Relatório do Fórum Económico Mundial analisa o futuro dos empregos. Uma em cada quatro profissões deve mudar em breve.
O mundo laboral está em mudança constante. Mas há fases diferentes, como em tudo.
Com a tecnologia, e mais recentemente com a Inteligência Artificial, a mudança tem sido maior e prevê-se que seja maior ao longo dos próximos anos.
Um relatório do Fórum Económico Mundial centrou-se precisamente no futuro das profissões.
A CNN indica que cerca de 23% dos empregos devem mudar nos próximos cinco anos.
Até 2028, há 69 milhões de vagas que podem ser criadas – mas 83 milhões de empregos correm o risco de desaparecer.
A Inteligência Artificial, nomeadamente o ChatGPT, aparece pela primeira vez em relatórios anuais.
Há muitos profissionais preocupados – jornalistas, por exemplo – com a possibilidade de ficarem sem o emprego por causa do modelo de linguagem.
Por outro lado, quem estiver ligado a este sector antevê um futuro próximo mais brilhante.
O relatório apresenta uma lista de “empregos do futuro”. E o emprego mais promissor, aquele que deve crescer mais ao longo dos próximos cinco anos, é precisamente o especialista em inteligência artificial (IA) e machine learning.
É que, até 2028, 75% das 803 empresas devem adoptar a inteligência artificial nos seus negócios. E metade espera que a IA crie mais empregos, enquanto apenas 25% prevêem menos postos de trabalho.
Na mesma lista seguem-se os especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. Em todas estas áreas, o maior crescimento absoluto deverá surgir na educação, na agricultura e no comércio digital.
Voltando ao mundo tecnológico, há alguns ramos que devem crescer mais nos próximos cinco anos: plataformas e aplicações digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho, big data, computação em nuvem e recursos de IA.
O sector que deve criar mais empregos ao longo dos próximos anos é o comércio digital: mais 2 milhões de postos.
Claro que nunca houve tanto portugueses xo. 2 empregos, xom o salário mínimo vergonhoso que tem em Portugal só trabalbando em 2 empregos para poder se manter. Bamco fecharam mais de 1000 agencias e 740 mil portugueses nao podem levantar o dinheiro. Por isso que quando eu tiver muito dinheiro vou ter um cofre em casa ai posso levantar a hora que quiser. Portugal na minha opinião é um País falido. E ainda é cobrado um juros de 23% absurdo isso, deveria ser 2.3%
O emprego mais promissor para os próximos 5 anos é ser filiado no PS.
«…não há dinheiro, não há dinheiro / andamos nesta conversa o ano inteiro / é cada um que se amanhe / não há dinheiro…»
Sem dúvida. E sem concorrência da IA.
Não há dinheiro, mas os restaurantes, as esplanadas e os shopping’s estão sempre a abarrotar, as agências de viagem não têm mãos a medir, os concertos estão sempre esgotados….sim, depois, não há dinheiro para o supermercado, nem para a prestação da casa. Este é o retrato do português de hoje…