//

Professora há 19 anos deixa ensino para se dedicar aos lenços dos namorados

Cláudia Monteiro / Flickr

Lenço dos namorados típico do Minho

Lenço dos namorados típico do Minho

Uma professora de Educação Visual e Tecnológica (EVT) apresentou hoje, em Vila Verde, a sua primeira linha de acessórios de moda inspirados nos lenços de namorados e já admite deixar o ensino para se dedicar a tempo inteiro ao artesanato.

“Para já, não, mas, dependendo da forma como as coisas evoluírem, quem sabe um dia posso abandonar o ensino e dedicar-me a isto do artesanato a tempo inteiro? Confesso que esse é um desejo que acalento”, refere Marta Chambel.

Professora há 19 anos, Marta confessa-se “um bocadinho desiludida” com o rumo que o ensino tem tido nos últimos tempos, apesar de, como ressalva, gostar muito do que faz.

Mora há 12 anos em Vila Verde, o berço dos lenços de namorados, e foi inspirada neles que começou a bordar peças para consumo próprio, como t-shirts, sacolas, gorros e cachecóis.

A fama da bordadeira começou a espalhar-se e as encomendas de amigos e conhecidos foram surgindo, cada vez com mais frequência.

Há três anos, Marta Chambel ganhou o 1º concurso de acessórios de moda organizado em Vila Verde, com um conjunto de cachecol e gorro, e no ano seguinte ficou em segundo lugar com guarda-chuva ornamentado com motivos em relevo, como se fosse uma reinterpretação contemporânea dos lenços de namorados.

Em 2013, integrou o júri do 3º concurso de acessórios de moda e este ano lançou-se num projecto comercial, tendo hoje mesmo apresentado os seus produtos, com a marca “Namorar Portugal“.

Agora, vai tratar da papelada para se tornar empresária “a sério”, mas pelo menos no imediato vai manter-se no ensino, dedicando-se ao artesanato apenas nos tempos livres.

“Para já, não posso arriscar abandonar a docência, mas no futuro logo se verá”, referiu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.