Uma caixa, muito dinheiro e um doador anónimo. Professor recebe 160 mil euros para ajudar alunos

Quando Vinod Menon, um professor de Física do The City College of New York, abriu a caixa que recebeu, nem queria acreditar no que lhe estava a acontecer. Dentro do pacote havia muito dinheiro e uma carta de um doador secreto, que pedia que a quantia fosse dada aos alunos que não têm condições para pagar os estudos naquela universidade.

Entre as notas de 50 e 100$, que totalizavam um montante de 180 mil dólares (quase 160 mil euros), havia uma carta não assinada, que explicava que o dinheiro era uma doação destinada a ajudar os estudantes carenciados de Física e de Matemática do The City College of New York.

“Partindo do princípio de que estás um pouco curioso quanto à razão pela qual estou a fazer isto, a razão é simples”, lê-se na missiva, citada pelo The New York Times.

O doador explica que aproveitou “há muito tempo” a “excelente oportunidade educacional” de frequentar tanto o Stuyvesant High School como de obter um bacharelato e um mestrado em Física no City College, o que ajudou a ter “uma carreira científica longa, produtiva e imensamente gratificante”.

A carta não estava assinada e o nome do remetente, Kyle Paisley, não consta nos registos da instituição de ensino.

A caixa com dinheiro, que pesava mais de dois quilogramas, custou cerca de 90 dólares (80 euros) para enviar por correio prioritário a partir do condado de Pensacola, no estado da Florida.

Segundo o diário norte-americano, a caixa deveria estar no gabinete do professor desde março, mas o docente lecionava remotamente desde essa altura.

Depois de a doação ter sido investigada, para verificar que não se tratava de dinheiro de origem criminosa, o uso da quantia foi aprovado, a 13 de dezembro, em conselho de administração. “Isto é absolutamente espantoso, 180 mil dólares em dinheiro numa caixa”, disse o presidente, William Thompson.

Menon disse ao NYT que o dinheiro terá um impacto muito importante para o departamento de Física e que será utilizado em bolsas de estudo – duas por ano, durante uma década.

ZAP //

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