/

Professores em protesto em França dão 20 a todos os alunos

Alegri / Wikimedia

Como forma de protesto, professores franceses estão a atribuir a nota máxima a todos os alunos nos sistemas informáticos. Nas salas de aula, contudo, as avaliações correspondem às verdadeiras, sendo apontadas nos trabalhos e testes.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a ideia do protesto passa por “bloquear o sistema”, uma vez que alunos e professores estão contra as mudanças nos exames nacionais que dão acesso ao Ensino Superior.

“O sistema educativo francês depende totalmente das notas, por isso talvez isto funcione se todos tivermos 20 valores. Algo terá que ser feito”, explicava um aluno em declarações ao diário britânico. “Com este protesto podemos mesmo conseguir bloquear o sistema”, acrescentou uma professora da mesma instituição de ensino.

Segundo a mesma fonte, são sobretudo os professores nas escolas de Paris e no oeste de França que se têm juntado ao protesto.

As alterações aos exames fazem parte de um “pacote” de reforma do sistema de ensino levado a cabo pelo Presidente Emmanuel Macron. Já no próximo ano letivo, pretende o chefe de Estado francês, as escolas devem estar muito mais direcionados para a lógica das empresas. Os alunos passam por isso a fazer menos exames, sendo as provas adaptadas.

À semelhança do que acontece no sistema português, no final do Ensino Secundário, os alunos submetem-se a provas nacionais que lhes permitem aceder à universidade. O sistema francês é baseado numa estrutura que vigora quase há 200 anos.

As mudanças que Macron tenta agora aplicar foram já anteriormente tentadas por um Governo de extrema direita, mas foram travadas depois de várias manifestações. O presidente francês justifica a necessidade de mudança com o facto de o atual sistema estar a falhar na preparação dos jovens para a universidade e o mercado de trabalho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.