Profecia de um astrólogo levou ao assédio (e morte) de uma mulher indiana

Num trágico acidente, uma profecia feita por um astrólogo no estado de Karnataka, no sul da Índia, resultou na morte de uma mulher.

Este mês, Ashwini, uma mulher indiana com 25 anos, suicidou-se depois de ter sido alegadamente assediada pelo seu marido e um familiar que acreditaram na profecia de um astrólogo que lhes disse que a jovem nunca conseguiria engravidar, conta o Vice.

De acordo com os relatos da polícia, Ashwini casou com Yuvraj em fevereiro deste ano. Quando a mulher não conseguiu engravidar após alguns meses de casamento, a família decidiu consultar um astrólogo. O marido foi detido após o suicídio de Ashwini.

Enquanto muitos consideram a astrologia apenas uma superstição, os praticantes afirmam que é uma ciência complexa baseada no posicionamento da Lua e de outros planetas e o seu impacto nos vários signos do zodíaco.

Milhões de indianos dependem da astrologia quando decidem marcar datas de eventos importantes, como casamentos, comprar propriedades, inaugurar escritórios e decidir o nome dos filhos.

As pessoas também têm astrólogos de família – semelhantes aos médicos de família – que as ajudam a entender porque é que estão a enfrentar problemas nos relacionamentos ou na carreira e qual seria a melhor época para investir no mercado de ações.

Em muitas partes do país, os astrólogos aconselham os seus clientes a usar “pedras preciosas” que lhes trarão sorte e manterão longe as forças do mal.

Estima-se que o mercado da astrologia na Índia valha 2,5 mil milhões de euros, sendo a astrologia online um dos negócios que mais rapidamente tem crescido a nível global.

Até os ativistas dos direitos dos animais atacarem, a Índia também tinha uma tradição de astrologia com papagaios – uma forma de leitura de tarô que usa periquitos treinados para tirar uma carta do baralho.

Esta não é a primeira vez que a fé cega das pessoas nas ciência ocultas acabou em tragédia. Em 2016, uma família indiana consultou um astrólogo para saber o sexo do feto. A família agrediu a grávida com ácido após o astrólogo ter dito que “seria uma menina” – ao contrário do filho homem que desejavam.

A pandemia viu um aumento na procura de astrólogos e leitores de tarô, uma vez que as pessoas afirmavam que isso os ajudava a lidar com a “ansiedade pandémica”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …