Dois programas anti-plágio atestam originalidade da tese de Sánchez

Party of European Socialists / Flickr

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O Governo espanhol assegurou, esta sexta-feira, que a tese de doutoramento do primeiro-ministro passou nas análises anti-plágio feitas em dois portais especializados na deteção deste tipo de anomalias.

O Executivo de Madrid publicou os resultados de dois softwares que assegura estarem entre os mais reconhecidos para detetar a possibilidade de plágio de um texto tanto a nível nacional como internacional: o Turnitin, utilizado na Universidade de Oxford (uma das mais importantes instituições de ensino do Reino Unido), e o PlagScan, que é uma referência na Europa.

A divulgação destes resultados antecedeu a publicação na Internet durante o dia de hoje do texto integral da tese de doutoramento de Pedro Sánchez.

O primeiro-ministro decidiu, na quinta-feira, dar esse passo para dissipar as dúvidas sobre a originalidade do seu trabalho levantadas pela oposição e por vários órgãos de comunicação social.

O Governo espanhol sublinha que as análises feitas “determinam que o conteúdo da tese é original, superando amplamente os estudos de coincidência” feitos.

Sánchez tinha negado veementemente que tenha plagiado a sua tese de doutoramento, garantindo que eram “rotundamente falsas” as dúvidas lançadas pelo líder político de um partido da oposição que depois foram desenvolvidas pela imprensa.

O presidente do Cidadãos (direita liberal), Albert Rivera, tinha solicitado na quarta-feira, num debate no Parlamento espanhol, que Sánchez tornasse pública o seu trabalho de fim de curso, para acabar “com as suspeitas”, considerando que há “dúvidas razoáveis” sobre a publicação da sua tese.

Em seguida, o ABC (um jornal identificado com os valores de centro-direita) publicou na quinta-feira que o primeiro-ministro espanhol “copiou na sua tese artigos publicados por professores da Universidade de Cádis e da [Universidade] Carlos III anos antes”.

O jornal acrescentava que a tese apresentada em 2012, sobre a diplomacia económica do governo do ex-primeiro-ministro José Luís Zapatero, era até agora “zelosamente guardada”, tendo Sánchez “durante anos” recusado mostrá-la publicamente.

Até agora, o trabalho de Sánchez, que tem 342 páginas e está na biblioteca da Universidade Camilo José Cela, na localidade de Villanueva de la Cañada, arredores de Madrid, apenas podia ser consultado, depois de preenchido um formulário, não sendo autorizadas a realização de cópias.

Alguns analistas defendem que toda esta onda de fraude e plágios em trabalhos académicos (incluindo o que levou à demissão da ministra da Saúde esta semana) estão a minar a credibilidade do Governo espanhol. Aliás, há quem adiante mesmo que há risco de eleições antecipadas se as suspeitas não se dissiparem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …