Professores pressionam governo com pedidos de pré-reforma em massa

*Bloco / Flickr

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) está a estudar um envio de pedidos de pré-reforma “em massa”, para “pressionar o Governo a criar um regime de aplicação da medida”.

A informação foi avançada ao Diário de Notícias pelo secretário-geral do sindicato, Mário Nogueira, e surge depois de os ministros das Finanças e da Segurança Social terem clarificado que o regime de pré-reforma para os funcionários públicos que entrou em vigor em fevereiro será aplicado “caso a caso” e não de forma generalizada.

A Fenprof está agora a tentar entender quantos dos 40 a 50 mil professores com mais de 55 anos que tem contabilizados — cerca de 40% da classe — estão interessados em avançar com um pedido de pré-reforma para avançar com os pedidos em massa, caso haja interessados suficientes.

“Até ao nível do erário público, não faz sentido obrigar todos a continuar nas escolas, porque têm mais problemas de saúde, mais baixas médicas e estão em escalões mais altos”, afirma Mário Nogueira ao DN.

O decreto-lei publicado a 5 de fevereiro prevê que os funcionários públicos com mais de 55 anos possam aceder à pré-reforma “por acordo entre o empregador público e o trabalhador”, passando a receber entre 25% a 100% da remuneração base. Qualquer pedido terá de ser autorizado pelos “membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da administração pública”, através do ministro da tutela respetiva.

Para o sindicato dos professores, não é claro como poderá ser aplicado o diploma no que diz respeito à área da educação. Dezenas de professores terão endereçado pedidos de informação aos sindicatos, com questões como a quem endereçar o pedido de pré-reforma.

“Temos recebido imensas perguntas sobre o regime da pré-reforma e o que percebemos é que, depois de se ter acendido uma luz para os professores mais velhos, ela se apagou depois das palavras do ministro das Finanças e do ministro da Segurança Social”, resume Nogueira.

Sobre as declarações de Centeno e Vieira da Silva, que sublinharam que o país “não se pode dar ao luxo de ter pessoas a sair do mercado de trabalho”, Nogueira diz que os professores ficaram “muito desiludidos”.

“Porque nos disseram várias vezes que o Governo não ia negociar um regime de pré-reforma para os professores, porque ia ser publicada uma lei geral para a administração pública. E agora o que nos vêm dizer é que a lei não é para aplicar, só em casos específicos”, resume o secretário-geral da Fenprof.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E para quando a reforma do Mário Nogueira? Obviamente enquanto sindicalista para finalmente ter mais tempo livre para poder lecionar. Algo que provavelmente já não fará há muito!

    • Também não é necessário desejar a morte do homem…
      Ele levou à máxima a ideia que mesmo um tolo com vento a favor faz andar o barco para a frente. E se soubesse um pouco do seu ofício até tinha orientado melhor as velas e desse modo a embarcação tinha andado com mais velocidade. Como nada percebe, não dispôs as velas corretamente, mas mesmo assim o barco ainda andou embora lentamente. Muito pouco face a todas as outras embarcações presentes na regata. Ficámos em terceiro lugar, a contar do fim. Os ventos eram bons e este nosso velejador pouco ou nada percebe de vela. Paciência.

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …