Professores avançam com greve de 15 dias contra amianto nas escolas

Paulo Novais / Lusa

O Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.) entregou um pré-aviso de greve a exigir a retirada de amianto das escolas, num protesto que durará 15 dias e abrange todas as escolas do país.

O protesto arranca esta quinta-feira apenas na escola básica de S. Domingos Jardo, mas será alargado a todo o país. “A greve começa amanhã [quinta-feira], apenas na escola básica de S. Domingos Jardo, mas depois é alargada a todo o país”, explicou à Lusa André Pestana, dirigente do Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.), adiantando que os pré-avisos de greve entregues ao Ministério da Educação terminam a 18 de outubro.

O motivo da greve prende-se com o facto de ainda existirem escolas com amianto. “Em setembro de 2016 o primeiro-ministro anunciou que esse problema seria erradicado até 2018 mas estamos em 2019 e continua a existir”, lamentou André Pestana.

De acordo com o S.TO.P, há cerca de 100 escolas onde o amianto continua a ser um problema para alunos, professores, funcionários e até pessoas que vivem nas proximidades.

Muitos desses estabelecimentos foram alvo de intervenções para a retirada dessa substância, considerada cancerígena, mas o trabalho de remoção foi mal feito, segundo o porta-voz do mais jovem sindicato de professores.

O S.TO.P. exige a retirada do amianto das escolas, lembrando que “põe em perigo diariamente milhares de crianças, encarregados de educação e profissionais de educação”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os professores querem ser mais papistas que o Papa o amianto não foi posto nas escolas e em mais edifícios durante anos agora não vai ser nem num nem em 2 ou 3 anos que se consegue tirar todo ele em todas as escolas e edifícios, os senhores professores que tanto se queixam que ganham mal mas tudo lhes serve para fazer greve, perguntar não ofende, e se quem for governo depois do dia 6 de Outubro for o PPD/CDS a greve continua? Ou o amianto desaparece por um qualquer milagre e então já não e preciso fazer greve? É caso para dizer volta PPD/CDS para os professores, enfermeiros e funcionários públicos ficarem caladinhos que nem ratos.

  2. Pelo que li e sei, está em causa a saúde das crianças e adultos que trabalham ou estudam nesses locais. Não é uma questão ideológica.

  3. É incrível e triste como os professores são desrespeitados. (Devido os comentários).
    Não importa se é a direita ou a esquerda do Atlântico, países de língua portuguesa não têm consideração pelos profissionais do magistério. Maldita herança!
    Não há profissão mais importante socialmente do que a do professor.
    Força professores de Portugal.

RESPONDER

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …