já reportados de dependência digital, bem como as consequências dos problemas causados pela pressão das redes sociais, das falsas aparências criadas e alimentadas por influenciadores digitais e pelo ciberbullying! Como professor, sou a favor da proibição dos telemóveis nas escolas, salvo exceções bem definidas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.