Proibido gritar nos Jogos Olímpicos

Kimimasa Mayama / EPA

Tóquio 2020, medalhas dos Jogos Olímpicos no Japão

Organização do evento já conversou com as autoridades japonesas e quer possibilitar a presença de pessoas nas bancadas, mas só o fará se tiver certezas de haver segurança.

Decorreu nesta quinta-feira a quinta reunião do painel de coordenação de medidas para evitar a propagação do coronavírus, na próxima (e eventual) realização dos Jogos Olímpicos, em Tóquio. Poderá haver limites nas entradas nos recintos e no próprio comportamento dos adeptos.

Os organizadores do evento querem ter público mas só se estiverem certos de que haverá segurança para todos: “Queremos estar seguros quando oferecermos a oportunidade da existência de espectadores nas bancadas, incluindo visitantes estrangeiros”, comentou Toshiro Muto, diretor executivo da prova, em conferência de imprensa.

Os requisitos oficiais para a presença de adeptos, acrescentou Toshiro Muto, só vão ser definidos na primavera do próximo ano. Nessa altura, vai ser reavaliada a evolução da pandemia e vão ser novamente discutidas as restrições aplicadas aos cidadãos estrangeiros que querem visitar o Japão.

Para já, no que diz respeito à presença de pessoas nas bancadas em eventos desportivos no Japão, as autoridades locais permitem a ocupação de metade dos recintos. Em alguns casos foi permitida uma lotação de 80% das bancadas, em jogos-teste. No entanto, lembrou o diretor dos Jogos Olímpicos, a incerteza continua a reinar e, por isso, “é impossível dizer hoje” quantos adeptos vão assistir ao vivo aos Jogos Olímpicos.

Como já havia sido noticiado, os adeptos provenientes de outros países não deverão ficar sujeitos a um período de isolamento de 14 dias. Haverá, contudo, controlo apertado do estado de saúde desses adeptos, com testes a todos os visitantes e com controlo frequente da sua temperatura corporal e de possíveis contágios. E será sempre considerada a situação da pandemia no país de origem de cada adepto.

Dentro dos recintos olímpicos também deverá haver regras inéditas: a máscara será obrigatória, as condições de saúde vão ser controladas à entrada, e os adeptos vão receber a indicação de não gritarem e de não falarem em voz alta, nas bancadas. Todas estas regras ainda vão ser reavaliadas mas quem não cumprir as regras locais deverá ser expulso do recinto.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …